Clube dos Pilotos Britânicos suspende filiação de Piquet após racismo contra Hamilton

O British Racing Driver’s Club confirmou, nesta quinta-feira, que Nelson Piquet está suspenso do quadro de filiados e será, eventualmente, expulso. Hamilton também é membro da instituição

NELSON PIQUET USA TERMO RACISTA PARA SE REFERIR A HAMILTON. F1 RESPONDE

O Clube dos Pilotos Britânicos (British Racing Driver’s Club, em inglês, sigla BRDC) anunciou a suspensão e iminente expulsão de Nelson Piquet de seu quadro de afiliados nesta quinta-feira (30). Membro honorário da instituição, o ex-piloto brasileiro verá seu vínculo com o clube acabar após cumprimento de aviso prévio de sete dias.

“O Conselho de Administração do BRDC notou que, em um podcast brasileiro em novembro passado, Nelson Piquet Sr., membro honorário do BRDC, descreveu Lewis Hamilton usando uma expressão racialmente ofensiva em português. O pedido de desculpas emitido ontem por Piquet Sr. também foi notado”, afirmou o clube, em comunicado oficial.

“Em vista da política de tolerância zero do BRDC em relação a qualquer ato que envolva ou sugira racismo, o Conselho do BRDC concluiu que o uso de linguagem racialmente ofensiva por parque de Piquet Sr. para descrever seu companheiro de BRDC (e sete vezes campeão mundial) é inaceitável e representa uma conduta que é completamente inapropriada para um membro honorário do clube, apesar de seu pedido de desculpas subsequente”, prosseguiu a nota. “Assim, informamos a Piquet Sr. que sua filiação foi suspensa com efeito imediato. Após o devido processo do clube, prevê-se que o Conselho encerrará a associação de Piquet Sr. em uma reunião do conselho a ser realizada após o período de aviso prévio de 7 dias”, completou o Clube dos Pilotos Britânicos.

Nelson Piquet usou termo racista mais de uma vez para se referir a Hamilton (Foto: Reprodução)

O comentário com uso de termo racista por parte de Piquet ocorreu no ano passado, quando o tricampeão comentava a batida entre o piloto da Mercedes e Max Verstappen no GP da Inglaterra de Fórmula 1. No vídeo, que ganhou repercussão na imprensa internacional, o jornalista Ricardo Oliveira questionou Piquet sobre uma manobra parecida de Ayrton Senna no passado, e o tricampeão discordou.

“O ‘neguinho’ meteu o carro e não deixou [Verstappen passar]. […] O ‘neguinho’ deixou o carro, porque não tinha como passar dois carros naquela curva. […] O ‘neguinho’ fez de sacanagem”, disse Piquet na entrevista concedida em 3 de novembro de 2021.

O vídeo ressurgiu nas redes sociais semana passada e se tornou viral no Brasil. Mas não demorou para cair os primeiros respingos fora do país, até que chegou aos jornalistas estrangeiros e explodiu de vez.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Assim que a fala de Piquet se tornou de conhecimento público, a Fórmula 1 emitiu uma nota de repúdio, mesmo sem citar o nome do tricampeão. “Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não faz parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito. Seus esforços incansáveis ​​para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o qual estamos comprometidos na F1”, ressaltou a nota da categoria.

Mercedes também se manifestou oficialmente sobre a linguagem usada por Piquet. “Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuarmos lutando por um futuro melhor”, disse a equipe.

FIA também repudiou o acontecimento, dizendo por meio de nota oficial em sua conta no Twitter que “condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor”, finalizou a entidade.

PIQUET BANIDO DA F1 POR FALA RACISTA E HAMILTON PEDINDO AÇÃO | TT GP #58

Hamilton, igualmente, não ficou calado. O heptacampeão mundial recorreu às redes sociais para responder à repercussão. Primeiramente, Hamilton postou em seu Twitter uma mensagem em português. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu o heptacampeão mundial. Pouco depois, o piloto da Mercedes voltou a tweetar em inglês e clamou por contundentes ações antirracistas.

“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui um alvo por minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, enfatizou Hamilton.

Em um comunicado dirigido à imprensa internacional no dia seguinte à repercussão do episódio, Piquet pediu desculpa a Hamilton, mas alegou “tradução incorreta” do termo racista – utilizado mais de uma vez, vale lembrar. O ex-piloto afirmou que não teve a intenção de ofender e frisou que algumas das traduções que circulam na internet não retratam com exatidão a palavra usada por ele. O brasileiro condenou o racismo, mas alegou que a expressão “neguinho” é “amplamente e historicamente” usada no português coloquial.

LEIA MAIS
F1 Mercedes condenam uso de termo racista por Nelson Piquet para se referir a Hamilton
+ Hamilton responde fala racista de Nelson Piquet: “Mentalidades arcaicas têm de mudar”
+ Russell manifesta apoio a Hamilton após fala racista de Piquet: “Inaceitável”
+ Equipes da F1 se unem em repúdio a termo racista usado por Piquet contra Hamilton
Mundo do esporte se une em apoio a Hamilton após fala racista de Piquet
+ Leclerc presta apoio a Hamilton após falas racistas de Piquet: “Não deve ser tolerado”

+ Ocon defende Hamilton após fala racista de Piquet: “Fez muito dentro e fora das pistas”
+ Pilotos da F1 saem em defesa de Hamilton após fala racista de Piquet viralizar
+ Piquet pede desculpa a Hamilton, mas alega “tradução incorreta” de termo racista
+ Fórmula 1 estuda banir Piquet do paddock para sempre após uso de termo racista

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.