Com 6 GPs para fim de 2021, Verstappen abre 6 pontos para Hamilton. Confira classificação

Max Verstappen abriu 6 pontos de vantagem para Lewis Hamilton ao terminar o GP da Turquia em segundo lugar, enquanto o heptacampeão finalizou a disputa em quinto

F1 NA TURQUIA: BOTTAS VENCE E VERSTAPPEN RECUPERA A LIDERANÇA DO CAMPEONATO | Briefing

O desfecho do GP da Turquia, 16ª etapa da temporada 2021 do Mundial de Fórmula 1, marcou mais uma reviravolta no campeonato. Com seis corridas agora pela frente, a tabela do Mundial de Pilotos tem Max Verstappen de volta à liderança. Com um segundo lugar sólido neste domingo (10) em Istambul, o holandês aproveitou que Lewis Hamilton terminou a prova apenas em quinto e agora tem 6 pontos de vantagem.

O placar aponta 262,50 para Verstappen contra 256,50 para Hamilton. Já o grande vencedor do domingo, Valtteri Bottas, somou 26 pontos, sendo 25 pela vitória no GP da Turquia e mais 1 pela volta mais rápida da disputa. O finlandês tem à sua pontuação um número muito familiar: 177 tentos, e manteve com folga o terceiro lugar no campeonato.

A CLASSIFICAÇÃO DA TEMPORADA 2021 DA FÓRMULA 1 DEPOIS DO GP DA TURQUIA

VALTTERI BOTTAS; MAX VERSTAPPEN; GP DA TURQUIA; F1; FÓRMULA 1
Valtteri Bottas e Max Verstappen na festa do pódio na Turquia (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Lando Norris, sétimo colocado no GP da Turquia, continua em quarto no Mundial de Pilotos, agora com 145 pontos, mas está somente 10 tentos à frente de Sergio Pérez, um dos destaques da corrida ao finalizar em terceiro lugar, seu terceiro pódio no ano. No campeonato, o mexicano aparece em quinto lugar.

A disputa caseira entre os pilotos da Ferrari marca a acirradíssima luta pela sexta posição do campeonato. Carlos Sainz largou em 19º e terminou em oitavo, tendo assim agora 116,5 pontos no Mundial de Pilotos. Charles Leclerc, que até sonhou com a vitória e tentou arriscar fazer a corrida sem pit-stops — antes de ter de parar para trocar pneus —, concluiu a prova em quarto. Agora, a diferença entre Sainz e Leclerc é de somente 0,5 ponto.

Matematicamente, apenas os sete primeiros colocados do campeonato ainda têm chances de conquistar o título. Daniel Ricciardo, longe dos pontos na Turquia, segue em oitavo no Mundial de Pilotos e soma 95 pontos. Pierre Gasly, que voltou a pontuar depois de ficar nos GPs da Itália e da Rússia fora do top-10, terminou o GP da Turquia em sexto e agora soma 74 pontos no campeonato, em nono. Fernando Alonso é o décimo, com 58 tentos.

Quem é o favorito em cada pista que resta na Fórmula 1 em 2021? Ouça já no Paddockast #124

No Mundial de Construtores, a Mercedes segue com uma boa ‘gordura’ na frente contra a Red Bull na luta por mais um título. A equipe chefiada por Toto Wolff tem 433,5 pontos, contra 397,5 dos taurinos.

A McLaren continua em terceiro no campeonato, mas a Ferrari engrossou a disputa novamente com os 16 pontos somados neste domingo, contra somente 6 da equipe britânica. A McLaren tem 240 pontos, contra 232,50 da Ferrari.

A Alpine, que somou só 1 ponto neste domingo, com Esteban Ocon, é a quinta do Mundial de Construtores e soma 104 pontos, contra 92 da AlphaTauri. A Aston Martin, com os 2 pontos logrados graças ao oitavo lugar de Lance Stroll, subiu para 61 e segue em sétimo na tabela, contra 23 da Williams e 7 da Alfa Romeo, oitava e nona no campeonato, respectivamente. A Haas permanece como a única equipe zerada em 16 etapas já disputadas em 2021.

Fórmula 1 volta a acelerar dentro de duas semanas para o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.