F1

Com mudanças na asa dianteira após pedido da FIA, Mercedes afirma que aerodinâmica sofreu “impacto”

A Mercedes trouxe uma nova asa dianteira para a China, mas que acabou reprovada pela FIA. Precisando “serrar” o equipamento novo, Toto Wolff reconhece que o carro não funcionou “como deveria” – apesar de levar a pole com facilidade

Warm Up / Redação GP, de Berlim
A classificação dominante da Mercedes neste sábado (13) na China poderia ser ainda melhor. De acordo com Toto Wolff, chefe da equipe, a necessidade de fazer mudanças de última hora na asa dianteira – consequência de pedido da FIA [Federação Internacional de Automobilismo] – fez com que a aerodinâmica não funcionasse “da forma que deveria”.
 
O ponto da discórdia foi uma atualização nos endplates – a ‘placa’ nas laterais da asa dianteira. Aos olhos da FIA, o novo desenho levado à China não estava 100% dentro do regulamento, o que exigiu modificações de última hora.
 
“Bem, seria uma coisa triste se você serrasse uma asa dianteira e isso não tivesse impacto algum. Aí a aerodinâmica não funciona da forma que deveria. Essas coisas todas têm algum impacto”, disse Wolff, entrevistado pela revista britânica ‘Autosport’.
A Mercedes teve problemas com a aerodinâmica, mas levou uma pole tranquila (Foto: Mercedes)
“Se sua interpretação das regras é diferente da interpretação da FIA, você precisa aceitar a posição da autoridade do esporte. Foi um pouco complicado modificar componentes no autódromo, mas nós temos um grupo muito bom de pessoas que conseguiu fazer isso em condições de guerra”, apontou.
 
Curiosamente, o ponto forte da Mercedes na China foi justamente a aerodinâmica. De acordo com Sebastian Vettel, a grande diferença da equipe alemã para a Ferrari foi o ritmo nas curvas, onde o W10 mostrou grande força. Ao fim do Q3, a distância entre as duas equipes foi de 0s3.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.