Com contrato por vencer, Massa tem impasse: cozinhar o galo na Williams ou liderar ‘remontada’ na Renault

Felipe Massa chegou numa encruzilhada: com contrato acabando no final de 2016, o brasileiro vive o dilema de seguir na Williams sem perspectiva de melhoras ou buscar novos ares onde ele seria mais útil, como na Renault que sonha grande na F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
É inegável que Felipe Massa foi extremamente útil para que a Williams ressurgisse das trevas e voltasse a figurar no pelotão dianteiro da F1, chegando a ser a terceira força do Mundial em 2014 e em 2015. Porém, também é inegável que esses tempos áureos já não são mais realidade e que a equipe de Grove estagnou num marasmo de sétimos e oitavos lugares, quando muito. E Massa também estagnou por lá neste errático 2016.

O brasileiro, cujo contrato vence no final deste ano, chegou em 2014 e trouxe algo revigorante para o time inglês. A capacidade de entender e adaptar o carro – fruto da experiência acumulada nos últimos 14 anos de F1 – foi um diferencial para que a Williams voltasse a sonhar com o protagonismo na categoria, juntando-se à chegada do motor Mercedes e do talento de Valtteri Bottas. A fórmula havia dado certo.

Felipe Massa fica na Williams ou vai buscar vida nova em outra equipe? (Foto: Getty Images)

Mas 2016 chegou e todo o otimismo da pré-temporada foi pro saco. E Massa não tem mais o que fazer por lá além de gastar seus últimos anos restantes na F1 lutando pra pontuar. Uma mudança faria bem para a Williams e para o brasileiro. Para a equipe, um novo modus operanti para seguir em frente a partir do que Felipe deixou; para o piloto, um novo desafio na carreira.

E esse novo desafio é desejado pelo próprio piloto, que só pretende continuar na F1 se puder ser útil de alguma forma. Isso, de algum modo, é uma pista de que ele não continua no time britânico. E esse desafio – um enorme desafio, por sinal – pode estar na Renault, que voltou à categoria agora em 2016 e faz uma temporada deplorável, muito pelo carro fraco, mais ainda pela insossa dupla de pilotos.

A Renault tem um projeto para voltar a vencer na F1, mas está com dificuldades para vendê-lo, já que os possíveis candidatos não veem credibilidade nessa tentativa de retomada do time francês. Com todo o respeito acumulado em sua carreira, Massa poderia ser o chamariz que falta para que a montadora consiga atrair pessoal para o seu staff.

Mudança de Massa para a Renault seria boa pros dois lados (Foto: Getty Images)

No momento, nenhuma outra equipe parece ser um caminho viável para Massa, que vive o dilema de seguir cozinhando o galo numa Williams já estagnada e sem perspectivas de melhoras, ou assumir o papel de líder da Renault consciente de que vai descer um degrau na carreira, mas com a possibilidade de subir vários nos próximos anos.

 A busca por uma vida fora da F1, que existe e é bem próspera, por hora seria injusta na carreira do brasileiro, que ainda tem muita lenha para queimar na principal categoria do automobilismo mundial.

PADDOCK GP #41 ABORDA F1, MOTOGP, OLIMPÍADA E MORTE DE CLAUSON

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.