Comissários adiam decisão sobre investigação de Hamilton para manhã de sábado em SP

Indecisão sobre caso da asa móvel de Lewis Hamilton só terá veredito da FIA na manhã de sábado. Comissários aguardam chegada de novas evidências para o caso

Quando o relógio estava próximo de bater as 10 da noite na fria sexta-feira (12) em Interlagos, a FIA anunciou que a investigação que há horas transcorria sobre uma irregularidade na asa traseira do carro de Lewis Hamilton só teria um veredito na manhã do sábado.

Hamilton anotou a pole na sexta-feira, mas a FIA avaliou que a Mercedes do heptacampeão mundial estava em desacordo com as regras determinadas para a asa móvel e enviou a questão para os comissários, que vão aguardar evidências que só estarão disponíveis na próxima manhã.

De acordo com Jo Bauer, delegado-técnico que responde pela supervisão das inspeções de todos os carros após as atividades de fim de semana, o carro de Hamilton estava acima do limite máximo de abertura da asa, o que aumenta a potência do carro quando o DRS é utilizado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lewis Hamilton larga na frente ou não na corrida sprint? (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“A posição dos elementos ajustáveis da asa traseira superior foi checada no carro #44 para notar se estava de acordo com o Artigo 3.6.3 das Regras Técnicas da Fórmula 1 2021. As exigências para a distância mínima [entre as partes da asa] foram alcançadas, mas as exigências para o máximo de 85 mm [de separação] quando o sistema de asa móvel é utilizado e foi testado de acordo com o TD/011-19 não foi alcançado. Estou enviando a questão aos comissários para a consideração”, afirmou Bauer.

Os comissários também ordenaram ao delegado-técnico que supervisionasse a remoção da asa traseira do carro e a apreendendo sob selo FIA, além de supervisionar o armazenamento do carro na garagem.

Caso a punição se confirme, Verstappen será o primeiro colocado no grid da corrida sprint e Hamilton largará na 20ª e última colocação. É bom lembrar que qualquer que seja a posição de Hamilton na corrida sprint ele ainda perderá mais cinco posições antes da largada do GP de São Paulo do domingo, por conta de uma troca do motor de combustão interna do carro #44.

GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o TL2 está marcado para as 12h (de Brasília), enquanto a corrida sprint começa às 16h30.

F1 EM SÃO PAULO: HAMILTON SOBRA, MAS PODE FICAR SEM A POLE NA CORRIDA SPRINT | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.