Com Bahrein denunciado, Hamilton diz que F1 “precisa fazer mais” por direitos humanos

Mais uma vez, o heptacampeão pediu que a Fórmula 1 haja com mais força a favor dos direitos humanos pelo mundo

A Fórmula 1 chegou ao Bahrein para disputar dois GPs nas próximas duas semanas e fará isso com um ambiente um tanto quanto pesado no que diz respeito à questões relacionadas aos direitos humanos. Isso porque um grupo de 30 parlamentares britânicos enviaram uma carta pedindo que a F1 melhore sua política de direitos humanos e elencando denúncias contra o governo barenita. Lewis Hamilton entrou na baila nesta quinta-feira (26) e falou sobre o assunto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Hamilton: duvidariam mesmo se eu vencesse com carros iguais

O Bahrein está no calendário do Mundial de F1 desde 2004, mas já viveu graves crises sociais. Em 2011, por exemplo, a prova teve de ser cancelada por conta de uma onda de protestos populares contra o governo monárquico de Hamad bin Isa al-Khalifa. Nos últimos dias, além de parlamentares britânicos, o Instituto de Direitos Humanos e Democracia do Bahrein também fez acusações endereçadas à F1.

“Bahrein se viu foco de protestos populares e as forças de segurança do país cometeram graves abusos de direitos humanos contra os manifestantes. A Fórmula 1 está realizando um trabalho de relações públicas valioso para o governo do Bahrein e corre o risco de normalizar a violação de direitos humanos no país”, disseram os manifestantes na carta divulgada pelo jornal britânico The Guardian.

O duelo entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg entrou para a história do GP do Bahrein (Foto: Mercedes)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Hamilton exaltou a necessidade da Fórmula 1 se preocupar mais com questões deste naipe uma vez que possui um palco grandíssimo para discussões. Tudo isso pouco após a confirmação de uma prova na Arábia Saudita a partir do ano que vem.

“É muito importante para todos os esportes que usem a plataforma que têm para incentivar a mudança. A questão dos direitos humanos em vários lugares para onde vamos é um enorme problema. Somos um dos poucos esportes que visita a tantos lugares, e acredito que precisamos fazer mais. Avançamos nisso, mas podemos fazer mais”, disse.

“Colocaram algumas barreiras para os lugares onde vamos, mas é importante ter certeza de que estão implementados do jeito certo e que vejamos ações sérias sendo tomadas. Isso vai custar trabalho, mas está tudo no plano de fundo”, seguiu.

Com relação aos boatos de que será convidado a receber o título de cavaleiro do Império Britânico, Lewis ficou bem animado.

“Seria uma incrível honra, não há honra maior que seu país te reconhecer com um prêmio assim”, falou e ainda completou que foi “surreal” ver os feitos serem reconhecidos em sessão do Parlamento.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP do Bahrein AO VIVO e EM TEMPO REAL. Na sexta-feira, o treinos livres estão marcados, respectivamente, para as 8h e 12h (de Brasília).

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube