Com ultrapassagem de classe, Hamilton supera Rosberg e vence GP do Japão paralisado por acidente de Bianchi
Lewis Hamilton venceu o agitado GP do Japão em Suzuka depois de ultrapassar Nico Rosberg, por fora, na volta 29 da corrida, marcada pela chuva, performances excelentes e um acidente sui generis com Jules Bianchi que levou ao encerramento prematuro da prova. Felipe Massa terminou em sétimo
Mas parece que, dizendo assim, a prova foi simples. Pelo contrário: no fim, um acidente ainda incerto e não sabido com Jules Bianchi botou o carro-médico e a ambulância na pista e o safety-car novamente para agrupar o pelotão com a chuva que voltava a cair. A tensão fez-se presente. Não havia imagens disponíveis. Repentinamente, apareceu a bandeira vermelha; minutos depois, a direção deu a corrida por encerrada na volta 47 das 53 programadas. Alinhados nos pits, os pilotos desceram do carro em meio à apreensão. Hamilton mal comemorou a vitória.
O GRANDE PRÊMIO segue a transmissão AO VIVO e em TEMPO REAL para atualizar o estado de saúde do piloto francês.
Rosberg e Sebastian Vettel, um dos destaques, foram ao pódio.
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Com todos já a postos na reta principal e calçados com os pneus de risca azul, a direção de prova decidiu autorizar a largada com o safety-car à frente do pelotão, que tinha na pole Nico Rosberg. E foi assim que a corrida japonesa, a 15ª etapa de 2014, teve início. Sob avisos no rádio de pista muita molhada e sem visibilidade, o traiçoeiro traçado fez a primeira vítima: Marcus Ericsson rodou nos esses e por lá ficou. Um minuto depois e, antes mesmo de ser completada a segunda volta, a direção optou pela bandeira vermelha.
Dessa forma, o safety-car conduziu os carros para o pit-lane, onde todo mundo parou, na esperança de uma melhora das condições do tempo e do circuito — alguns pilotos, inclusive deixaram seus carros por alguns instantes. Desde momento em diante, a direção ficou monitorando a situação. E, em um primeiro momento e por causa de uma redução da intensidade da chuva, ficou decidido reiniciar a prova às 15h25, horário local, 3h25 (de Brasília). Novamente, a largada foi feita com o auxílio do carro de segurança.
Assim sendo, lá foram os carros para uma nova tentativa de corrida, abrindo a terceira volta. E com todo o cuidado do mundo, o pelotão seguiu atrás do safety-car. Nesse tempo, Fernando Alonso, que largava em quinto, se viu inerte na pista, depois que a F14T apagou, aparentemente devido a uma falha eletrônica. Fim de GP do Japão para o espanhol, portanto. Enquanto isso, a pista apresentava aos poucos condições.
Na ponta, Rosberg já abria distância para Hamilton — 2s2 era a vantagem. Aliás, cabe o destaque: nessas primeiras voltas, os dois caras da Mercedes andavam incríveis 4s mais rápido que o restante do grid. Enquanto os prateados faziam sua própria corrida lá na frente, os demais decidiram seguir a opção de Button e Maldonado.
Assim, o pit-lane ficou movimentado a partir da 12ª passagem. Na primeira rodada, Bottas, Ricciardo, Magnussen e Räikkönen trocaram para os pneus intermediários. Na sequência, Massa e Vettel vieram também. Rosberg parou no 13º giro, enquanto Hamilton permaneceu por uma volta a mais — na ânsia de tentar pular na frente, o inglês acabou escapando na volta anterior ao pit-stop.
Dessa forma, depois das paradas, a ordem era: Rosberg, Hamilton, Button, Bottas, Massa, Vettel, Ricciardo, Magnussen, Räikkönen e Hülkenberg.
Mas os dois pilotos da equipe austríaca queriam mais. Com os carros acertados desde sábado para pista molhada, o tetracampeão colou rapidamente em Bottas e não precisou se esforçar tanto para saltar para quarto. Ricciardo veio na sequência e, com uma linda manobra, também tomou o quinto posto do finlandês.
Lá na ponta e 18s à frente de Button, o terceiro colocado, os dois protagonistas do campeonato continuavam seu embate interno. A distância entre os ambos era de apenas 1s2. Mais atrás, entretanto, os dois pilotos da Red Bull já eram mais velozes com os meninos da Mercedes.
Na ponta, a briga se intensificou de vez entre os dois líderes do Mundial. Depois de fazer a diferença cair de 1s7 para 0s2 em menos de quatro voltas, Hamilton encostou em Rosberg. Mesmo depois de um pequeno erro, o inglês continuava infernizando.
Uma vez na frente, Hamilton abriu imediatamente 4s para Rosberg, que acabou virando presa para Jenson Button, que vinha em uma segura terceira posição. Mais atrás, a tabela mostrava Button, Ricciardo e Vettel, que vinha do segundo pit-stop. Bottas, Massa, Hülkenberg, Kvyat e Pérez fechavam o top-10.
Mais atrás, Magnussen, apenas em 14º, continuava enfrentando dificuldades para se manter na pista, saindo e rodando na primeira curva — o mesmo acontecia com Vergne, a Williams também fazia a troca de pneus de Massa. Isso na 38ª passagem. Bottas veio no giro seguinte. Lá na frente, Hamilton já se distanciava dos rivais, com direito a volta mais veloz da prova, em 1min51s600.
Ao mesmo tempo, a TV já mostrava a escapada de Adrian Sutil, que foi parar na barreira de pneus da curva 7, depois de aquaplanar e rodar na volta 43. No giro seguinte, Jules Bianchi também acabou escapando no mesmo ponto. Só que o francês acabou batendo no trator que retirava o Sauber de Sutil. Por causa do acidente com o piloto da Marussia, a direção de prova chamou à pista o safety-car e o carro médico — este último por conta do resgate de Bianchi. A bandeira amarela foi acionada, mas substituída na sequência pelo pano vermelho, que determinou em seguida o fim da corrida, com 44 das 53 voltas previstas completadas.
Assim, Lewis Hamilton assegurou a vitória em Suzuka. A oitava da temporada e a terceira consecutiva em 2014, o que significa agora que o inglês possui dez pontos de vantagem para Nico Rosberg, o segundo colocado. Sebastian Vettel foi o terceiro, depois de uma corrida impecável. Ricciardo, Button, Bottas, Massa, Hülkenberg, Vergne e Pérez completaram a lista dos dez primeiros.
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:51:43.021 | 47 voltas | |
2 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | +9.180 | ||
3 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | +29.122 | ||
4 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | +38.818 | ||
5 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | +1:07.550 | ||
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | +1:53.773 | ||
7 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | +1:55.126 | ||
8 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | +2:07.638 | ||
9 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | +1 volta | ||
10 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | +1 volta | ||
11 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | +1 volta | ||
12 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | +1 volta | ||
13 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | +1 volta | ||
14 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | +1 volta | ||
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | +1 volta | ||
16 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | +1 volta | ||
17 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | +1 volta | ||
18 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | +1 volta | ||
19 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | +1 volta | ||
20 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | +3 voltas | NC | |
21 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | +4 voltas | NC | |
14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | +42 voltas | NC | ||
MELHOR VOLTA | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:51.600 | volta 39 | ||
RECORDE | FELIPE MASSA | BRA | FERRARI 248 F1 | 1:29.599 | 07/10/2006 | ||
MELHOR VOLTA | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | McLAREN MP4-20 | 1:31.540 | 09/10/2009 |