Circuito das Américas repavimenta trechos após críticas de pilotos da F1 e da MotoGP

Após muitas reclamações de pilotos das duas categorias, a direção do circuito de Austin decidiu fazer mudanças fundamentais em dois trechos do circuito

F1 COM MAIS TEMPO DE TREINO LIVRE EM 2022: QUE BURRICE!

Em 2021, Fórmula 1 e MotoGP voltaram ao Circuito das Américas, em Austin, pela primeira vez desde 2019. Afetadas pela pandemia da Covid-19, as corridas ficaram fora dos calendários por uma temporada. Quando retornaram à pista, porém, os pilotos de ambas as categorias reclamaram muito das condições do asfalto, com muitas ondulações.

No ano passado, os pilotos da MotoGP foram duros nas críticas sobre as ondulações. O campeão mundial Fabio Quartararo chegou a afirmar que as condições apresentadas eram “uma piada”. Joan Mir, da Suzuki, chegou a sugerir um boicote ao circuito de Austin se não fossem feitas mudanças imediatas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Asfalto de Austin foi alvo de muitas reclamações na MotoGP (Foto: Red Bull Content Pool)

O Circuito das Américas já deu algumas dores de cabeça para as equipes da Fórmula 1. Com grande irregularidade no asfalto, os carros podem danificar suas suspensões em “lombadas” particularmente maiores. Foi exatamente o que aconteceu com a Williams em 2015, por exemplo. Em 2019, a Red Bull encontrou uma rachadura na asa traseira de Max Verstappen, enquanto Sebastian Vettel precisou abandonar por problemas na suspensão. O diagnóstico das equipes foi de que ambos os problemas foram causados pelos solavancos da pista texana.

Agora, o Circuito das Américas faz obras para em trechos específicos da pista para melhorar a segurança dos pilotos. Em comunicado, mudanças nos setores 1 e 3 foram anunciados.

“Um equipamento de mapeamento foi usado na pista para identificar diferentes reparos necessários. A partir disso, o Circuito das Américas trabalhou para recepar entre as curvas 2 a 10 e 12 a 16, além de construir um reforço de concreto no primeiro setor. O Circuito das América ainda trabalhou com construtores para garantir que o novo asfalto esteja liso, criando uma pista ideal para os próximos eventos”, afirmou a nota.

A MotoGP volta a Austin logo no início do ano, na quarta etapa da temporada 2022, no dia 10 de abril. A Fórmula 1, por outro lado, vai realizar o GP dos Estados Unidos apenas no dia 23 de outubro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.