Com Sainz, McLaren foi única das equipes sem vitória a liderar corridas em 2020

Além de Mercedes, Red Bull, Racing Point e AlphaTauri, que subiram ao lugar mais alto do pódio em 2020, somente a McLaren sentiu o gosto doce da dianteira

A temporada 2020 do Mundial de Fórmula 1 foi bastante diferente em alguns aspectos. Além do mais óbvio, o calendário de emergência por conta do novo coronavírus, contou com vitórias de AlphaTauri e Racing Point. As duas, junto de Mercedes e Red Bull, lideraram, claro, voltas ao longo do ano. Mas houve uma quinta equipe a sentir o gostinho da ponta: a McLaren.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Sim! A tradicional equipe de Woking, que terminou o campeonato com o terceiro lugar do Mundial de Construtores, conseguiu liderar cinco voltas ao longo de 2020.

Todas as voltas lideradas foram pelas mãos de Carlos Sainz e em duas provas diferentes: o GP da Itália, em que terminou com a segunda colocação e teve a primeira participação de verdade numa cerimônia de pódio, e o GP de Portugal, quando fechou em sexto.

Carlos Sainz liderou cinco voltas em 2020 (Foto: McLaren)

Pode parecer pouco, mas Ferrari e Renault, por exemplo, não lideraram volta alguma ao longo do ano.

A Mercedes, para surpresa de ninguém, foi quem liderou mais voltas – por vantagem gigantesca. Foram 860 giros na frente, quase dez vezes mais que a segunda colocada Red Bull, que ponteou 88 voltas. A Racing Point teve 58 giros de frente, enquanto a AlphaTauri teve 26.

Entre os pilotos, nove lideraram: Lewis Hamilton foi ponteiro por 613 voltas, seguido por 188 de Valtteri Bottas, 87 de Max Verstappen, 59 de George Russell, 32 de Lance Stroll, 26 de Sergio Pérez e Pierre Gasly, além das cinco de Sainz e uma mísera volta na dianteira para Alexander Albon.

As voltas de Sainz também representaram as únicas lideradas por um motor Renault em 2020, enquanto o propulsor da Ferrari fechou o ano zerado. Foram 918 voltas na frente para o motor Mercedes e 114 para a Honda. O levantamento foi feito pelo site estatístico Stats F1.

https://open.spotify.com/episode/56EWZtjjXZerTSc5mEGdpr?si=dXJwGloaQQ6ZEGdY1gUInQ&nd=1
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar