Com grid invertido descartado, Fórmula 1 pensa em variar compostos de pneus

A Fórmula 1 não vai inverter grids, mas talvez mude pneus de uma corrida para outra nas rodadas duplas. Ross Brawn revelou a proposta, que “empolgaria fãs” e evitaria GPs monótonos

O Liberty Media sonhou com grids invertidos para animar as rodadas duplas da Fórmula 1, mas esbarrou no veto da Mercedes. Foi um balde de água fria para a dona dos direitos comerciais da categoria, em busca de soluções para evitar a monotonia de dois GPs na mesma pista em semanas consecutivas. Só que nem tudo está perdido: Ross Brawn, diretor administrativo da F1, apela agora aos compostos de pneus na busca por soluções.

De acordo com o dirigente, é possível que os pneus oferecidos pela Pirelli variem de um fim de semana para outro. Um exemplo extremo seria oferecer os três compostos mais macios (C3, C4 e C5) uma semana após GP com os três mais duros (C1, C2 e C3).

“Estamos em discussões neste momento, mas são dois aspectos em mente para o segundo fim de semana [da rodada dupla]”, disse Brawn. “O primeiro é garantir que todos estejam na pista durante o fim de semana. Não queremos uma sexta-feira calma porque todo mundo já conseguiu os dados que precisa. O outro aspecto é pensar em algo para empolgar os fãs um pouco mais na segunda corrida. Algo que as equipes não vejam tanto como uma ameaça ao status de cada um na F1”, seguiu.

Ross Brawn ainda planeja o formato das rodadas duplas da F1 (Foto: Reprodução)

“Se tivermos algo, será bem pequeno. Algo como os compostos de pneus. Veremos se é possível trabalhar em cima disso. Se tivermos compostos diferentes disponíveis, as equipes terão algum trabalho. Mas isso está longe de confirmado, estamos só pensando alto por enquanto. É possível que não aconteça nada, mas seria bom fazer algo para animar a segunda corrida”, apontou.

A F1 confirmou duas rodadas duplas até aqui, na Áustria e na Inglaterra. E dificilmente serão as únicas: o mesmo formato é considerado para Rússia e Bahrein. O objetivo é claro: rechear o calendário e alcançar 15 GPs, objetivo mínimo do Liberty Media para o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.