Com Norris e Sainz, McLaren quebra tabu de nove anos sem voltas mais rápidas seguidas

Voltas mais rápidas ficaram cada vez mais raras para a McLaren nos últimos anos, mas Carlos Sainz e Lando Norris trataram de quebrar um tabu de nove anos

A volta mais rápida do GP da Estíria, anotada por Carlos Sainz, pode ter passado despercebida, mas marcou um feito inédito nos últimos nove anos. Foi a segunda corrida consecutiva com o giro mais veloz anotado por um piloto da McLaren.

Na abertura da temporada, disputada no mesmo Red Bull Ring, Lando Norris voou na última volta, conquistou o ponto extra e ainda garantiu o primeiro pódio da carreira, se beneficiando de uma punição dada ao hexacampeão Lewis Hamilton, que teve 5 segundos adicionados ao tempo de corrida

A última ocasião aconteceu na temporada 2011, quando a equipe de Woking registrou três corridas com a volta mais rápida. A etapa da Itália, com Lewis Hamilton, e as de Singapura e Japão, com Jenson Button. 

F1 2020 Áustria Red Bull Ring Domingo McLaren Carlos Sainz Jr.
Carlos Sainz Jr. avaliou que pit-stop custou top-5 no GP da Estíria, mas ficou com volta mais rápida (Foto: McLaren)

Desde então, fazer a volta mais rápida ficou cada vez mais raro na McLaren. Foram 3 vezes em 2012, 1 vez em 2013, 2016 e 2017.

No ranking histórico da Fórmula 1, a McLaren é a segunda equipe com mais giros rápidos na história, com 156, atrás apenas da Ferrari, com 254. Norris ocupa a terceira posição no campeonato, com 26 pontos, enquanto Sainz é sétimo, com 13.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube