Com Hamilton, Leclerc e Bottas, F1 tem três poles diferentes no início da temporada pela 1ª vez em 11 anos

Na forte temporada de 2008, Lewis Hamilton, Felipe Massa e Robert Kubica marcaram a pole nos GPs da Austrália, Malásia e Bahrein, respectivamente. 11 anos depois, a Fórmula 1 volta a registrar grande equilíbrio na disputa pela posição de honra, com Hamilton, Charles Leclerc e Valtteri Bottas abrindo a fila do grid de largada em 2019

Há muitos anos a Fórmula 1 não registrava três poles diferentes nas três primeiras corridas da temporada. Com a conquista de Valtteri Bottas na tarde deste sábado (13), em Xangai, 2019 registra Lewis Hamilton, Charles Leclerc e agora o finlandês nas posições de honra nos GPs da Austrália, Bahrein e China, respectivamente.
 
Assim, a F1 repete o que aconteceu em 2008, uma das temporadas recentes mais disputadas, que teve curiosamente o mesmo pole na etapa de abertura, na Austrália: Hamilton. Felipe Massa, no seu melhor ano no grid, foi o dono da posição de honra no grid do GP da Malásia, enquanto Robert Kubica, que também estava na sua melhor temporada na F1, levou a BMW à pole no Bahrein.
 
Desde então, a categoria jamais registrou equilíbrio tão parecido na primeira posição do grid de largada, chegando a anos como 2011, quando Sebastian Vettel, então na Red Bull, foi o pole nas quatro primeiras corridas daquele campeonato, assim como Hamilton, com a Mercedes, em 2015. 
Valtteri Bottas é o terceiro pole na temporada após três etapas em 2019 (Foto: AFP)

Nem mesmo em 2012, quando nada menos que sete pilotos venceram as sete primeiras provas do campeonato, não houve tamanha disputa pela pole, com Hamilton — então na McLaren — e Rosberg ocupando a posição de honra nas provas iniciais da temporada.

 
Caso Vettel fature a pole do GP do Azerbaijão, nas ruas de Baku, dentro de duas semanas, então a F1 vai registrar quatro pilotos diferentes nas quatro primeiras provas do campeonato. E aí, novamente, a categoria vai repetir 2008, uma vez que Kimi Räikkönen, então na Ferrari, largou na posição de honra da quarta etapa daquela temporada, disputada na Espanha.
 

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da China AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para 3h10 (de Brasília) deste domingo. Os horários completos estão abaixo.
 

Confira a programação do fim de semana do GP da China de F1
Horários de Brasília, GMT -3

SESSÃO DIA DATA HORA
TL1 Quinta 11/4 23h
TL2 Sexta 12/4 3h
TL3 Sábado 13/4 0h
TC Sábado 13/4 3h
GP Domingo 14/4 3h10

Fórmula 1 2019 AO VIVO ?? 
Acompanhe todos os treinos livres, classificação e o GP da China aqui

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.