Com motor Honda, Toro Rosso foca em evitar problemas mecânicos para somar quilometragem na pré-temporada

Agora ao lado da mesma Honda que tanto complicou a McLaren entre 2015 e 2017, a Toro Rosso só quer uma pré-temporada tranquila. De acordo com o diretor-técnico James Key, andar sem quebrar muito seria “importante” para o futuro da parceria

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quando as equipes de F1 forem autorizadas a completar voltas no circuito de Barcelona, abrindo a pré-temporada, a Toro Rosso vai ter um objetivo bem claro: evitar problemas mecânicos a qualquer custo para completar um bom número de voltas e testar o carro. A preocupação tem motivo: a equipe italiana optou por competir com motor Honda, motivo de tantas dores de cabeça da McLaren entre 2015 e 2017.
 
James Key, diretor-técnico da Toro Rosso, destaca que evitar problemas de motor é bom não só por mostrar evolução da Honda. Dias tranquilos de atividades facilitariam o desenvolvimento do carro em si por conta do acúmulo de dados.
 
“Isso [confiabilidade] faz muita diferença na pré-temporada. É algo que seria bom para nós e a Honda, é importante estar nessa situação”, disse Key, entrevistado pela revista americana ‘Racer. “Quando andamos com o motor Ferrari de 2015 em 2016, era um motor estabelecido. Já tinha corrido uma temporada inteira, todos os problemas tinham sido superados e a consequência é que tínhamos um motor extremamente confiável e conseguimos muita quilometragem nos testes. Isso foi muito útil para equipe e pilotos, então faz diferença sim”, recordou.
A Toro Rosso só quer uma pré-temporada tranquila (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A experiência com o motor Ferrari se provou muito diferente da vivida com o Renault em 2017.
 
“Ano passado acho que conseguimos só metade da quilometragem que esperávamos e em 2014 não conseguimos quase nada, tudo por causa da unidade de potência”, comparou. “Então isso importa muito. Vamos ver no que vai dar. Claro que isso também é importante para Honda, então espero que tudo fique ok. Podemos ter problemas de adaptação, e é para isso que os testes servem”, encerrou.
 
O carro da Toro Rosso para 2018 vai ser apresentado em 26 de fevereiro. Trata-se justamente do dia de abertura da pré-temporada da F1.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.