Comissão Europeia anuncia investigação de ajuda financeira ao circuito de Nürburgring

A Comissão Europeia afirmou que está investigando a ajuda financeira que a pista de Nürburgring recebeu. De acordo com a comissão, a ajuda fere as leis do mercado, já que a pista não consegue se manter sem refinanciamento contínuo

O futuro de Nürburgring continua incerto. Nesta quarta-feira (8), a Comissão Europeia anunciou que vai investigar a ajuda financeira dada pelo governo alemão à tradicional pista. O circuito anunciou falência, no início do ano, e recebeu apoio financeiro da administração local para evitar a quebra das empresas envolvidas.

No entanto, a Comissão Europeia desconfia que essa ajuda fere a legislação da Europa, já que Nürburgring não tem condições de se manter viável sem um refinanciamento contínuo.

Nurburgring pode ficar fora da F1 (Foto: Red Bull)

“Nesta fase, a Comissão tem dúvidas de que as medidas foram concedidas em termos de mercado e que as empresas são viáveis sem apoio estatal contínuo. A extensão de uma investigação profunda dá a terceiros a oportunidade de comenta sobre novas medidas em avaliação, mas não prejudica o resultado da investigação”, informou.

Outro problema apontado pela Comissão Europeia é o fato de a pista espanhola já ter recebido dinheiro do governo na crise anterior, em 2008, sendo que a legislação europeia impede dois resgates semelhantes em um período de dez anos.

“A Comissão está preocupada de que Nürburgring já fosse uma companhia com dificuldades em 2008, quando recebeu a ajuda anterior. Devidos aos seus efeitos de distorção, o resgate de uma empresa em dificuldades só pode ser concedido uma vez em um período de dez anos. A Comissão agora vai investigar se essas intervenções públicas estão de acordo com as regras da União Europeia”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.