Comprometida com F1, McLaren revela estar perto de assinar novo Pacto da Concórdia

O novo Pacto da Concórdia, que deve vigorar na Fórmula 1 entre 2021 e 2026, será assinado pela McLaren. Essa é a palavra de Zak Brown, CEO da equipe, antes do GP da Hungria

A Liberty Media, empresa dona da Fórmula 1, a FIA e as equipes da categoria discutem há meses um atualizado pacote de regras, um novo teto orçamentário e acertos comerciais que serão respeitados 2021 até 2016. O acordo, chamado de Pacto da Concórdia, precisa ser assinado por todas as equipes do grid para entrar em vigor.

A McLaren, que recentemente passou por sérios problemas financeiros, é uma das equipes que deve aceitar o acordo. Apesar da situação delicada causada pela pandemia de Covid-19, a equipe pretende continuar na Fórmula 1 e está focado em um compromisso a longo prazo.

“O novo Pacto da Concórdia reúne regras financeiras, técnicas e esportivas. E assegura uma forte base para sustentabilidade, crescimento e sucesso da Fórmula 1 para todos os acionistas”, disse Zak Brown, CEO da McLaren, para o site ‘Motorsport’.

McLaren deve ser a primeira equipe a assinar o novo Pacto da Concórdia (Foto: “McLaren”)

“O Liberty Media, a Fórmula 1, a FIA e as equipes estão trabalhando para proteger o esporte durante a crise da Covid-19 e nosso retorno às pistas. A McLaren está comprometida a continuar na categoria e estamos prontos para assinar o novo acordo”, completou.

O Pacto da Concórdia determina quanto cada equipe recebe de premiação ou tem de pagar de inscrição no início de cada temporada. Além isso, é responsável pela análise de quesitos amplos, como regras sobre os direitos de transmissão da categoria, ou aspectos mais específicos e que evoluem com os anos, como taxas pagas pelos promotores para realizar uma etapa do Mundial e veiculação de imagens de um fim de semana de corrida.

O acordo atual foi assinado em 2013 e dura até 31 de dezembro de 2020.

A McLaren pode ser a primeira equipe do grid atual a assinar o novo Pacto da Concórdia. Outras equipes devem realizar o acerto nos próximos meses.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.