Com desenvolvimento congelado, AlphaTauri opta por usar mais peças da Red Bull em 2021

Peças da Red Bull de 2020 serão vistas na AlphaTauri de 2021. O chefe Franz Tost confirmou a intenção de reaproveitar conceitos da equipe principal para driblar o congelamento dos carros

O congelamento quase completo no desenvolvimento dos carro da Fórmula 1 exige soluções criativas para 2021. No caso da AlphaTauri, já há uma carta na manga: o chefe Franz Tost revelou a intenção de competir com diversas peças reaproveitadas da Red Bull de 2020.

A equipe B da marca de energéticos está de olho em atualizações feitas pela equipe A ao longo de 2020. É justamente o fato de serem elementos já utilizados anteriormente que deixa o chefe Franz Tost tranquilo a respeito da legalidade da ação.

“Eu não acho injusto, porque não é uma questão de novas peças ou de atualizações. Elas já foram desenvolvidas e usadas em corridas”, disse Tost, entrevistado pelo site alemão Motorsport-Magazin.com.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Franz Tost, chefe da AlphaTauri, abriu o jogo sobre o carro de 2021 (Foto: Red Bull Content Pool)

Além disso, Tost foca em elementos do carro que seguem de fato congelados. Parte da base do competitivo AT01, que até venceu corrida com Pierre Gasly em 2020, será reaproveitada no AT02.

“Nós vamos usar a mesma transmissão que já usamos ano passado. Também não mudamos a suspensão traseira. O sistema hidráulico é da mesma configuração, e assim por diante”, afirmou.

O debate sobre reaproveitamento de peças e conceitos na Fórmula 1 se intensificou ao longo dos últimos 12 meses. A Racing Point de 2020 se mostrou essencialmente uma cópia da Mercedes de 2019, muito para irritação de rivais do pelotão intermediário. Apesar de puxões de orelha da categoria, não há medidas impedindo a repetição de tal abordagem no futuro.

O que se sabe é que em 2022 não será tão fácil copiar carros. É que o regulamento muda por completo e não será possível saber quais são os melhores conceitos das equipes de ponta.

A AlphaTauri encara a temporada 2021 com Gasly e Yuki Tsunoda, vindo de ano forte na Fórmula 2. O carro será lançado em 19 de fevereiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.