Como assistir Fórmula 1 ao vivo no Brasil na TV aberta ou streaming

Popular há anos no Brasil, a Fórmula 1 tem transmissão na TV aberta e também disponível em streaming no território brasileiro. Tire as principais dúvidas e veja como acompanhar

A Fórmula 1 é um evento amado pelos brasileiros a muito tempo, e assistir Fórmula 1 ao vivo pelo celular e grátis é uma alegria para muitos. O esporte se tornou popular e é possível assistir inclusive na televisão aberta,, mas, nem todos querem acompanhar por lá e muitos não sabem que o programa foi excluído na programação de transmissão de uma grande emissora brasileira.

Entre os grandes nomes que fizeram história na competição automobilística mais assistida, três brasileiros serão sempre lembrados: Rubens Barrichello, Felipe Massa e o saudoso Ayrton Senna.

O campeonato já está na 72ª edição e é organizada pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo.

A história da Fórmula 1 oficialmente começou em 1950, mas antes disso já existiam corridas com prêmios, que eram disputados na Europa. Em 1950, o campeonato também foi dito mundial por conter uma etapa nos Estados Unidos.

O amor dos brasileiros pela competição cresceu ainda mais quando Ayrton Senna começou a participar do campeonato. O brasileiro ganhou 41 vezes, participando de 161 GPs.

Rubens Barrichello, o Rubinho, seguiu o conterrâneo e foi denominado como o piloto mais experiente até hoje da Fórmula 1, tendo ficado na competição de 1993 até 2011.

Transmissões pela televisão aberta

Todos os domingos de manhã durante sua temporada, a Fórmula 1 era transmitida pela Rede Globo. A concessão era exclusiva e, por isso, apenas esta emissora podia realizar a transmissão no Brasil. Após 40 anos de contrato, a emissora resolveu abrir mão dos direitos de transmitir o campeonato ao fim de 2020.

Os brasileiros já estavam acostumados com Galvão Bueno transmitindo as corridas mais importantes, mas agora terão de se acostumar com uma nova realidade.

Nova emissora

Sendo assim, a Band comprou os direitos e hoje, é quem transmite a Fórmula 1 no seu canal aberto, porém, até agora apenas para este e o próximo ano.

As corridas oficiais continuam acontecendo nos domingos e a Band também transmite os treinos aos sábados. Essa é uma boa diferença da emissora. Enquanto a Globo parou de transmitir alguns treinos, a Band aumentou o pacote. A BandPlay transmite as atividades não só do sábado, mas também da sexta-feira.

Para a emissora, a compra vale a pena. pois existem 3 formas de transmissão: TV aberta, o aplicativo Bandplay e através do site.

SERGIO PÉREZ; LEWIS HAMILTON; LARGADA; BAKU
Calendário da F1 tem 23 corridas (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Transmissão ao vivo

Para aqueles que pagam por serviços de streaming, é possível ver a própria Band através dos seus aplicativos para celular e tablet. A emissora também possui uma programação extensa na sua grade, que incluiu um programa apresentado por Rubens Barrichello, inclusive. Essa é uma boa opção para quem quer assistir Fórmula 1 ao vivo e se aprofundar mais sobre o assunto.

O BandSports também é um canal voltado apenas para as transmissões esportivas. Por lá, a programação é ainda mais intensa e vale a pena para os realmente apaixonados por esportes.

Onde assistir Fórmula 1 ao vivo e grátis

Alguns sites oferecem transmissão ao vivo para que os apaixonados por Fórmula 1 possam aproveitar sem precisar pagar por isso. O UOL Play, por exemplo, oferece 7 dias grátis para que as pessoas possam assistir o BandPlay, incluindo os treinos (sexta e sábado).

No BandPlay, é possível assistir Fórmula 1 ao vivo com programas voltados para o esporte como o Super Motor, que dá estatísticas sobre o que acontecerá no domingo após o estudo do treino.

O Uol Play, mesmo no período de teste, oferece a opção de 4 perfis e 4 telas simultaneamente. A Sky e a DirectvGo também oferecem a Band para aqueles que são assinantes.

O próprio site da Band, diretamente através do navegador, também possui transmissão e é possível assistir Fórmula 1 ao vivo. Outros sites e streamings também oferecem as corridas, porém, apenas após o evento ou pagando.

Opção oficial da FIA

A Fórmula 1 também pode ser assistida diretamente através da F1 TV. A plataforma é oficial, porém, é paga. É possível assistir através do navegador do usuário, mas também possui aplicativos para Android e iOS.

É importante entender sobre os planos do F1 TV, já que o Access somente oferece comentários e análises. Esse plano talvez seja perfeito para aqueles que querem apostar na Fórmula 1 sem precisar assistir as corridas. Para quem gosta das corridas, o plano Pro é o ideal, já que por lá é possível assistir Fórmula 1 ao vivo.

Calendário oficial

O calendário oficial conta com meses de corridas, por isso, é importante se programar para aqueles que você acha importante e não quer perder especialmente para quem quer assistir Fórmula 1 ao vivo, além de ter uma ideia de quem ganhou as corridas passadas.

O evento de 2021 começou em março e termina em dezembro, caso não haja novas interrupções devido ao cenário atual. A primeira corrida foi no Bahrein, e a última será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

1) GP do Bahrein – 28 de março – Ganhador: Lewis Hamilton

2) GP da Emília-Romanha – 18 de abril – Ganhador: Max Verstappen

3) GP de Portugal – 2 de maio – Ganhador: Lewis Hamilton

4) GP da Espanha – 9 de maio – Ganhador: Lewis Hamilton

5) GP de Mônaco – 23 de maio – Ganhador: Max Verstappen

6) GP do Azerbaijão – 6 de junho – Ganhador: Sergio Pérez

7) GP da França – 20 de junho – Ganhador: Max Verstappen

8) GP da Estíria- 27 de junho – Ganhador: Max Verstappen

9) GP da Áustria – 4 de julho – Ganhador: Max Verstappen

10) GP da Inglaterra – 18 de julho – Ganhador: Lewis Hamilton

11) GP da Hungria – 1 de agosto – Ganhador: Esteban Ocon

12) GP da Bélgica – 29 de agosto

13) GP da Holanda – 5 de setembro

14) GP da Itália – 12 de setembro

15) GP da Rússia – 26 de setembro

16) GP de Singapura – 3 de outubro

17) GP a ser definido – 10 de outubro

18) GP dos Estados Unidos – 24 de outubro

19) GP da Cidade do México – 31 de outubro

20) GP de São Paulo – 14 de novembro

21) GP a ser definido – 21 de novembro

22) GP da Arábia Saudita – 5 de dezembro

23) GP de Abu Dhabi – 12 de dezembro

Para os brasileiros o GP acontece dia 14 de novembro em São Paulo, mas ainda não existe nada resolvido devido as restrições dos outros países com o Brasil.

É possível também que a corrida seja sem plateia, mas provavelmente as informações mais assertivas serão vistas apenas quando o evento estiver mais próximo. A organização da corrida prometeu 100% de público.

Os favoritos do campeonato de 2021

LEWIS HAMILTON; MERCEDES; GP DA HUNGRIA; TREINO LIVRE 1; F1; FÓRMULA 1;
Lewis Hamilton em ação na Hungria (Foto: Mercedes)

O favorito desta edição continua sendo Lewis Hamilton, heptacampeão e ganhador em 2020. Ele já ganhou algumas corridas neste campeonato de 2021, e se espera que a liderança continue com ele. Mas, um jovem piloto é outro que chama a atenção: Max Verstappen, de apenas 23 anos. Max corre para a Red Bull, enquanto Hamilton está na Mercedes junto com Valtteri Bottas.

Em 2020, como dito anteriormente, Lewis Hamilton ganhou o campeonato, seguido por Valtteri Bottas e em terceiro lugar já estava Max Verstappen.

A animação toma conta já que as corridas estão bastante equilibradas. Quem quiser assistir Fórmula 1 ao vivo vai passar por fortes emoções.

Vários conhecidos do público estão competindo: Fernando Alonso e Sebastian Vettel estão entre os veteranos. O filho do grande Michael Schumacher também está participando dessa edição. Mick Schumacher está na Haas, mas é parte da academia Ferrari, assim como seu pai.

Em 2019, pilotos como Vettel e Sergio Pérez chegaram a velocidade de 359 km/h, um marco para os carros da Fórmula 1. A potência dos carros também chamam a atenção nessa temporada, porém, a Ferrari anunciou que seu motor será mais potente na final da competição.

Perguntas frequentes e como assistir Fórmula 1 ao vivo

  • Onde é possível assistir Fórmula 1 ao vivo?

Como dito anteriormente, é possível assistir em várias plataformas de streaming como a UOL Play, Sky, DirectvGo e também na plataforma oficial da Fórmula 1, a F1 TV.

  • Quais pilotos estão competindo?

Kimi Räikkönen, Antonio Giovinazzi, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr., Nikita Mazepin, Mick Schumacher, Daniel Ricciardo, Lando Norris, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Sergio Pérez, Max Verstappen, Nicholas Latifi e George Russell.

  • E as equipes?

São 10 equipes participantes da Fórmula 1 2021: Alfa Romeo, AlphaTauri, Alpine, Aston Martin, Ferrari, Haas, McLaren, Mercedes, Red Bull e Williams.

  • Como saber os favoritos?

Para aqueles que querem saber mais sobre os favoritos, assistir aos treinos é essencial. É nele que se pode descobrir quem largará na pole e também o desempenho dos carros. A Fórmula 1 possui a decisão por décimos, e por isso, um bom estudo do carro, dos pilotos e da equipe deve ser feita.

Muitas equipes dispensaram um carro renovado para essa temporada e focaram em atualizações apenas no motor, sem trazer novidades na aerodinâmica. Porém, alguns como a Ferrari, ainda estão trabalhando para conseguir chegar lá, enquanto a Mercedes já tem seu carro 100% montado – pelo menos até agora – para toda a temporada.

  • Quando os treinos são feitos?

Toda sexta e sábado antes da corrida. Esses treinos são gravados e serão exibidos pela Band nesta e na próxima temporada. A emissora aberta mostra os treinos de sábado, e a BandPlay os de sexta e sábado.

  • Os carros são modificados ao longo da temporada?

Sim. Cada pista possui diferentes características e por isso, os carros precisam ser modificados a cada GP. Certas pistas pedem o carro mais baixo ou mais alto, assim como a altitude das pistas variam, o que leva ao carro a necessitar de pacotes de aquecimento, por exemplo. Outras modificações acontece por necessidade, como por batidas. Estimasse que o gasto com batidas em um carro de Fórmula 1 supere os R$ 30 milhões.

  • Os pilotos já estão usando simuladores de corrida?

Muitos pilotos começaram a perceber a importância dos simuladores de corrida. A maioria deles pensava nos simuladores como meros jogos mas começaram a ver seus competidores utilizando versões cada vez mais realistas.

O treino na Fórmula 1 é caro e mesmo sendo um esporte de muito estudo dentro da equipe, os pilotos entendem que os treinos são reduzidos em tempo e período e ter uma opção extra vale a pena, até para aprender nas diversidades que o jogo oferece.

O fator psicológico também é trabalhado nas réplicas virtuais. Os pilotos podem ficar semanas sem treinar e depois do começo da temporada, não parar nenhuma semana por alguns meses. Por isso, estar acostumado com a repetição é importante para o psicológico e alguns pilotos estão conseguindo essa tranquilidade através dos simuladores.

  • Qual o motivo da Fórmula 1 levar tantos meses?

É normal que o calendário seja extenso mas o calendário de 2021 é o mais extenso da história. Devido ao que acontece no mundo, algumas adaptações tiveram que ser feitas para que as principais pistas voltassem a ser utilizadas.

  • Quais são as razões para um piloto ser desclassificado de uma prova?

Várias. Uma das mais comuns é que para verificar o nível de combustível utilizado, a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, abre o tanque do carro do piloto e retira uma medida mínimo de combustível no final da prova. Caso o carro não tenha esse mínimo de combustível, o piloto é desclassificado. O mínimo é pedido pois quanto menos combustível, mais leve o carro fica, e é necessário que os carros possuam um padrão de combustível para o peso ser balanceado entre todos.

Além disso, esse combustível, um litro, é enviado para análise, para verificar se não houve fraude.

  • Qual o motivo de tanta troca de pneus?

A velocidade que um carro da Fórmula 1 atinge é de 359 km/h. Por isso, os pneus precisam estar sempre novos já que o desgaste é intenso. Além disso, caso haja uma mudança na temperatura do local da corrida, os pneus terão que ser trocados por outros que se adaptem ao novo clima.

F1 NO BRASIL COM LOTAÇÃO MÁXIMA + CUTUCADAS DA RED BULL NÃO TIRAM FÉRIAS | Paddock GP #252

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar