Chuva dá trégua no fim, e Rosberg bate Vettel no segundo treino livre da F1 em Interlagos. Massa é 7º

Com as condições de pista melhorando, os pneus intermediários voltaram a desfilar em Interlagos. Nico Rosberg bateu Sebastian Vettel no fim e garantiu a melhor marca da sessão. Mark Webber completa o top-3

A cobertura completa do GP do Brasil de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 em Interlagos
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Desta vez, não deu para Sebastian Vettel. O tetracampeão bem que tentou, mas acabou batido por Nico Rosberg nos instantes finais do segundo treino livre desta sexta-feira (22). Mark Webber completa o top-3 na pista paulistana.

Assim como aconteceu mais cedo, o treino da F1 foi marcado pela presença da chuva. O clima, entretanto, piorou consideravelmente, forçando os pilotos a utilizarem os pneus de pista molhada na maior parte da sessão. 
Com melhora das condições, Rosberg aproveitou pneus intermediários para bater Vettel e liderar TL2 (Foto: Getty Images)
Nos 15 minutos finais, entretanto, a chuva deu um refresco e os compostos intermediários voltaram a desfilar. Vettel não tardou a assumiu o topo da tabela, mas viu Rosberg responder, baixar para 1min27s306 e garantir a liderança com 0s225 de margem.
Webber também conseguiu melhorar seus registros e fechou a tarde com sua melhor volta em 1min27s592, 0s286 atrás de Rosberg. Assim como tem acontecido ao longo do ano, o australiano voltou a reclamar de problemas no Kers da Red Bull. 
 
Ainda pegando a mão no carro da Lotus, Heikki Kovalainen garantiu a quarta colocação na tabela de tempos. O substituto de Kimi Räikkönen registrou 1min28s129 em seu melhor giro e foi 0s823 mais lento que o líder.
 
Lewis Hamilton encerra o dia em Interlagos com a quinta melhor marca. O britânico chegou a rodar na sessão, mas o susto não resultou em maiores consequências e o piloto seguiu na pista para registrar 1min28s147. Jean-Éric Vergne, que melhorou bem nos instantes finais, aparece na sequência.
 
Felipe Massa foi mais um dos que tardou a entrar na pista nesta tarde e completou apenas nove voltas. O brasileiro estabeleceu seu melhor tempo em 1min28s540 e ficou com a sétima colocação, 1s234 atrás do líder.
Vettel assistiu dos boxes a maior parte do segundo treino desta sexta (Foto: Red Bull/Mark Thompson/Getty Images)

Nico Hülkenberg aparece na sequência, com Romain Grosjean completando a lista dos dez melhores. Fernando Alonso também foi só deixou os boxes na parte final do treino e registrou a 11ª marca da sessão, 1s622 mais lento que Rosberg.

Assim como aconteceu com Alonso, Massa e Vettel, Jenson Button fez uma entrada tardia na pista, completando apenas seis giros. O britânico cravou 1min31s770 em seu melhor registro, ficando com a última posição da tabela, 4s464 atrás do líder.
 
Saiba como foi o segundo treino livre da F1 em Interlagos:
 
Depois de um treino marcado pela chuva na manhã desta sexta-feira (22), os pilotos e fãs da F1 torciam por pista seca na parte da tarde, mas as preces não foram atendidas por São Pedro. A chuva não só continuou, mas também ganhou em intensidade, deixando o asfalto de Interlagos completamente molhado. 
 
A temperatura ambiente seguia na casa dos 20°C, com a pista chegando aos 22°C. A umidade relativa do ar estava em 77% e os ventos eram de baixa velocidade.
 
Quando a luz verde apareceu no pit-lane paulista, nenhuma alma se arriscou a deixar os boxes, mas alguns instantes depois Max Chilton decidiu ir para a pista, calçando sua Marussia com pneus de pista molhada.
 
Na garagem da Ferrari, Felipe Massa ocupava o tempo posando para fotos com o pai, Titônio, e o irmão, Dudu, e também com os mecânicos. O fim de semana em São Paulo marca o fim de uma era para o brasileiro, que se despede da Ferrari para iniciar uma nova aventura com a Williams em 2014.
 
Falando em fim de uma era, o GP do Brasil também marca o adeus dos motores V8, que serão aposentados para dar vez aos V6 turbo na próxima temporada.
Hülkenberg ainda não mostrou toda sua força em Interlagos (Foto: Beto Issa/GP Brasil F1)
Chilton, único piloto a ter completado todas as provas da temporada 2013 da F1, chegou a abrir uma volta, mas abortou o giro e voltou para os boxes. Na garagem da Marussia, Max reportou ao time uma nada animadora condição de pista. 
 
Na sequência, Heikki Kovalainen, que assume a vaga do recém operado Kimi Räikkönen na Lotus, partiu para a pista. Depois das 31 voltas completadas nesta manhã, o finlandês quis voltar ao trabalho rapidamente para preparar o bólido preto e dourado para a prova deste fim de semana.
 
Apesar do estado ensopado da pista, Kovalainen anotou sua primeira marca: 1min31s658. Heikki baixou seu tempo na sequência, estabelecendo 1min30s537.
 
Pouco depois, Jules Bianchi decidiu acompanhar Kovalainen e partiu para a pista também usando os pneus azuis da Pirelli. Enquanto isso, Heikki avisava a Lotus sobre o aumento da chuva e dizia que começava a aquaplanar nas retas paulistanas. 
 
Bianchi registrou 1min34s858 em seu primeiro giro, 4s321 mais lento que Kovalainen. Com o asfalto bastante molhado, o francês nitidamente tinha dificuldades para manter o carro da Marussia alinhado. 
 
Cansado de ficar nos boxes, Mark Webber foi para a pista calçando sua Red Bull com os pneus de chuva. Não demorou, o companheiro de Sebastian Vettel registrou 1min29s088 e assumiu o comando da sessão. Giedo van der Garde também foi para a pista e subiu para a terceira colocação.
Ainda pegando a mão no carro da Lotus, Kovalainen fez o quarto tempo nesta tarde (Foto: Beto Issa/GP Brasil F1)
Líder da primeira sessão em Interlagos, Nico Rosberg partiu para a pista, também com os pneus identificados pela cor azul, e se instalou no topo da tabela ao registrar 1min28s873, 0s215 mais rápido que Webber.
 
Pouco depois foi a vez de Paul di Resta e Nico Hülkenberg deixaram os boxes. O piloto da Sauber assumiu a terceira colocação ao cravar 1min30s088, com o rival da Force India saltando para a quinta colocação.
 
Grosjean também foi para a pista e mesmo tendo escapado do traçado, conseguiu colocar a Lotus no terceiro posto, 0s622 atrás de Rosberg, que seguia no comando da sessão. 
 
Faltando pouco mais de 40 minutos para o fim do treino, Vettel, Alonso, Massa, Button, Pérez, Hamilton, Gutiérrez, Sutil, Maldonado e Vergne ainda não tinham registrado tempo. 
 
Ricciardo deixou os pits e voltou para os boxes na sequência ao ser chamado pelo time para mexer na asa dianteira. O australiano retornou para a pista e saltou para o quarto posto, 0s989 atrás de Rosberg.
 
Cansado de ficar parado nos boxes, Pérez decidiu se arriscar no piso molhado do circuito de Interlagos e de cara se instalou no oitavo posto. Gutiérrez seguiu o conterrâneo e também começou a trabalhar.
 
Entrando no último terço da sessão, Rosberg seguia na liderança, com sua melhor marca em 1min28s873. Webber aparecia em segundo, 0s215 atrás. Grosjean tinha a terceira marca, à frente de Ricciardo, Hülkenberg, Kovalainen, Di Resta, Pérez, Bottas, Van der Garde, Pic, Bianchi e Chilton. 
 
Na Ferrari, Alonso e Massa seguiam esperando uma melhora nas condições de pista. Vettel tinha a mesma linha, assim como Button e Hamilton.
 
Sem trégua da chuva, o treino continuava bastante morno, com apenas Hülkenberg completando mais de dez giros nesta tarde. Rosberg, por sua vez, tinha feito apenas três giros no segundo treino do dia.
 
Sem nenhuma indicação de que a chuva recuaria, a Ferrari começou a se preparar para mandar Massa e Alonso para a pista. Neste ponto, o asfalto tinha 23°C de temperatura, com a umidade relativa do ar na casa dos 77%.
 
Ainda com pneus de chuva, Gutiérrez registrou uma ótima primeira parcial e assumiu o sexto posto, 0s183 atrás de seu companheiro de Sauber.
 
Faltando pouco mais de 20 minutos para o encerramento da sessão, Alonso apostou na melhora do asfalto e foi para a pista calçando a Ferrari com os pneus intermediários, assumindo o décimo posto da tabela, virando 2s311 mais lento que Rosberg.
Alonso fez apenas o 11º tempo na tarde desta sexta-feira (Foto: Getty Images)
Enquanto Fernando abria seu segundo giro, Felipe Massa também vinha para a pista com os pneus identificados pela cor verde. O brasileiro assumiu o 11º posto, 2s356 mais lento que o líder.
 
Em seu segundo giro, apesar de algumas escorregadas no piso molhado, Alonso cravou 1min29s410 e passou a ocupar a terceira colocação, 0s537 atrás do líder. Na passagem seguinte, Massa baixou sua marca, mas não o bastante para modificar sua posição na folha de tempos.
 
Restando 15 minutos para o encerramento do segundo treino livre desta sexta, apenas Vettel, Button, Hamilton, Sutil e Vergne não tinham cravado voltas rápidas.
 
Webber também calçou sua Red Bull com a borracha intermediária, assim como Vettel, que, enfim, deixou os boxes. Com o primeiro setor de Interlagos mais seco, Sebastian logo fez o melhor registro na primeira parcial, mas perdeu um pouco de tempo na sequência. O tetracampeão registrou 1min29s800 e assumiu a quinta posição. 0s927 atrás do líder.
 
Seguindo a tradição da temporada, Webber relatou que seu Kers não estava funcionando. O piloto seguia na segunda colocação, 0s215 atrás do líder.
 
Já nos minutos finais, Button e Hamilton também saíram para a pista. Enquanto isso, Vettel registrava 1min28s939 e se instalava em segundo, 0s066 mais lento que Rosberg.
 
Também com intermediários, Hamilton deu aquela errada na subida do lago e rodou bonito em Interlagos. Apesar do susto, a escapada do britânico não teve maiores consequências e ele logo retornou para a pista.
 
Sumindo em meio ao spray, Vettel cravou 1min27s993 e assumiu o comando do exercício, abrindo 0s700 de margem para Rosberg. Hamilton também foi mais rápido e subiu para terceiro, 0s981 mais lento que o ponteiro.
 
Vergne também melhorou e assumiu o terceiro posto, mas foi superado por Rosberg pouco depois. Vettel registrou 1min27s531 em seu oitavo giro e abriu 0s298 de vantagem para Webber, que agora vinha em segundo. 
 
Nico reagiu, anotou 1min27s306 e tomou a ponta da tabela com 0s225 de diferença para Vettel, garantindo também a liderança do segundo treino livre para o GP do Brasil.
 

F1, GP do Brasil, Interlagos, treino livre 2:

1 Nico ROSBERG ALE Mercedes   1:27.306   12
2 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault   1:27.351 +0.045 10
3 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault   1:27.592 +0.286 18
4 Heikki KOVALAINEN FIN Lotus Renault   1:28.129 +0.823 13
5 Lewis HAMILTON ING Mercedes   1:28.147 +0.841 9
6 Jean-Éric VERGNE RUS Toro Rosso Ferrari   1:28.405 +1.099 11
7 Felipe MASSA BRA Ferrari   1:28.540 +1.234 9
8 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari   1:28.560 +1.254 20
9 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari   1:28.739 +1.433 20
10 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault   1:28.891 +1.585 12
11 Fernando ALONSO ESP Ferrari   1:28.928 +1.622 10
12 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari   1:29.049 +1.743 17
13 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes   1:29.174 +1.868 11
14 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault   1:29.717 +2.411 13
15 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes   1:29.783 +2.477 7
16 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault   1:30.425 +3.119 15
17 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes   1:30.748 +3.442 8
18 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth   1:31.061 +3.755 18
19 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault   1:31.118 +3.812 16
20 Charles PIC FRA Caterham Renault   1:31.165 +3.859 15
21 Max CHILTON ING Marussia Cosworth   1:31.211 +3.905 19
22 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes   1:31.770 +4.464 6
  TEMPO 107% TL1     1:33.417 +6.111  
               
REC Rubens BARRICHELLO BRA Ferrari F2004   1:09.822 23/10/2004  
MV Juan Pablo MONTOYA COL Williams BMW F26   1:11.473 24/10/2004  
               
  Condições do tempo   CHUVA   ar: 20-21ºC | pista: 22-24ºC
  Pneu intermediário   Pneu de chuva        

O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' os eventos que cercam e o GP do Brasil de F1 em Interlagos com os repórteres Flavio Gomes, Evelyn Guimarães e Felipe Giacomelli. Acompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.