Com Alonso e novo carro da Williams na pista, F1 inicia em Barcelona segunda bateria de treinos coletivos

Atividades no palco do GP da Espanha vão desta terça (19) até sexta-feira. Destaque para as estreias de Fernando Alonso e do Williams FW35 em 2013 e para o duelo de Adrian Sutil e Jules Bianchi pela última vaga no grid da F1

Os 11 carros que disputarão o Mundial de F1 em 2013 estão juntos pela primeira vez nesta terça-feira (19), em Barcelona. Os dez modelos que andaram em Jerez, há duas semanas, ganharam a companhia do Williams FW35, apresentada oficialmente hoje, antes do início da segunda bateria de treinos coletivos desta pré-temporada.

Entre terça e sexta-feira, equipes e pilotos darão prosseguimento à preparação para o campeonato que começará daqui a menos de um mês, no dia 17 de março, na Austrália. Serão quatro dias de atividades no Circuito da Catalunha, que, em maio, receberá a quinta etapa do Mundial, o GP da Espanha.

Alonso dedicou as últimas semanas a sua preparação física (Foto: Twitter/Fernando Alonso)

O carro da Williams não é a única novidade da semana. Fernando Alonso pilotará a F138 pela primeira vez. O espanhol, que não treinou em Jerez porque estava se dedicando à preparação física, comandará o carro da Ferrari nos três primeiros dias em Barcelona, entregando o bólido a Felipe Massa na sexta-feira.

Essa bateria de treinamentos também terá um duelo direto pela última vaga ainda disponível no grid de 2013: a da Force India. A disputa será entre o alemão Adrian Sutil e o francês Jules Bianchi. Cada um terá um dia de trabalho ao volante do VJM06: Sutil, a quinta-feira, e Bianchi, a sexta. O germânico não pilota um carro de F1 desde 2011, quando perdeu o posto de titular do time indiano para o compatriota Nico Hülkenberg.

No geral, este segundo teste deve ser mais produtivo para as equipes do que foi o primeiro. O principal motivo para isso foi dado pela Pirelli: é em Barcelona, cujo asfalto é melhor que o de Jerez, segundo a fabricante, que os pneus poderão passar por uma análise mais profunda acerca de seu comportamento. A compreensão dos compostos, fabricados de maneira mais agressiva para 2013, deve ser chave no início do campeonato, assim como foi no ano passado, que teve sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas, recorde histórico.

Além disso, a pista da vez é considerada uma das melhores para testes, já que coloca a aerodinâmica dos bólidos a prova, com suas subidas, descidas e curvas de baixa, média e alta velocidades. Não à toa, o complexo foi escolhido para abrigar também a terceira e última bateria de testes, que acontecerá entre 28 de fevereiro e 3 de março.

Os treinos ocorrerão entre 9h e 17h. Como a diferença é de quatro horas, isso significa que a bandeira verde é dada às 5h de Brasília e a quadriculada, às 13h.

Confira a escalação das equipes para os treinos coletivos da F1 em Barcelona:

Red Bull
Terça-feira:
A confirmar
Quarta-feira: A confirmar
Quinta-feira: A confirmar
Sexta-feira: A confirmar

Ferrari
Terça-feira:
Fernando Alonso
Quarta-feira: Fernando Alonso
Quinta-feira: Fernando Alonso
Sexta-feira: Felipe Massa

McLaren
Terça-feira:
Sergio Pérez
Quarta-feira: Sergio Pérez
Quinta-feira: Jenson Button
Sexta-feira: Jenson Button

Lotus
Terça-feira:
Kimi Räikkönen
Quarta-feira: Kimi Räikkönen
Quinta-feira: Romain Grosjean
Sexta-feira: Romain Grosjean

Mercedes
Terça-feira:
Nico Rosberg
Quarta-feira: Lewis Hamilton
Quinta-feira: Nico Rosberg
Sexta-feira: Lewis Hamilton

Sauber
Terça-feira:
Esteban Gutiérrez
Quarta-feira: Nico Hülkenberg
Quinta-feira: Nico Hülkenberg
Sexta-feira: Esteban Gutiérrez

Force India
Terça-feira:
Paul di Resta
Quarta-feira: Paul di Resta
Quinta-feira: Adrian Sutil
Sexta-feira: Jules Bianchi

Williams
Terça-feira:
Pastor Maldonado
Quarta-feira: Pastor Maldonado
Quinta-feira: Pastor Maldonado/Valtteri Bottas
Sexta-feira: Valteri Bottas/Pastor Maldonado

Toro Rosso
Terça-feira:
Daniel Ricciardo
Quarta-feira: A confirmar
Quinta-feira: A confirmar
Sexta-feira: A confirmar

Caterham
Terça-feira:
Charles Pic
Quarta-feira: Giedo van der Garde
Quinta-feira: Giedo van der Garde
Sexta-feira: Charles Pic

Marussia
Terça-feira:
Max Chilton
Quarta-feira: A confirmar
Quinta-feira: A confirmar
Sexta-feira: A confirmar

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.