Circuito da Catalunha abre portas para sediar GP da Espanha em agosto

O gerente-geral do Circuito da Catalunha, Joan Fonserè, afirmou que a organização do GP da Espanha está disponível para realizar o evento ainda que durante o verão europeu, algo improvável para anos normais

A data original para o GP da Espanha de Fórmula 1 de 2020 era o próximo dia 10 de maio, mas o anúncio do adiamento foi feita há cerca de um mês. Qual o futuro, então? Com a categoria desejosa por iniciar o campeonato no mês de julho, o Circuito da Catalunha se colocou à disposição de realizar a prova mesmo que durante o verão europeu. 
 
Os GPs de Austrália, Mônaco e França foram os únicos realmente cancelados até agora, ao passo que vários outros eventos, incluindo o espanhol, foram adiados. Entretanto, de acordo com Joan Fonserè, gerente-geral da pista catalã, o GP local quer sua vaga para ajudar o Mundial.
 
"Desde o começo, o que mostramos ao Chase é que queremos estar na mesma página. Claro que queremos ajudar o esporte a ter um campeonato mundial mais forte e melhor no futuro. Estaremos lá. Agimos assim desde o começo até hoje", disse à revista 'Autosport'.
 
"Nós oferecemos a possibilidade de Barcelona organizar um evento, uma vez que temos 30 anos de experiência, e estamos bem localizados em termos de logística. Estamos em contato próximo com a F1 e conversamos sobre uma nova data na temporada. Vão começar a temporada na Europa em julho ou agosto [declaração dada antes do comunicado de hoje], e estaremos lá, com certeza", seguiu.
O GP da Espanha de 2019 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Em situações normais, Barcelona fugiria de datas durante o verão europeu, que inicia no fim de junho e segue até os últimos dias de setembro. O motivo é que boa parte da cidade está de férias e sem realizar as atividades normais. Dada a situação completamente atípica, entretanto, a cidade está aberta para o evento ser realizado em público.
 
"Perguntaram se havia alguma data impossível para nós, e dissemos que não. Queremos realizar o evento, cuidar de tudo e organizar para ajudar a F1. Num ano normal a Espanha está de férias em agosto, mas creio que 2020 será um ano excepcional de calendário totalmente diferente. Se você falasse comigo um ano atrás, eu teria  dito 'por favor, agosto, não'", afirmou.
 
"Mas agora é tudo bem, até porque o formato reduzido do evento seria um bom ponto de partida não apenas para o circuito, mas também para os hotéis das áreas próximas não começarem a temporada deles a toda velocidade. Podemos realizar o evento sem espectadores em algumas semanas", argumentou.
 
"É possível cuidar disso facilmente, porque temos 320 dias por ano de atividade de pista, então nossa máquina estará pronta quando as luzes se apagarem. Óbvio que será muito mais fácil sem público, porque não há campanha de marketing, não há controle dos espectadores, coisas assim", falou.
 
Fontserè ainda exaltou o governo da Catalunha por garantir as condições de corrida mesmo num momento de pressão financeira.
 
"O governo catalão nos deu uma mão nesse aspecto. Seria fácil para eles dizerem que esse ano não vai ter F1, porque não tem data, não há condições sanitárias ou dinheiro. Essas três razões seriam o bastante para mandarem esquecer, mas eles dizem que precisamos ter a F1 mais forte em 2021, então temos de estar no calendário em 2020. Querem um acordo de longo prazo, não estamos pensando em um evento solitário", finalizou. 
 
De acordo com o último comunicado da F1, a temporada começa em 5 de julho, na Áustria.

 

Paddockast #58
COMO SERIA O GRID DA F1 SEM PILOTOS DA F1?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.