Comissários perdoam, e erro em pit-stop que provocou abandono de Räikkönen passa sem punição na Austrália

A Ferrari não foi punida por liberação perigosa no segundo pit-stop de Kimi Räikkönen no GP da Austrália deste domingo (15). O finlandês saiu para a pista com a roda solta e teve de abandonar por causa do erro dos mecânicos

Os comissários desportivos do GP da Austrália não puniram a Ferrari por liberação perigosa do carro de Kimi Räikkönen no segundo pit-stop do finlandês neste domingo (15). Com uma roda mal fixada, o piloto foi forçado a abandonar.

A roda que ficou solta foi a traseira esquerda. Räikkönen recebeu o sinal para acelerar antes que os mecânicos terminassem de parafusá-la. Metros mais tarde, foi-lhe dado o recado de que era melhor parar, e assim terminou mais cedo a primeira corrida do ano para o #7. Ele lutava pela quinta posição com o brasileiro Felipe Nasr.

A Ferrari conseguiu convencer os representantes da FIA de que não merecia ser penalizada pelo lance.

Kimi Räikkönen vai sair em quinto neste domingo (Foto: Getty Images)

"A equipe explicou que o sistema usado para monitorar os pit-stops não deu indicação de que o carro estava em uma condição perigosa quando liberado e a equipe fez com que o piloto parasse imediatamente que o problema se tornou evidente na telemetria", diz o texto divulgado pela FIA, que ainda ressalta que os engenheiros foram conferir os dados da telemetria assim que viram a reação dos mecânicos quando Kimi acelerou.

Desta forma, Räikkönen não sofrerá nenhuma sanção para o próximo GP, na Malásia, daqui a duas semanas.

As imagens do domingo do GP da Austrália
#GALERIA(5246)

POUCOS CARROS
E MUITA HISTÓRIA

Arnold Schwarzenegger junto de Lewis Hamilton no pódio em Melbourne (Foto: Reprodução)Lewis Hamilton obteve neste domingo na Austrália uma de suas vitórias mais tranquilas na carreira. Uma vez que contornou a primeira curva na frente, não sofreu qualquer pressão de Nico Rosberg. As Mercedes chegaram longe de Sebastian Vettel e Felipe Massa, terceiro e quarto, respectivamente. E Felipe Nasr ficou com um quinto lugar, pontuando na estreia na F1.

CORUJÃO DA F1

A nova transmissão comandada por Galvão Bueno que vai tentar aproximar o público das pessoas que levam a F1 à TV precisa de algumas coisas antes de ser continuada. Há que ser divulgada pela emissora. Depois, precisa tornar mais enxuto o número de convidados e oferecer uma razão de ser aos presentes no estúdio. Especialmente tem que dar prioridade sempre às notícias sobre F1. Apesar de uma primeira experiência desconfortável, a ideia pode ser amadurecida e tem potencial para dar bons frutos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.