Com F1 em abril, China suspende eventos de esporte a motor por coronavírus

De acordo com a agência russa Sputnik, a Federação de Automobilismo e Motociclismo da China suspendeu todos os eventos de esporte a motor no país até abril, em razão do coronavírus. A Fórmula 1 tem prova marcada para o país exatamente em tal mês

A Federação de Automobilismo e Motociclismo da China divulgou nesta quinta-feira (23) comunicado em que afirma que eventos de esporte a motor no país estão suspensos até o mês de abril, em razão do coronavírus.

A informação, divulgada pelo agência russa Sputnik, é de que o aviso veio em comunicado que divulgava o cancelamento do Rally de Changbai, marcado para os dias 12, 13 e 14 de fevereiro.

A medida pode afetar a Fórmula 1: a pricipal categoria do automobilismo mundial tem seu GP da China marcado para o dia 19 de abril, no que seria a quarta etapa da temporada 2020.

Segundo a agência, o GP da F1 não tem sua situação esclarecida no comunicado divulgado pelos chineses.

Lewis Hamilton no GP da China (Foto: Mercedes)

A razão para a suspensão dos eventos esportivos é evitar a presença de grandes públicos no mesmo local – medida, esta, que nesta quinta forçou o fechamento da entrada e saída de transportes na cidade de Wuhan.

Segundo a BBC, até o momento foram confirmadas 17 mortes e mais de 500 pessoas infectadas com o vírus, que já chegou a outros seis países. 

Os coronavírus são uma família de vírus em que sete infectam humanos. Os casos recentes vêm de um novo tipo desscoberto há pouco tempo por cientistas. Os sintomas são febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar, podendo evoluir para pneumonia, síndrome respiratória e insuficiência renal.

Outro GP que pode ser afetado é o da Austrália, que abre a temporada. Embora confirmado pela FIA, ele segue sendo monitorado graças às queimadas que atingem o país da Oceania desde 2019. Nesta semana, um evento da Street League Skateboarding que seria realizado em Melbourne (palco do GP de F1) entre 4 e 9 de fevereiro foi cancelado.

ATUALIZAÇÃO: A Administração Geral de Esportes da China, que havia divulgado a suspensão dos eventos esportivos no país até abril, voltou atrás e afirmou que se tratava de um erro: na verdade, os eventos afetados são apenas aqueles marcados até o fim de fevereiro. A Fórmula E, por exemplo, corre em Sanya no dia 21 de março e veio a público garantir a realização da prova


 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube