Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Inglaterra 2020

Com 1min24s303, Lewis Hamilton assegurou a pole-position para o GP da Inglaterra neste sábado (1). Valtteri Bottas completa a primeira fila, com Max Verstappen fechando o top-3

Lewis Hamilton conquistou mais uma pole na carreira, a 91ª. O inglês sobrou em Silverstone na hora em que precisava, desbancando Valtteri Bottas no Q3 com 1min24s303, mais de 0s3 na frente do companheiro de Mercedes.

Max Verstappen voltou a ser o melhor do resto, mas tomou mais de 1s para Hamilton, mostrando que a Red Bull ainda está bem atrás da Mercedes. Em performance inspirada, Charles Leclerc colocou a Ferrari na quarta colocação, enquanto Lando Norris fechou o top-5 pela McLaren.

Lance Stroll larga em sexto com a Racing Point, mas de pneus médios, o que pode representar uma estratégia bastante promissora. Carlos Sainz Jr, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon e Sebastian Vettel foram os outros classificados para o Q3.

Pierre Gasly perdeu o 100% de aproveitamento de idas ao Q3 de forma cruel. É que o francês fez exatamente o mesmo tempo de Stroll, décimo colocado no Q2, perdendo no desempate por ter registrado a volta depois. Alexander Albon manteve o momento complicado e larga em 12º, seguido por Nico Hülkenberg, que volta ao grid pela Racing Point.

George Russell, Kevin Magnussen, Antonio Giovinazzi, Kimi Räikkönen, Romain Grosjean, Daniil Kvyat e Nicholas Latifi completam o grid de largada do GP da Inglaterra.

Confira as declarações dos pilotos:

Lewis Hamilton, pole: Hamilton celebra pole com confiança recuperada após erro: “Precisei respirar fundo”

Valtteri Bottas, segundo: Bottas vê decepção com 2º lugar, mas crê que está “tudo aberto” em Silverstone

Max Verstappen, terceiro: 3°, Verstappen fica 1s atrás e vê Mercedes rápida demais: “Fiz o melhor possível”

Max Verstappen bem que tentou, mas não conseguiu se aproximar da dupla da Mercedes (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Charles Leclerc, quarto: Leclerc revela surpresa com 4º lugar no grid do GP da Inglaterra: “Extremamente feliz”

Lando Norris, quinto: 5°, Norris teme ritmo de corrida da Ferrari. E Sainz lamenta “volta não muito boa”

Lance Stroll, sexto: “O ponto positivo de hoje é que vamos largar em sexto e nossa estratégia deu certo. Temos a vantagem de largar com médios e isso vai nos ajudar a lutar contra os carros ao redor. Estamos em uma posição para juntar bons pontos, e este é o objetivo. Parecíamos mais fortes ontem, então precisamos entender como podemos voltar melhores amanhã. Foi difícil encontrar o equilíbrio do carro, e isso nos afetou no primeiro setor. Perdemos um pouco de tempo na classificação. A temperatura e o vento foram diferentes de ontem e mudaram muito, então foi outro desafio para trabalhar em cima. No geral, estou feliz com a nossa posição. Amanhã é outro dia, estou confiante que podemos dar passos positivos durante a noite para ficar em boa forma em nossa corrida de casa”.

Carlos Sainz Jr, sétimo: “Foi uma classificação boa do ponto de vista do carro, ele estava cômodo, melhor que em outros GPs. Mas no Q3 não dei a melhor volta que podia, fiquei para trás em duas ou três curvas e perdi tempo na saída para a reta. Acho que poderíamos ter nos classificado um pouco mais acima. Mesmo assim, consegui um sétimo lugar com uma volta não muito boa”.

Daniel Ricciardo, oitavo: 8º, Ricciardo mira top-5 em Silverstone. E Ocon celebra progresso da Renault

Esteban Ocon, nono: “Foi uma boa classificação no geral, bem positiva, especialmente no Q1 e Q2, onde estivemos confortáveis. Perdemos um pouco no Q3, então vamos revisar o que aconteceu. Estou feliz com o progresso desde a Hungria e espero manter. Parecemos ter ritmo melhor no domingo, e classificação tem sido a área onde precisamos encontrar melhorias. Acho que amanhã será bom, estamos no top-10 e temos uma boa oportunidade de somar pontos decentes”.

Sebastian Vettel, décimo: Vettel lamenta falta de ritmo na classificação em Silverstone: “Estou lutando”

Pierre Gasly, 11º: “Estou feliz com minha classificação hoje. Novamente, tivemos ritmo para o Q3 e novamente igualei o tempo de volta da Racing Point, que é, no momento, um dos melhores carros do grid. Isso é muito positivo e significa que nós fizemos um trabalho muito bom. Largar em 11º amanhã nos dá liberdade na escolha dos pneus, e acho que temos a chance de um bom resultado na corrida. Evoluímos desde o começo do fim de semana, então espero que possamos terminar entre os dez primeiros amanhã e levar alguns pontos para casa.”

No Q2, Gasly marcou o mesmo tempo de Lance Stroll, mas segundos depois e, por isso, ficou atrás do rival (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Alexander Albon, 12º: Albon lamenta nova queda no Q2 e reconhece: “Não consigo explicar aquela volta”

Nico Hülkenberg, 13º: Hülkenberg admite que “tinha mais potencial” e se espanta com “carros-fera”

Kevin Magnussen, 14º: “Vimos [o Q2] se aproximando. Era nossa expectativa ao vir para este fim de semana, mas fizemos o trabalho que poderíamos para nos classificar à frente da Alfa Romeo, que são os nossos principais concorrentes. Isso é tudo o que podemos fazer no momento. Há um salto para o próximo grupo. Desde que possamos garantir que tiramos o nosso máximo na classificação, mesmo que estejamos um pouco fracos lá, é nisso que devemos concentrar, estar mais acima possível. Existem alguns caras que podem sofrer algumas punições, então isso pode nos impulsionar um pouquinho mais acima no grid. Quem sabe, isso pode nos aproximar dos pontos que esperamos poder marcar novamente.”

Antonio Giovinazzi, 15º: “Demos alguns passos à frente e ficamos felizes com isso. Ainda há muito trabalho a fazer, claro, mas estamos um pouco mais próximos dos outros e estamos caminhando no rumo certo, o que nos dá muita motivação. Estou bem feliz com minha volta, acho que foi o melhor que poderia ter sido, mas não foi o bastante para um lugar no Q2. Como nas etapas anteriores, nosso ritmo de corrida parece um pouco melhor, então acho que temos chance de lutar por alguns pontos. Vamos tentar largar bem, lutar e ver o que acontece.”

Kimi Räikkönen, 16º: “O carro tem sido forte neste fim de semana, tive uma boa impressão com ele e a tocada foi boa, mas é óbvio que ainda estamos perdendo alguma coisa. Poderia estar mais acima no grid, mas fiquei encaixotado na última curva. Se bem que, para ser justo, o resultado final não seria muito diferente. Temos coisas para trabalhar em equipe, fizemos melhorias, mas precisamos seguir nesta direção. A corrida amanhã deve ser interessante. Espero que estejamos melhores para lutar por um lugar entre os dez primeiros.”

Romain Grosjean novamente ficou no Q1 e larga em 18º no GP da Inglaterra (Foto: Haas)

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 17º: “Eu me senti bem no terceiro treino, estava feliz com o carro, especialmente com o equilíbrio. Fizemos algumas mudanças para a classificação, mas o carro simplesmente não se comportou da mesma forma. É algo que nós estamos sofrendo: de sessão para sessão, não é a mesma coisa. Foi complicado. Tivemos três tentativas no Q1, mas nenhuma delas foi muito boa. Vamos ver o que podemos fazer amanhã. Estamos na Inglaterra, muita coisa pode acontecer com o tempo. Deveria ter chovido na classificação, mas tivemos céu azul. Talvez amanhã vamos ter o contrário e possamos tirar vantagem disso.”

Daniil Kvyat, 18º: “Minha volta foi muito boa e estou bem satisfeito com isso. Mudamos algumas coisas, e eu me senti confortável com o carro hoje, tive mais confiança passando por determinadas curvas, o que foi ótimo, e o único lugar onde estou perdendo um pouco de tempo na comparação com Pierre foi na reta. Estou largando cinco posições atrás em razão da minha punição, então sei que não vai ser fácil amanhã. Mas, geralmente, eu me sinto muito forte durante a corrida. Vou acelerar o máximo que puder, e marcar pontos segue sendo meu objetivo.”

Nicholas Latifi, 19º: “Fizemos um trabalho quase do zero no carro durante a noite atrás de mais competitividade. E o carro estava bem melhor mesmo, fiquei bem mais confiante. Estou bem frustrado com o erro que cometi na última volta. Acelerei muito, rodei. Acho que eu poderia ter passado para o Q2 se tivesse acertado a volta, George mostrou que dava. Nós tínhamos dúvidas quanto ao nível do carro na classificação em relação ao que tivemos na Hungria, mas mostramos que podemos ter sucesso também em pistas assim. Tivemos sinais positivos, só um pouco frustrado com o meu desempenho”.

George Russell, 20º: “Precisamos ficar satisfeitos com a nossa performance: foram três corridas sendo rápidos no sábado e lentos no domingo, então acertamos o carro mais para a corrida, por isso, fiquei um pouco surpreso com a nossa performance hoje. O carro parecia ótimo, foi bem bom guiar aqui. É claro que ir ao Q2 é ótimo e queremos ainda mais, mas nossa meta realista é bater Haas e Alfa Romeo, a AlphaTauri está bem na frente. Estou feliz com a minha performance, vamos ver o que acontece amanhã”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.