Com chassi e câmbio danificados, Magnussen larga do pit-lane após batida no Muro do Campeões
Kevin Magnussen avançou ao Q3, mas a batida forte na reta principal de Montreal acabou com os planos da Haas. A equipe se vê forçada a desmontar o carro do dinamarquês, que nem sequer alinha no grid de largada
Kevin Magnussen não vai alinhar no grid do GP do Canadá. Por consequência dos danos profundos no carro #20 em batida no treino classificatório deste sábado (8), a Haas precisa fazer reparos que forçam o dinamarquês a largar do pit-lane.
Os principais problemas da Haas são o chassi e o câmbio, ambos danificados na batida dupla de Magnussen – primeiro no Muro dos Campeões, depois na mureta do pit-lane. A troca do câmbio era indiscutível, o que já forçaria Kevin a largar em 15º. E, de acordo com o chefe Guenther Steiner, optou-se por trocar o chassi por questões de segurança – e de estratégia.
“Precisamos mudar o chassi”, explicou Steiner. “Vamos largar do pit-lane, é óbvio. Precisamos mudar o câmbio, aí não faria sentido largar em algum lugar no fim do grid com um pneu C5 [macio]. O melhor jeito é a troca de chassi. Esse é o jeito mais rápido e fácil de fazer isso, e aí ir para o pit-lane”, seguiu.
O acidente de Magnussen (Foto: Reprodução)
“Eu simplesmente bati no muro, quebrei a suspensão traseira e aí fui estilingado contra o muro dos boxes na batida maior", recordou Magnussen. "Estávamos rápidos, eu fui ao Q3 e estava melhorando. Eu tentei tirar tudo do carro porque sabia que seria apertado. Eu acelerei um pouco cedo demais e tudo aconteceu depois disso. Lamento muito pela equipe, porque agora eles têm um trabalho grande por fazer", lamentou.
Relacionadas
Assim, Magnussen larga com pneus novos, e não com pneus gastos – consequência de quem avançou ao Q3, mesmo sem participar da sessão.
Max Verstappen, assim, é promovido automaticamente para décimo após ser eliminado no Q2. Romain Grosjean, vítima do erro de Magnussen ao não fechar volta, sobe para 14º.
A pole-position do GP do Canadá é de Sebastian Vettel. O alemão surpreendeu ao desbancar Lewis Hamilton.
F1 2019, GP do Canadá, Montreal, Grid de largada:
1 | S VETTEL | Ferrari | 1:10.240 | 22 | ||
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:10.446 | +0.206 | 21 | |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:10.920 | +0.680 | 22 | |
4 | D RICCIARDO | Renault | 1:11.071 | +0.831 | 20 | |
5 | P GASLY | Red Bull Honda | 1:11.079 | +0.839 | 17 | |
6 | V BOTTAS | Mercedes | 1:11.101 | +0.861 | 19 | |
7 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:11.324 | +1.084 | 21 | |
8 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:11.863 | +1.623 | 20 | |
9 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:11.800 | +11.800 | 19 | |
10 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:11.921 | +11.921 | 15 | |
11 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:12.136 | +12.136 | 12 | |
12 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:13.981 | +2.910 | 17 | P+3 |
13 | A ALBON | Toro Rosso Honda | 1:12.193 | +12.193 | 16 | |
14 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 16 | |||
15 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:12.197 | +12.197 | 16 | |
16 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:12.230 | +12.230 | 6 | |
17 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:12.266 | +12.266 | 10 | |
18 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:13.617 | +13.617 | 9 | |
19 | R KUBICA | Williams Mercedes | 1:14.393 | +14.393 | 10 | |
K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 10 | P | |||
Tempo 107% | 1:15.157 | +4.917 | ||||
REC | S VETTEL | Ferrari | 1:10.240 | 08/06/2019 | ||
MV | R BARRICHELLO | Ferrari | 1:13.622 | 26/06/2004 |