Com quatro pódios nos últimos cinco GPs, Grosjean quer vitória no Brasil: "Degrau mais alto é a nossa meta"

Em ótima fase, jovem francês espera arrematar temporada 2013 da F1 com triunfo em Interlagos, uma de suas pistas favoritas: "Não há realmente uma parte que não seja ótima. Encaixa com meu estilo de pilotagem, então estou realmente ansioso", afirmou

 
Romain Grosjean segue em impressionante ascensão não apenas na temporada 2013 mas, principalmente, em sua própria carreira – em certo ponto recheada de polêmicas, erros, acidentes e punições por conta da velha imperícia que o tornava antagonista a cada fim de semana. O francês conseguiu nada menos que quatro pódios nos últimos cinco GPs, culminando em um ótimo segundo lugar no GP dos EUA, vencido por Sebastian Vettel.
 
A primeira vitória parece estar cada vez mais próxima – e seria fundamental em um momento no qual a Lotus luta pelo vice-campeonato de Construtores e se coloca como única real ameaça ao império da Red Bull. Interlagos, palco da 19ª e última prova do ano, pode ser o lugar ideal para o debute do gaulês no lugar mais alto do pódio.
 
"É uma pista fantástica, não há realmente uma parte que não seja ótima. Encaixa com meu estilo de pilotagem, então estou realmente ansioso", exaltou Grosjean. "É uma pista incrivelmente desafiadora, que parece que nunca vai deixar você relaxar." 
Os dois pilotos da Red Bull e ele: Grosjean é o melhor do resto neste final de 2013 (Foto: Getty Images)
"Mesmo a reta principal não é monótona, já que começa em uma subida com alguma inclinação e, em seguida, se transforma gradualmente antes de terminar a descida para a primeira curva. Se eu tivesse que escolher minhas partes favoritas de Interlagos, eu diria que são a primeira e a última curva", disse, em referência ao 'S' do Senna e à Junção.
 
"A primeira é muito técnica e te castiga se você errar, enquanto a última é muito rápida e coloca bastante pressão sobre seu corpo. É um dos verdadeiros clássicos das pistas de estilo antigo, então é muito difícil escolher um único elemento. Eu adoro isso!"
 
A meta é o pódio – se possível, como vencedor. O hino francês não é executado para um piloto na F1 desde o GP de Mônaco de 1996, vencido por Olivier Panis, à época na Ligier. "É sempre fantástico estar no pódio e, claro, o degrau mais alto é sempre nossa meta. Nós não sabemos exatamente em qual posição estaremos até entrarmos na pista, mas certamente vamos pressionar para fazer o melhor que pudermos", completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.