Com direito a recorde da pista, Bottas lidera domínio da Mercedes no primeiro treino livre do GP da Inglaterra
A Mercedes começou o fim de semana do GP da Inglaterra sobrando. Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton em 0s078 para registrar o melhor tempo do primeiro treino livre, com direito a novo recorde da atual versão do traçado de Silverstone. Sebastian Vettel testou o novo Shield, mas depois ficou atrás da dupla da Red Bull e de Kimi Räikkönen. Fernando Alonso terminou em oitavo, à frente de Felipe Massa
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O fim de semana da corrida que encerra a primeira metade da temporada 2017 da F1 começou com a Mercedes ditando o ritmo e sobrando perante as rivais. Grande vencedor do GP da Áustria, no domingo passado, Valtteri Bottas comprovou a grande fase e liderou o primeiro treino livre do GP da Inglaterra, realizado na manhã desta sexta-feira (14). Com direito a novo recorde da atual versão do traçado de Silverstone, o finlandês marcou 1min29s106 e superou Lewis Hamilton por apenas 0s078. A dupla da Red Bull superou a Ferrari com Max Verstappen à frente de Daniel Ricciardo, enquanto Kimi Räikkönen foi o melhor da equipe italiana e finalizou em quinto, seguido por Sebastian Vettel.
O tetracampeão foi o primeiro piloto da F1 a fazer uso do novo Shield, proteção ao piloto no cockpit desenvolvida pela FIA, que pretende adotá-la já em 2018. Vettel foi seguido no treino por Daniil Kvyat e Fernando Alonso, que começou o fim de semana usando a especificação 3 da unidade motriz da Honda. O espanhol, que apresentou bom desempenho, fechou a sessão à frente de Felipe Massa, que teve sua melhor marca estabelecida com pneus macios. Stoffel Vandoorne, também da McLaren, completou o rol dos dez primeiros.
O segundo treino livre do GP da Inglaterra começa logo mais, às 9h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL por meio do novo livetiming.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Inglaterra de F1
O grande destaque do início do primeiro treino livre em Silverstone foi a estreia do Shield, nova proteção ao piloto no cockpit dos carros de F1, desenvolvida pela FIA, que pretende adotá-la em 2018. O primeiro piloto a fazer uso da peça foi Sebastian Vettel, que completou uma volta de instalação com sua Ferrari #5 com a cúpula antes de voltar aos boxes. Depois, por um bom tempo, o som do silêncio invadiu a pista até que os primeiros tempos de volta fossem finalmente registrados.
Na pista, a novidade era a presença de Antonio Giovinazzi. O pupilo da Ferrari, que fez as duas primeiras corridas da temporada como substituto de Pascal Wehrlein na Sauber, acelerou o carro da Haas no lugar de Kevin Magnussen. E o silêncio na pista era quebrado depois que os primeiros carros registraram tempo, a partir dos 20 minutos de sessão. Com pneus supermacios — os mais rápidos do fim de semana —, Räikkönen anotou 1min32s533 como a primeira volta cronometrada do fim de semana.
Pouco depois, o primeiro carro da Mercedes a marcar tempo foi o de Valtteri Bottas. O finlandês marcou 1min30s788 com pneus macios, enquanto Vettel, já sem o Shield, escapava depois de rodar na segunda parte da curva Becketts. Com uma hora de treino, Verstappen vinha em segundo, também com os macios, seguido por Räikkönen e Vettel, enquanto Massa aparecia em décimo e Hamilton ainda não tinha um tempo competitivo.
Em sua primeira volta rápida, Hamilton marcou 1min30s442 na sequência da programação da Mercedes com os pneus macios. Mas logo Bottas retomou a ponta ao registrar marca 0s566 mais rápida. Lewis, na volta seguinte, também andou abaixo de 1min30s antes de regressar aos boxes. E Massa, ao passar por cima da zebra no setor 2, via seu carro espalhar detritos na pista, que foram retirados pelos fiscais.
Após a devolução do primeiro jogo de pneus à Pirelli, os pilotos retornaram à pista para a sequência do treino com a perspectiva de quebra do recorde da versão atual do traçado de Silverstone, em vigor na F1 desde 2010. A melhor marca era de Hamilton, que anotou 1min29s243 no treino classificatório do ano passado, pouco mais de 0s4 mais rápido que o tempo registrado minutos antes por Bottas com os pneus macios.
O dono do carro #77 voltou à pista com um novo jogo de pneus macios e estabeleceu a nova marca para a atual versão da pista: 1min29s106. Hamilton anotou o melhor primeiro setor, mas perdeu tempo na sequência da sua volta e melhorou um pouco: 1min29s485. A Ferrari continuava na pista sua programação com os pneus supermacios, mas Vettel indicava que trabalhava com uma carga maior de combustível. Seu melhor tempo era 1min30s782, vindo em quarto lugar, atrás também de Verstappen. Alonso aparecia em um bom oitavo lugar, três posições à frente de Massa.
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Enquanto Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean reclamava da falta de potência do motor Ferrari que empurra a sua Haas, Ricciardo subia para um bom terceiro lugar e também rompia a barreira de 1min30s. Mas Verstappen, em seguida, respondia à altura e anotava 1min29s786 para retomar a terceira colocação, deixando Vettel apenas em quinto.
Sem perder de vista o companheiro de equipe, que começa a despontar como postulante ao título, Hamilton ficou bem perto ao registrar 1min29s184. Na disputa interna na Ferrari, Räikkönen superava Vettel e avançava para a quinta posição, enquanto Massa tinha um bom sétimo lugar quando restavam perto de 20 minutos para o fim da sessão.
Nos minutos finais, quem se destacou foi Daniil Kvyat, que conseguiu encaixar uma sequência de voltas rápidas e subiu para sétimo lugar, ficando pouco mais de 0s3 do tempo de Vettel. Alonso garantiu um oitavo lugar, seguido por Massa e Vandoorne, que comprovou uma melhora no desempenho da McLaren com a nova especificação do motor Honda.
F1, GP da Inglaterra, Silverstone, primeiro treino livre:
1 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:29.106 | 29 | ||
2 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:29.184 | +0.078 | 29 | |
3 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:29.604 | +0.498 | 26 | |
4 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:29.942 | +0.836 | 19 | |
5 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:30.137 | +1.031 | 19 | |
6 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:30.517 | +1.411 | 19 | |
7 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | 1:30.895 | +1.789 | 21 | |
8 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:30.993 | +1.887 | 20 | |
9 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:30.999 | +1.893 | 26 | |
10 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:31.041 | +1.935 | 27 | |
11 | 55 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:31.200 | +2.094 | 24 | |
12 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:31.210 | +2.104 | 32 | |
13 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:31.297 | +2.191 | 33 | |
14 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:31.610 | +2.504 | 24 | |
15 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:31.684 | +2.578 | 24 | |
16 | 50 | Antonio GIOVINAZZI | ITA | Haas Ferrari | 1:32.031 | +2.925 | 24 | |
17 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:32.171 | +3.065 | 19 | |
18 | 27 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:32.450 | +3.344 | 16 | |
19 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:33.029 | +3.923 | 23 | |
20 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:33.339 | +4.233 | 26 | |
Tempo 107% | 1:35.343 | +6.237 | ||||||
Recorde | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:29.106 | 14/07/2017 | |||
Melhor volta | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | 1:30.874 | 11/07/2010 |
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