Chefes de equipe da F1 iniciam estudos para dificultar pilotagem dos carros nas próximas temporadas, diz revista

De acordo com a revista inglesa ‘Autosport’, os chefes de equipe da F1 iniciaram um estudo para avaliar formas de tornar os carros mais difíceis de pilotar para o próximo ano. O tema tem a ver com as discussões para a melhoria do espetáculo

Os chefes de equipe da F1 deram início a um estudo para analisar as formas de tornar os carros mais difíceis de pilotar nas próximas temporadas. Como parte das discussões em curso que visam melhorar o espetáculo, os times acreditam um dos pontos é a percepção do público de que os carros são fáceis de serem conduzidos. A ideia é reforçada pela contratação do jovem Max Verstappen, de apenas 16 anos, pela Toro Rosso para 2015. A informação é da revisa inglesa 'Autosport'.

Na sequência da recente reunião do Grupo de Estratégia, a FIA concordou em avaliar algumas mudanças no regulamento para permitir que os carros se tornem mais complicados de se guiar. O estudo, que terá a ajuda das equipes, deve ser concluído nos próximos meses. E é possível que algumas alterações sejam já aplicadas antes da temporada 2016.

Poucos botões tem o volante do Grosjean… (Foto: Beto Issa)

Entende-se que, entre as principais áreas para tornar os carros mais complicados, estão os níveis de aderência, a dimensão dos modelos e o desempenho aerodinâmico.

Recentemente, Daniel Ricciardo admitiu que, embora os carros tenham sistemas complexos, a F1 não é mais tão complicada como costumava ser em anos anteriores para os pilotos. "Fisicamente, não é um passeio no parque, mas é mais fácil do que há uns dois anos", disse o australiano.

"Se os carros se tornarem mais rápidos, então será mais difícil fisicamente. Mas o que não queremos é tornar os carros mais rápidos, como há dez anos, porque aí não conseguiríamos ficar tão próximos, por causa do ar sujo. Eu acho que agora não estamos tão ruins, mas provavelmente ainda há espaço para melhorias", acrescentou o piloto da Red Bull.

Tetracampeão, Alain Prost também entende que os atuais modelos da F1 são bem menos complicados. "Eu não sei o que vai acontecer com Max Verstappen, mas é verdade que ele foi capaz de pilotar o carro sem problemas. E isso era absolutamente impossível na minha época. Os carros eram muito mais difíceis", disse o francês em declaração à revista inglesa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.