Com ‘barbatana-asa’ e ‘bico-mamilo’, Ferrari apresenta SF70H para tentar voltar ao topo da F1 em 2017
A Ferrari se tornou nesta sexta-feira (24) a quinta equipe a apresentar seu carro para a temporada 2017 da F1. Depois de um ano de resultados discretos, a escuderia de Maranello tenta recuperar sua velha forma ainda nas mãos de Sebastian Vettel e do piloto mais veterano do grid, Kimi Räikkönen
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Depois de Sauber, Renault, Force India e Mercedes, chegou a vez de a Ferrari apresentar seu desafiante para a temporada 2017 da F1. Na manhã desta sexta-feira (24), assim como fez no ano passado, a escuderia italiana apresentou a nova SF70H — nome comemorativo aos 70 anos da marca — em transmissão ao vivo pela Internet realizada em Fiorano, na Itália. Será a máquina com a qual a Ferrari vai tentar quebrar a supremacia da Mercedes, que domina com mão de ferro a era dos motores V6 Turbo.
O novo carro construído em Maranello chama a atenção por uma 'barbatana de tubarão' peculiar: dotada de uma asa na parte traseira dela, alternativa que a Mercedes já testou durante o dia de filmagem na última quinta-feira em Silverstone. Chama a atenção também o formato bastante diferente e incomum do sidepod. O bico-mamilo, tendência dos novos carros da F1, também se faz presente na nova Ferrari para 2017.
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Os resultados discretos, no entanto, não foram suficientes para promover uma revolução em Maranello. Uma das três equipes que encaram a temporada 2017 com a mesma formação do ano passado, a Ferrari segue com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen e conta com a mais laureada dupla do grid da F1 — quatro títulos do germânico e um do finlandês — para lidar com um ano de muitas mudanças técnicas.
Não será um ano dos mais fáceis para a Ferrari. Em 2017 a equipe vai completar dez anos da conquista do último título do Mundial de Pilotos, com Räikkönen. De lá para cá, foram mais decepções que motivos para comemorar. Assim, não há mais sequer espaço para o discurso otimista e até um tanto arrogante adotado no ano passado, quando havia expectativa até de bater a Mercedes. O resultado: nenhuma vitória em 2016. Completo fracasso para quem sonhava com o título.
Pouco depois da apresentação oficial veiculada via internet, a Ferrari já levou a nova SF70H para a pista em Fiorano, diante de alguma neblina. E o responsável por completar as primeiras voltas com a nova joia de Maranello foi Räikkönen.
E a @ScuderiaFerrari já colocou o SF70H pra conhecer a pista de Fiorano #F1noGP #F1 pic.twitter.com/no6zCAUBxk
— Grande Prêmio (@grandepremio) 24 de fevereiro de 2017
A Ferrari explicou como trabalhou para evoluir a aerodinâmica com as novas regras que vão entrar em vigor a partir de 2017. “A Gestão Esportiva concentrou seus esforços em encontrar o compromisso correto entre downforce e resistência aerodinâmica, ou arrasto. Os novos pneus da Pirelli são muito mais largos que no passado, 6cm em cada um dos dianteiros e 8 cm nos traseiros. Esta área frontal aumentada consiste em um ‘freio’ no movimento para a frente, bem como o aumento do downforce com a especificação da asa dianteira para 2017, assoalho e difusor. Contrariando esse efeito, a combinação de downforce e a maior aderência dos pneus se traduz em maior aderência, aumentando a velocidade nos trechos de curvas”.
Quanto ao novo chassi, o chefe do departamento técnico, Mattia Binotto, explicou as mudanças realizadas em relação aos modelos anteriores, adaptados ao regulamento técnico antigo. “São várias as diferenças entre este projeto e as Ferrari dos últimos anos. O bico alongado e a asa em forma de flecha são consequência do regulamento, assim como a barbatana e os elementos na região da entrada de ar dos sidepods, que também tem um desenho incomum para ficar em harmonia com a dianteira", disse.
"Também redesenhamos o santantônio, que incorpora a entrada de ar do motor. O layout da suspensão também foi atualizado, mas segue sendo push-rod na frente e pull rod na traseira. As porcas foram redesenhadas para facilitar o trabalho dos mecânicos na troca de pneus. Por fim, como consequência do esperado aumento de ritmo desse ano, os sistemas de direção hidráulica e freios foram reforçados”, salientou.
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“Uma vez que pegarmos os carros novos e formos à pista, obviamente teremos muitas regras diferentes, então temos que esperar para ver. Não faz sentido especular com uma mudança tão grande, então espero que estejamos onde merecemos”, torceu.
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