Coluna Apex, por Andre Jung: Vermelho is the new black

ÉEm Montreal, pista de motor e freios, a Mercedes deve voltar a mostrar força e é fundamental que o faça. Caso a Ferrari também domine ali, a temporada já terá um favorito destacado

 

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Um GP de Mônaco daqueles modorrentos e ofuscado por Alonso nas 500 milhas mais famosas do mundo. Quando a corrida acabou, fiquei pensando onde iria achar assunto, afinal, estava difícil lembrar de uma corrida menos emocionante – minha memória não é lá essas coisas, diga-se.

 
Dá para entender quando um piloto, à bordo de um carro às vezes 2s mais rápido por volta, perde a paciência e tenta uma manobra impossível. O caso de Jenson Button foi emblemático: estava engatado na traseira do carro de Wehrlein desde o início da corrida, até que uma hora a cabeça falhou, o saco encheu e ele tentou o que não devia. Acho que Sergio Peréz foi em um caminho parecido.
 
Sem dúvida a maior largura dos carros contribuiu bastante para que não tivéssemos muita ação, restando-nos acompanhar o rearranjo dos carros após a troca de pneus que os líderes realizaram apenas uma vez.
 
Do resultado podemos celebrar o fato de que, pela primeira vez desde a adoção dos motores híbridos, a Mercedes não é o time a ser batido. A dobradinha da Ferrari, com seus dois carros partindo da primeira fila, foi um prêmio merecido à equipe que encontrou um caminho diferenciado diante do que o novo regulamento proporcionou.
 
Enquanto todas as demais equipes produziram adaptações de seus modelos 2016 para as novas medidas, a Ferrari alterou radicalmente o conceito de seu carro, abrindo um caminho que parece ainda ter muito a ser desenvolvido, o que deixa a Mercedes sob grande pressão, coisa que ainda não havíamos presenciado.
(Ilustração: Marta Oliveira)
Vettel era bem mais veloz em ritmo de corrida do que Räikkönen e sua vitória foi justa, ainda que se possa levantar suspeitas de favorecimento à tática que a equipe adotou para cada um. Agora, o alemão tem 25 pontos de vantagem sobre Hamilton, vantagem confortável à essa altura do campeonato. Hamilton ainda mandou indiretas questionando a tática da Ferrari, coisa que só se aplica na tentativa de desarmonizar o adversário.
 
A escuderia italiana aproveitou bem a vantagem da menor distância entre eixos de seu carro numa pista estreita, de curvas fechadas, mas o excelente tempo de Bottas na classificação, quando ficou apenas 0s045 acima do tempo da pole, deixou claro que a Mercedes tinha mais a oferecer do que Hamilton conseguiu. Na prova, o inglês se redimiu, limitando o prejuízo anunciado com um suado sétimo lugar.
 
Em Montreal, pista de motor e freios, a Mercedes deve voltar a mostrar força e é fundamental que o faça. Caso a Ferrari também domine ali, a temporada já terá um favorito destacado.
 
Enquanto isso… 
 
… crescem as especulações sobre uma possível saída do fraco Jolyon Palmer antes do final da temporada… 
… há quem veja aí uma chance para Felipe Nasr voltar à categoria… 
… Nasr e Palmer duelaram pelo título da GP2 em 2014. Quem venceu foi o inglês, que em várias oportunidades manifestou seu descontentamento com o fato de que Felipe, vice-campeão, alcançou a F1 logo no ano seguinte, na sua frente.

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