Com Sainz, McLaren foi única das equipes sem vitória a liderar corridas em 2020

Além de Mercedes, Red Bull, Racing Point e AlphaTauri, que subiram ao lugar mais alto do pódio em 2020, somente a McLaren sentiu o gosto doce da dianteira

A temporada 2020 do Mundial de Fórmula 1 foi bastante diferente em alguns aspectos. Além do mais óbvio, o calendário de emergência por conta do novo coronavírus, contou com vitórias de AlphaTauri e Racing Point. As duas, junto de Mercedes e Red Bull, lideraram, claro, voltas ao longo do ano. Mas houve uma quinta equipe a sentir o gostinho da ponta: a McLaren.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Sim! A tradicional equipe de Woking, que terminou o campeonato com o terceiro lugar do Mundial de Construtores, conseguiu liderar cinco voltas ao longo de 2020.

Todas as voltas lideradas foram pelas mãos de Carlos Sainz e em duas provas diferentes: o GP da Itália, em que terminou com a segunda colocação e teve a primeira participação de verdade numa cerimônia de pódio, e o GP de Portugal, quando fechou em sexto.

Carlos Sainz liderou cinco voltas em 2020 (Foto: McLaren)

Pode parecer pouco, mas Ferrari e Renault, por exemplo, não lideraram volta alguma ao longo do ano.

A Mercedes, para surpresa de ninguém, foi quem liderou mais voltas – por vantagem gigantesca. Foram 860 giros na frente, quase dez vezes mais que a segunda colocada Red Bull, que ponteou 88 voltas. A Racing Point teve 58 giros de frente, enquanto a AlphaTauri teve 26.

Entre os pilotos, nove lideraram: Lewis Hamilton foi ponteiro por 613 voltas, seguido por 188 de Valtteri Bottas, 87 de Max Verstappen, 59 de George Russell, 32 de Lance Stroll, 26 de Sergio Pérez e Pierre Gasly, além das cinco de Sainz e uma mísera volta na dianteira para Alexander Albon.

As voltas de Sainz também representaram as únicas lideradas por um motor Renault em 2020, enquanto o propulsor da Ferrari fechou o ano zerado. Foram 918 voltas na frente para o motor Mercedes e 114 para a Honda. O levantamento foi feito pelo site estatístico Stats F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.