Comissão de Pilotos pede à FIA maior clareza sobre definição dos limites de pista durante provas do Mundial de F1

A Comissão de Pilotos na FIA quer que o órgão máximo do automobilismo mundial seja mais claro em relação às regras sobre limites da pista na F1 - e que padronize estas regras para todas as categorias que sanciona

A Comissão dos Pilotos da FIA fez um pedido ao órgão máximo do automobilismo mundial após a última reunião da cúpula: que a FIA imponha regras mais rigorosas para o abuso dos limites das pistas nas categorias que sanciona -e não apenas a F1. 
 
Após os estouros de pneu de Nico Rosberg e Sebastian Vettel no GP da Bélgica, o assunto ganhou contornos mais importantes. Após isso, um plano foi desenvolvido por alguns dos maiores representantes da comissão, que incluem Emerson Fittipaldi, Emanuele Pirro, Karun Chandhok e Tom Kristensen.
 
Uma das soluções pensadas foi sobre o uso de melhores zebras, coisas que possam evitar que carros saiam da pista com tanta facilidade em casos fortuitos. No entanto, concluiu-se que algo assim deveria ser discutido também com os responsáveis pelos circuitos, já que envolve uma mudança considerável.
Escapou (Foto: Getty Images)
Dessa forma, algum dos representantes da Comissão dos Pilotos vai participar da próxima reunião da Comissão dos Circuitos para apresentar um projeto que funcione para todas as categorias do automobilismo e também do motociclismo.
 
Enquanto isso, o pedido é que pare de ser permitida a evasão dos limites da pista como acontece hoje em curvas e pedaços de certas pistas apenas porque os pilotos acabam não ganhando vantagem. Para a Comissão, uma regra universal deve ser aplicada para pistas e categorias para que os pilotos não possam abusar dos limites, com atitudes restritivas a quem fuja às margens.
 
Além disso, a Comissão se preocupa que as confusões quanto aos limites da pista na F1 estejam atrapalhando a aprendizagem dos jovens nas categorias-escola. Por isso a intenção de padronizar para fazer os mais jovens que chegam do kart compreender os limites de forma clara.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.