Com política ‘erro zero’, Ferrari anuncia atualização de motor para Monza

A Ferrari vai colocar a terceira versão da unidade de potência nos carros de Sebastian Vettel e Charles Leclerc. Como os dois estão dentro do limite de peças, não há punições. A equipe italiana quer ser perfeita para derrotar a Mercedes

O discurso perfeccionista da Ferrari às vésperas do GP da Itália de Fórmula 1, no lendário autódromo de Monza, começa a surtir efeitos práticos. A equipe, que já se disse proibida de vacilar para sonhar com a vitória em casa, anunciou que vai competir com uma versão atualizada da unidade de potência.
 
Foi Mattia Binotto, chefe de equipe, que confirmou a mudança. O dirigente destacou que correr com o melhor motor possível é especialmente importante na pista mais veloz do calendário. E isso vem sem contrapartidas, já que Charles Leclerc e Sebastian Vettel não serão punidos no grid – a dupla ainda está dentro do limite de troca de peças da unidade de potência.
 
“É hora de correr em casa e não há jeito melhor de ir para Monza do que tendo vencido a etapa de Spa-Francorchamps”, disse Binotto. “É um grande ‘obrigado’ aos nossos fãs, que nos deram muito apoio em uma temporada que esteve longe de ser fácil até aqui. Monza é uma pista em que corremos com velocidades médias muito altas, em longas retas e freadas fortes, com um pacote de pouco downforce. Planejamos introduzir nossa terceira unidade de potência nesse fim de semana”, seguiu.
 
Antonio Giovinazzi, da cliente Alfa Romeo, foi cobaia para o experimento da nova unidade de potência. O italiano foi o único a andar com a atualização, e trouxe motivos de preocupação – o carro #99 teve problemas mecânicos no treino classificatório, forçando uma troca de motor na manhã de domingo.
A Ferrari venceu em Spa, mas não dá por garantido o sucesso em Monza (Foto: Ferrari)

Mesmo assim, a Ferrari se vê confiante de evitar erros e ir ao alto do pódio de Monza pela primeira vez desde 2010.

 
“Vimos na Bélgica que, para vencer, você precisa ser perfeito. Nosso objetivo é fazer exatamente isso em Monza. Não pode haver espaço para erros. Nossa corrida caseira sempre é importante, mas é ainda mais agora que celebramos 90 anos de Scuderia Ferrari. Correr na frente dos nossos fãs sempre é um impulso extra, uma motivação a mais. Além disso, não há um pódio como o de Monza e não há um público como o italiano”, encerrou Binotto.
 
A Ferrari vem de uma vitória redentora de Charles Leclerc no GP da Bélgica. Foi o primeiro triunfo desde outubro de 2018, com Kimi Räikkönen no GP dos EUA. Caso a equipe italiana repita a dose em Monza, será a primeira sequência de duas vitórias seguidas dos italianos desde abril de 2018.

Paddockast #31
QUEM NA F1 PASSA DE ANO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.