Com ultrapassagem de classe, Hamilton supera Rosberg e vence GP do Japão paralisado por acidente de Bianchi

Lewis Hamilton venceu o agitado GP do Japão em Suzuka depois de ultrapassar Nico Rosberg, por fora, na volta 29 da corrida, marcada pela chuva, performances excelentes e um acidente sui generis com Jules Bianchi que levou ao encerramento prematuro da prova. Felipe Massa terminou em sétimo

Fazia um tempão que a F1 não via uma corrida com chuva – e diante do caos que se previa com o tufão, talvez nem tivesse. Assim que a largada foi dada neste domingo (5) em Suzuka, foi assim mesmo: duas voltas atrás do safety-car, uma paralisação e uma previsão não muito animadora com as várias imagens de rios na pista de Suzuka. Minutos depois de espera, novamente o carro de segurança comboiou a boiada da F1. Mas assim que a pista foi secando, os pilotos fizeram sua parte. Sobretudo os protagonistas Nico Rosberg e Lewis Hamilton.
 
O alemão manteve-se na frente enquanto pôde com um carro que sabidamente saía excessivamente de traseira com os pneus intermediários. Hamilton tentou por várias vezes passar o companheiro, mas só na volta 29 que efetuou, por fora na curva 1, a ultrapassagem. E daí abriu uma larga distância que não permitisse mais ao companheiro brigar.

Mas parece que, dizendo assim, a prova foi simples. Pelo contrário: no fim, um acidente ainda incerto e não sabido com Jules Bianchi botou o carro-médico e a ambulância na pista e o safety-car novamente para agrupar o pelotão com a chuva que voltava a cair. A tensão fez-se presente. Não havia imagens disponíveis. Repentinamente, apareceu a bandeira vermelha; minutos depois, a direção deu a corrida por encerrada na volta 47 das 53 programadas. Alinhados nos pits, os pilotos desceram do carro em meio à apreensão. Hamilton mal comemorou a vitória.

O GRANDE PRÊMIO segue a transmissão AO VIVO e em TEMPO REAL para atualizar o estado de saúde do piloto francês.

Rosberg e Sebastian Vettel, um dos destaques, foram ao pódio.

Marussia de Jules Bianchi bateu no local onde Sauber de Adrian Sutil era retirada (Foto: Divulgação/Twitter)

Confira como foi o GP do Japão de F1

Como era esperado, a chuva chegou forte desde as primeiras horas deste domingo (5) na região de Suzuka. A intensidade da precipitação variou muito também durante a manhã, mas nunca cessou. Depois, chegou a diminuir razoavelmente, mas voltou a ficar mais intensa perto do momento em que os carros se dirigiam ao grid — o spray era grande também prejudicando a visibilidade sensivelmente. A pista estava tão molhada que Sergio Pérez chegou a rodar no setor dos esses. Ainda assim, o mexicano da Force India conseguiu levar o carro até o grid.

Com todos já a postos na reta principal e calçados com os pneus de risca azul, a direção de prova decidiu autorizar a largada com o safety-car à frente do pelotão, que tinha na pole Nico Rosberg. E foi assim que a corrida japonesa, a 15ª etapa de 2014, teve início. Sob avisos no rádio de pista muita molhada e sem visibilidade, o traiçoeiro traçado fez a primeira vítima: Marcus Ericsson rodou nos esses e por lá ficou. Um minuto depois e, antes mesmo de ser completada a segunda volta, a direção optou pela bandeira vermelha.

Nico Rosberg na água de Suzuka – alemão era o líder no início da corrida (Foto: Getty Images)

Dessa forma, o safety-car conduziu os carros para o pit-lane, onde todo mundo parou, na esperança de uma melhora das condições do tempo e do circuito — alguns pilotos, inclusive deixaram seus carros por alguns instantes. Desde momento em diante, a direção ficou monitorando a situação. E, em um primeiro momento e por causa de uma redução da intensidade da chuva, ficou decidido reiniciar a prova às 15h25, horário local, 3h25 (de Brasília). Novamente, a largada foi feita com o auxílio do carro de segurança.

Assim sendo, lá foram os carros para uma nova tentativa de corrida, abrindo a terceira volta. E com todo o cuidado do mundo, o pelotão seguiu atrás do safety-car. Nesse tempo, Fernando Alonso, que largava em quinto, se viu inerte na pista, depois que a F14T apagou, aparentemente devido a uma falha eletrônica. Fim de GP do Japão para o espanhol, portanto. Enquanto isso, a pista apresentava aos poucos condições. 

Aí, depois seis voltas e de muitos pedidos dos pilotos, a direção de prova finalmente decidiu tirar o veículo de segurança de cena. A relargada, então, foi autorizada na abertura da décima passagem.  Nico Rosberg manteve a primeira posição sem grandes dramas, seguido de perto por Lewis Hamilton. Valtteri Bottas também teve cuidado, mas permaneceu à frente de Felipe Massa, o quarto. Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen, Sergio Pérez e Daniil Kvyat completavam os dez primeiros. Enquanto isso, Jenson Button e Pastor Maldonado foram aos boxes buscar os pneus intermediários.

Na ponta, Rosberg já abria distância para Hamilton — 2s2 era a vantagem. Aliás, cabe o destaque: nessas primeiras voltas, os dois caras da Mercedes andavam incríveis 4s mais rápido que o restante do grid. Enquanto os prateados faziam sua própria corrida lá na frente, os demais decidiram seguir a opção de Button e Maldonado.

Assim, o pit-lane ficou movimentado a partir da 12ª passagem. Na primeira rodada, Bottas, Ricciardo, Magnussen e Räikkönen trocaram para os pneus intermediários. Na sequência, Massa e Vettel vieram também. Rosberg parou no 13º giro, enquanto Hamilton permaneceu por uma volta a mais — na ânsia de tentar pular na frente, o inglês acabou escapando na volta anterior ao pit-stop.

Dessa forma, depois das paradas, a ordem era: Rosberg, Hamilton, Button, Bottas, Massa, Vettel, Ricciardo, Magnussen, Räikkönen e Hülkenberg.

Enquanto Rosberg já cravava a volta mais rápida da corrida em 1min52s551, o que o fez abrir 1s8 para Hamilton, Massa se via em apuros com os dois carros da Red Bull mais atrás. Primeiro, Vettel grudou no brasileiro e pulou para quinto na 16ª volta. Um giro depois, Felipe perdeu o sexto posto para Ricciardo.

Mas os dois pilotos da equipe austríaca queriam mais. Com os carros acertados desde sábado para pista molhada, o tetracampeão colou rapidamente em Bottas e não precisou se esforçar tanto para saltar para quarto. Ricciardo veio na sequência e, com uma linda manobra, também tomou o quinto posto do finlandês.

Lá na ponta e 18s à frente de Button, o terceiro colocado, os dois protagonistas do campeonato continuavam seu embate interno. A distância entre os ambos era de apenas 1s2. Mais atrás, entretanto, os dois pilotos da Red Bull já eram mais velozes com os meninos da Mercedes.

Com as posições mais ou menos definidas na frente, o pelotão intermediário vivia um tiroteio, como novos pit-stops. Entre as voltas 22 e 24, Grosjean, Sutil, Maldonado, Kvyat e Raikkonen foram de novo aos boxes. E, novamente, optaram pelos intermediários. Nesse meio tempo, a direção ainda autorizou o uso da asa móvel.
Nico Rosberg e Lewis Hamilton ponteando o GP do Japão (Foto: Getty Images)

Na ponta, a briga se intensificou de vez entre os dois líderes do Mundial. Depois de fazer a diferença cair de 1s7 para 0s2 em menos de quatro voltas, Hamilton encostou em Rosberg. Mesmo depois de um pequeno erro, o inglês continuava infernizando. 

E aí, de tanto tentar e azucrinar a vida de Nico, Hamilton conseguiu a ultrapassagem na 29. O inglês começou a desenhar a manobra ainda na última chicane, quando grudou no adversário e, aproveitando uma ligeira perda de força do alemão na entrada da reta e a asa móvel, o campeão de 2008 manteve a linha de fora e ficou por lá até o contorno da primeira curva, assumindo, assim, a liderança da etapa nipônica.

Uma vez na frente, Hamilton abriu imediatamente 4s para Rosberg, que acabou virando presa para Jenson Button, que vinha em uma segura terceira posição. Mais atrás, a tabela mostrava Button, Ricciardo e Vettel, que vinha do segundo pit-stop. Bottas, Massa, Hülkenberg, Kvyat e Pérez fechavam o top-10.

A volta 32 marcou a parada de box de Button, que voltou em quinto. Enquanto isso, Vettel, que vinha voando em quarto, já era dono da melhor volta da prova em 1min51s915. Um giro mais tarde, a Mercedes chamou Rosberg para o segundo pit-stop. Ao mesmo tempo, Button já registrava a passagem mais veloz da corrida: 1min51s721. Três voltas depois, foi a vez de o líder parar, deixando Ricciardo momentaneamente na ponta. O australiano, entretanto, logo foi aos pits, devolvendo a liderança a Lewis.

Mais atrás, Magnussen, apenas em 14º, continuava enfrentando dificuldades para se manter na pista, saindo e rodando na primeira curva — o mesmo acontecia com Vergne, a Williams também fazia a troca de pneus de Massa. Isso na 38ª passagem. Bottas veio no giro seguinte. Lá na frente, Hamilton já se distanciava dos rivais, com direito a volta mais veloz da prova, em 1min51s600.
Um pouco mais atrás, Rosberg permanecia em segundo, mas a 9s8 do colega de equipe. Vettel, por sua vez, vinha em terceiro, mas viveu um pequeno susto, escapando da pista nos esses. Por causa disso, o alemão viu a aproximação de Button, que já estava às voltas com a pressão de Ricciardo, que não tardou a superar o inglês da McLaren. Neste momento, a chuva voltou a incomodar mais ao se tornar mais intensa.

Ao mesmo tempo, a TV já mostrava a escapada de Adrian Sutil, que foi parar na barreira de pneus da curva 7, depois de aquaplanar e rodar na volta 43. No giro seguinte, Jules Bianchi também acabou escapando no mesmo ponto. Só que o francês acabou batendo no trator que retirava o Sauber de Sutil. Por causa do acidente com o piloto da Marussia, a direção de prova chamou à pista o safety-car e o carro médico — este último por conta do resgate de Bianchi. A bandeira amarela foi acionada, mas substituída na sequência pelo pano vermelho, que determinou em seguida o fim da corrida, com 44 das 53 voltas previstas completadas.

Assim, Lewis Hamilton assegurou a vitória em Suzuka. A oitava da temporada e a terceira consecutiva em 2014, o que significa agora que o inglês possui dez pontos de vantagem para Nico Rosberg, o segundo colocado. Sebastian Vettel foi o terceiro, depois de uma corrida impecável. Ricciardo, Button, Bottas, Massa, Hülkenberg, Vergne e Pérez completaram a lista dos dez primeiros.

As imagens do GP do Japão
#GALERIA(5098,82518)
F1, GP do Japão, Suzuka, final:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:51:43.021 47 voltas
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES +9.180  
3 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT +29.122  
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT +38.818  
5 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES +1:07.550  
6 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES +1:53.773  
7 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES +1:55.126  
8 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES +2:07.638  
9 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT +1 volta  
10 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES +1 volta  
11 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT +1 volta  
12 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI +1 volta  
13 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI +1 volta  
14 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES +1 volta  
15 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT +1 volta  
16 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT +1 volta  
17 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT +1 volta  
18 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI +1 volta  
19 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT +1 volta  
20 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI +3 voltas NC
21 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI +4 voltas NC
  14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI +42 voltas NC
               
MELHOR VOLTA LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:51.600 volta 39
               
RECORDE FELIPE MASSA BRA FERRARI 248 F1 1:29.599 07/10/2006
MELHOR VOLTA KIMI RÄIKKÖNEN FIN McLAREN MP4-20 1:31.540 09/10/2009

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.