Como série ‘Drive to Survive’ impacta na Fórmula 1?

Levantamento da Betway mostra como série documental da Netflix aumentou a popularidade da Fórmula 1 nos últimos anos ao redor de todo o ano

O interesse das pessoas pela Fórmula 1 não está aumentando por acaso, mas sim por um trabalho de divulgação cada vez mais digital feito pela Liberty Media. Um dos maiores sucessos atualmente é a série Drive to Survive, disponível no catálogo da Netflix desde 2018. O objetivo do programa é dar um olhar diferente para a categoria, e um levantamento feito pela equipe da Betway mostra que o resultado tem sido positivo. Um aumento de público nos Estados Unidos, por exemplo, está ligado ao programa que ganhou uma quarta temporada neste ano.

Segundo levantamento do blog Betway Insider, entre 2020 e 2021, a audiência da F1 cresceu mais de 58% apenas nos Estados Unidos. No âmbito global, o crescimento foi de 5% neste mesmo período, e a categoria atingiu mais de 1 bilhão de espectadores. Uma abundância de fãs, mas que ainda deve aumentar nesta próxima temporada. Além da disputa mais acirrada na mista, como foi possível perceber no GP do Bahrein, também existe o impacto da série sucesso na Netflix.

Drive to Survive estreou em 2018 e dá uma visão diferente aos bastidores da Fórmula 1, com entrevistas e filmagens que não costumamos acompanhar nas transmissões tradicionais de final de semana. Por exemplo, na primeira temporada, a equipe da McLaren ganhou muito protagonismo e chamou a atenção dos curiosos. Enquanto isso, na temporada que estreou em março deste ano, o destaque ficou na disputa entre Verstappen e Hamilton, que venceram mais de 80% das corridas.

O levantamento feito também aponta para um crescimento digital da F1, um dos principais objetivos da Liberty Medida, empresa que pagou US$ 4,4 bilhões pelo controle das categorias em 2016. Alguns números mostram que o engajamento nas redes sociais praticamente dobrou nos últimos anos. Entre 2019 e 2020, por exemplo, foram atingidos mais de 800 milhões de usuários, sendo registrado um crescimento de 99%. Ou seja, estamos falando de um forte impacto nas mídias digitais.

Equipes sentem o impacto da série

Uma curiosidade é que nem todas as equipes aprovaram a ideia de Drive to Survive, mas o sucesso de audiência fez com que alguns diretores mudassem de ideia. Em conversa divulgada pela equipe da Betway, site de apostas em F1, o CEO da McLaren, Zak Brown, admitiu que foi uma grande surpresa o sucesso real que teve da série com a categoria. Isso fez com que muita gente mudasse de ideia.

“Tem sido um sucesso real para a F1. Se fosse apenas uma série sobre carros em uma pista, talvez não fosse um sucesso, mas quando você entra na política, nas mudanças, nas rivalidades, e é sempre isso que está acontecendo, não vejo razão para não poder continuar por um muito tempo”, contou o chefão da McLaren. Isso mostra que a visão das equipes para a série mudou completamente.

Um dos motivos é a audiência de Drive to Survive, que já foi assistida mais de 50 milhões de vezes. A terceira temporada, lançada em 2021, foi a de maior sucesso e os produtores esperam repetir isso com a lançada neste ano. Outra expectativa fica para 2022, por conta de uma temporada que promete ser ainda mais acirrada do que as outras. A F1 tem tudo para ser um sucesso de audiência novamente, seja aqui no Brasil ou em outro país.

Temporada 2022

Além da maior presença digital, sobretudo com a série na plataforma de streaming, a F1 também deve ganhar uma atenção maior da mídia pelas emoções na pista. No primeiro GP do ano, no Bahrein, por exemplo, a Ferrari surpreendeu todo mundo e marcou 44 pontos com a dobradinha de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Um resultado que acabou com o domínio da Red Bull e da Mercedes na categoria.

Ou seja, o momento da F1 é muito diferente do passado e a Liberty Media tem trabalhado para colocar a categoria novamente no topo dos índices de audiência. Algo que será difícil, mas possível com a ajuda de recursos digitais. Não é apenas usar as redes sociais, mas também fazer com que a série Drive to Survive continue fazendo sucesso no catálogo da Netflix. Isso tudo ajuda muito a categoria.

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