Confira as declarações dos pilotos após GP da Rússia, quarta etapa da temporada 2016 do Mundial de F1

Nico Rosberg sobrou no GP da Rússia e garantiu a sétima vitória consecutiva na F1. Lewis Hamilton fez corrida de recuperação e foi segundo, com Kimi Räikkönen em terceiro, completando o pódio

Nico Rosberg foi soberano no GP da Rússia, disputado neste domingo (1). O líder do campeonato largou bem, disparou na frente e não foi ameaçado por ninguém, somando a respeitável marca de sete triunfos consecutivos. Lewis Hamilton, mesmo largando em décimo, conseguiu se recuperar e recebeu a bandeirada em segundo, mostrando que ainda tem vigor para brigar pela dianteira com o rival. Kimi Räikkönen chegou em terceiro e garantiu o pódio de número 700 para a equipe italiana.
 
Valtteri Bottas ficou com o quarto lugar, seguido pelo companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa. Fernando Alonso fez excelente corrida e terminou em sexto, no melhor resultado da McLaren na temporada. Kevin Magnussen foi mais um a se destacar em Sóchi e finalizou em sétimo lugar.
 
Romain Grosjean concluiu em oitavo lugar, somando pontos preciosos para a estreante Haas. Sergio Pérez foi o nono e Jenson Button fechou o grupo dos dez melhores classificados na Rússia.
Diante dos olhares de Nico Rosberg, Lewis Hamilton recebe o troféu pelo segundo lugar em Sóchi (Foto: Getty Images)
Veja declarações dos pilotos:
 
RENAULT
 
Kevin Magnussen, sétimo: “É um sentimento muito bom alcançar esses pontos pela equipe, já que eu sei o quão duro todo mundo está trabalhando nesta temporada. Fiz uma grande largada, mas perdi algumas posições na primeira curva por causa da rodada à minha frente. Depois disso, acelerei forte durante toda a corrida, fazendo algumas boas ultrapassagens, e tive um grande pit-stop por parte da tripulação. Tivemos um pouco de sorte hoje: viemos tendo azar no passado, então certamente não tenho o que reclamar.”
 
Jolyon Palmer, 13º : “É ótimo para a equipe chegar aos primeiros pontos da temporada e estou satisfeito que nós realizamos um progresso de verdade com o carro. Kevin mostrou hoje que é possível hoje, então esta é uma meta boa para as próximas corridas. No geral, aprendemos muitas coisas boas neste fim de semana e eu sinto que há muito para construir para as corridas que virão.”
Kevin Magnussen teve desempenho notável em Sóchi (Foto: Getty Images)
HAAS
 
Romain Grosjean, oitavo: “É bacana demais voltar aos pontos, especialmente depois de um fim de semana bastante difícil, onde nós jamais ficamos muito felizes com o carro. Foi uma boa primeira volta porque evitamos todos os incidentes, e então tive Sergio Pérez atrás. Ainda há muitas coisas que nós podemos melhorar no carro. Não estou 100% feliz com seu comportamento. Acho que, para a próxima corrida, vai ser muito melhor. É positivo saber que nós temos algo que vai se tornar melhor.”
 
Esteban Gutiérrez, 17º: “Foi uma corrida difícil desde o começo. Não foi definitivamente uma boa largada. Cheguei à primeira curva com muito espaço adiante e freei, mas, infelizmente, não pude parar o carro e acertei Nico [Hülkenberg]. É uma pena não apenas para mim, mas para ele. Tentei fazer meu melhor para me recuperar na corrida, mas obviamente nós fomos punidos e perdi muito tempo de pista. Entretanto, acelerei até o fim e nós administramos até o fim da corrida, o que foi bom. Nós precisamos agora focar na próxima corrida em Barcelona.”
 
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, nono: “Obviamente é muito bom sair daqui com meus primeiros pontos no ano, mas sem o furo que tive no pneu na primeira volta, o resultado hoje poderia ter sido muito melhor. Não consegui fazer uma boa largada, mas encontrei uma trajetória entrando na curva 2 e estava à frente de Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel na saída da curva. Então acabei tendo um furo, que acabou me colocando no fim do pelotão. Depois disso, fiz uma prova de recuperação e consegui voltar para o nono lugar, atrás de Romain Grosjean. Tive um carro rápido e pneus novos, mas ele tinha uma boa tração e não consegui me aproximar o bastante para fazer a ultrapassagem. É uma pena não marcar mais pontos porque nós fizemos tudo certinho hoje, mas nós estávamos azarados demais. Há muitas coisas positivas para tirar proveito deste fim de semana: a grande performance na classificação e um ritmo forte na corrida. O carro está melhorando, e nós vamos ter algumas atualizações pela frente, então estou me sentindo otimista para Barcelona.”
 
Nico Hülkenberg, abandonou: “Foi muito frustrante o desfecho do meu fim de semana. Entrei na curva 2 e senti um grande toque atrás. Esteban Gutiérrez perdeu seu freio, me acertou e acabei rodando. Fui acertado por outros carros e o dano era tão grande que não pude tentar continuar. É muito decepcionante e não foi a forma que eu gostaria de comemorar minha 100ª corrida. Espero que nossa sorte mude em breve, já que vemos tendo muito azar. Devemos ter algumas atualizações na Espanha, e eu quero voltar a marcar pontos, nós merecemos.”
Kevin Magnussen durante o segundo treino livre em Sóchi, na Rússia, nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)
MCLAREN
 
Jenson Button, décimo: "Colocar os dois carros nos pontos em uma pista em que não se adequa muito ao nosso pacote é um resultado fantástico para toda a equipe. Quando entrei na curva dois, tive que recuar porque estava o caos. A partir daí, eu estava em desvantagem, mas o carro tinha ritmo. Depois disso, foi apenas construir meu caminho de volta – o que eu realmente gostei. É difícil ultrapassar aqui, mas eu estava me divertindo. Acho que a próxima corrida em Barcelona será razoavelmente difícil para nós, mas não há nenhuma razão para não olhar para a frente."
Jenson Button fechou na zona de pontos com a McLaren (Foto: Getty Images)
RED BULL
 
Daniel Ricciardo, 11º: “É frustrante e uma pena ficar de fora da corrida mais ou menos desde a primeira volta, mas acho que essas coisas acontecem em corridas. Depois da largada, senti uma forte batida. Vi Seb vindo em minha direção, mas parecia que ele tinha batido também. Tivemos muitos danos e tive de parar. Nós pensamos em tentar os pneus médios, mas eles não estavam funcionando. Infelizmente, os danos foram muitos e não conseguimos aprender nada com a corrida de hoje e não soubemos onde nosso ritmo esteve. Barcelona e Mônaco devem ser melhores, então nós teremos corridas bem empolgantes.”
 
Daniil Kvyat, 15º: “Houve muita coisa acontecendo na largada, e eu não esperava ficar muito lento. Travei os pneus traseiros e o carro ficou um pouco fora de controle, o que causou o toque com Sebastian. Na curva 3, não consegui ver o que estava acontecendo à minha frente, Sebastian parecia estar lento e, infelizmente, não tive tempo para reagir e acabei causando o segundo toque. Sinto muito por Sebastian e também pela equipe, já que perdemos muitos pontos hoje tanto da minha parte como também de Daniel. Não me sinto bem, e essa provavelmente foi a pior primeira volta da minha carreira.”
 
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz, 12º: “Que corrida infeliz! Ainda que eu tenha feito uma das minhas melhores largadas, um pedaço de outro carro acertou nosso sidepod, o que me fez perder downforce durante meu primeiro stint e também significou que eu tive de parar mais cedo para meu pit-stop, onde coloquei os macios. Então isso comprometeu meu segundo stint e então acabei sendo punido em 10s. Agora é hora de zerar, me preparar para a minha corrida em casa, o que sempre me dá um impulso extra, e voltar mais forte do que nunca.”
 
Max Verstappen, abandonou: “Infelizmente tive de abandonar depois de estar em sexto. Parecia uma grande corrida até então, estava tranquilo e sem nenhuma pressão atrás de mim. Estava só seguindo os caras da minha frente e o nosso ritmo era forte. Pude administrar bem os pneus e eu tenho de dizer que estava bastante tranquilo, administrando tudo bem e isso tudo indicava algo muito bom. Quem sabe o que poderia ter acontecido? Claro que é decepcionante ter de parar o carro, mas este é um esporte mecânico e essas coisas acontecem. Agora nós só temos de tirar coisas boas desde fim de semana e ficar prontos para a primeira corrida da temporada na Europa, daqui a duas semanas, na Espanha.”
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 14º: "Foi uma corrida decente para mim. Tive um fim de semana difícil, lutamos para os pneus funcionarem aqui. Após os long-runs na sexta-feira, esperávamos que o carro iria se comportar melhor com bastante combustível, o que se confirmou hoje. Estou satisfeito com o meu desempenho na corrida. Obviamente, não é onde queremos estar. Estamos lutando, só precisamos nos concentrar ainda mais para trabalhar em nosso desempenho."
Marcus Ericsson largou em último e conseguiu ganhar algumas posições na corrida (Foto: Getty Images)
MANOR
 
Pascal Wehrlein, 18º: "Resultado decepcionante hoje. Fiz boa largada e conseguiu evitar todos os problemas nas primeiras curvas, em seguida, o primeiro stint foi muito bom para mim. Tive uma boa disputa com os carros da Sauber, mas depois do primeiro pit-stop, eles estavam na minha frente. Dei o máximo para ultrapassar um deles novamente, mas destruí meus pneus, então fui aos boxes novamente. Na segunda parada, tivemos um problema com o pneu traseiro esquerdo, perdemos muito tempo. Acho que o 18º era o melhor que poderíamos esperar. Agora temos de nos concentrar e ver o que fazer para melhorar. Agradeço ao time pelas boas primeiras corridas e por seu trabalho árduo."
 
Rio Haryanto, não completou: "Hoje estava sem sorte e é muito decepcionante, especialmente depois de ter feito um bom começo, provavelmente o meu melhor da temporada até agora. Ganhei algumas posições, no entanto, quando contornava a curva dois, havia muitos carros brigando e a Force India de Hülkenberg girando, mas eu não tinha para onde ir. Houve contato na lateral e um pouco de dano, o que significava que eu tinha que parar o carro. Depois de dois bons dias, é decepcionante terminar o fim de semana desta forma, mas olhando para os aspectos positivos eu sinto que nós estamos mais competitivos e eu estou ansioso para a próxima corrida, em Barcelona".
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.