Confira declarações dos pilotos após classificação para GP da Áustria, nona etapa da temporada 2018 da F1

Valtteri Bottas derrotou Lewis Hamilton e levou a pole-position na Áustria. Mas o britânico tem motivos para ficar feliz: Sebastian Vettel, rival na luta pelo título, foi punido por atrapalhar Carlos Sainz Jr. e larga em sexto

A expectativa de Mercedes na pole-position neste sábado (30) se confirmou, mas com o piloto que talvez não se esperasse. Valtteri Bottas alcançou a primeira pole-position de 2018 no Red Bull Ring e se colocou em vantagem na disputa interna com Lewis Hamilton.
 
A situação, que já era favorável aos pilotos da Mercedes, ficou ainda melhor pelos problemas de Sebastian Vettel. O alemão, além de não conseguir velocidade suficiente na volta rápida, atrapalhou Carlos Sainz Jr. e foi punido com a perda de três posições no grid, caindo para sexto. Melhor para Kimi Räikkönen, Max Verstappen e Romain Grosjean, agora no top-5.
 
Além de Vettel, o top-10 ainda conta com Daniel Ricciardo – irritado com a Red Bull –, Kevin Magnussen, o citado Sainz e Nico Hülkenberg.
 
O GP da Áustria, marcado para as 10h10 deste domingo, é a nona prova da temporada 2018 da F1. O campeonato tem Hamilton na liderança e com a missão de abrir vantagem sobre o vice, Vettel.
Valtteri Bottas (Foto: AFP)

Confira declarações dos pilotos após a classificação do GP da Áustria:

Valtteri Bottas, primeiro: Com “mais fome que qualquer outro”, Bottas celebra 0s1 achado na volta da pole na Áustria e tem um desejo: largada limpa

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton vê erro no Q3 como decisivo para pole de Bottas na Áustria, mas destaca dobradinha da Mercedes

Kimi Räikkönen, terceiro: "Não é o resultado ideal, mas é um resultado decente. Sofri um pouco com sobesterço nas últimas curvas, tentando carregar velocidade, mas o carro estava ok. Claro que sempre há coisas para melhorar. Hoje fizemos nosso melhor, mas não foi suficiente. Amanhã é um dia diferente e nós sabemos que classificações são diferentes de corridas. Vamos largar com pneus diferentes dos dos nossos adversários e vai ser interessante ver isso se desenrolar."

Max Verstappen, quarto: "O carro pareceu estar um pouco melhor hoje no Q1 e no Q2, mas a gente não deu o passo necessário no Q3. O fim de semana inteiro estávamos tentando solucionar o acerto do carro, o que significa que não estamos tão pertos [de Mercedes e Ferrari] quanto gostaríamos. Isso afeta nossa classificação e nosso ritmo de corrida. Já estamos em situação melhor do que ontem, então espero avançar um pouco mais amanhã. Estávamos com menos velocidade nas retas, mesmo que estivéssemos com o mínimo de downforce. Acho que ganhamos um pouco mais com a nova configuração de motor que temos, mas nada tão evidente."

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, quinto: “Foi uma classificação muito boa. Realizamos um bom trabalho no acerto do carro e construímos nosso ritmo ao longo do fim de semana. Estou muito feliz por entrar no Q3 usando apenas um jogo de pneus no Q2. Aí nós pudemos nos divertir mais e fazer nosso jogo no Q3. Fiquei feliz com o carro. Tudo correu bem e o equilíbrio foi ótimo. Esperava que estivéssemos em quarto. Fiquei pensando: ‘Vamos, dá para ficar lá’. A verdade é que as outras equipes estão mais rápidas, mas estou muito orgulhoso por estar entre as duas Red Bull e estou feliz por Kevin estar em oitavo. Temos os dois carros no top-10 para a corrida amanhã, e espero que possamos marcar alguns pontos.”

Sebastian Vettel, sexto: Vettel aposta em ritmo de corrida da Ferrari e prevê “luta acirrada” pela vitória na Áustria. E pede desculpas a Sainz

Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)

Daniel Ricciardo, sétimo: Ricciardo critica estratégia traçada pela Red Bull para classificação na Áustria e reclama: “Poderíamos ter sido mais justos”

Kevin Magnussen, oitavo: “Acho que a equipe fez um trabalho muito bom hoje com o carro ficando muito bom. Romain fez uma volta muito boa e esteve mais rápido durante o dia todo. Acho que sexto e oitavo lugar são posições de largada muito boas para amanhã. Nós vamos ver como vai ser o domingo. Nosso ritmo ontem no segundo treino, nos longo-runs, foi muito bom. Vamos fazer tudo o que for possível, mas nós precisamos chegar nos pontos. Vamos manter nossos pés no chão e ver o que vamos poder fazer amanhã.”

Carlos Sainz Jr., nono: “Hoje conseguimos superar nossas principais limitações desde ontem, e o carro se mostrou melhor. Tivemos uma forte classificação, e estou feliz por estar em nono no fim das contas, o que foi o melhor resultado possível hoje. Vamos fazer o possível para avançar desde a largada amanhã e esperemos que nós tenhamos um ritmo de corrida a mais para brigar por bons pontos. Ultrapassar é sempre difícil aqui, mas há três zonas de ativação da asa móvel, então vamos ver o que isso vai trazer.”

Nico Hülkenberg, décimo: “Fizemos um bom trabalho para entrar no top-10 hoje. Não estou tão feliz com a classificação, então espero por algo melhor na corrida amanhã. Ë uma pista curta aqui, e se você não tiver um bom equilíbrio do carro é difícil tirar todo o ritmo em uma volta. Vamos com o objetivo de cuidar dos pneus amanhã, já que 71 voltas vão ser bastante desgastantes com tantas curvas. Há muita potência passando pela borracha, então nós precisamos ser espertos durante a corrida.”

Romain Grosjean (Foto: Haas)

Esteban Ocon, 11º: “Uma vaga no Q3 estava totalmente fora de alcance hoje. Perdemos 0s1 ou 0s2, o que faz a diferença porque o pelotão intermediário do grid é muito apertado. Não tem sido o fim de semana mais fácil e estamos lutando para encontrar o ritmo, especialmente durante uma volta lançada. Acho que as atualizações que estamos levando para as próximas corridas vão nos dar o impulso que precisamos. O ponto positivo sobre largar em 11º é que isso nos permite uma escolha livre de pneus para amanhã e que posso começar a corrida com pneus novos. Para amanhã, estou apenas ansioso e mirando os pontos.”

Pierre Gasly, 12º: “Foi um bom dia. Parecemos estar mais competitivos do que estivemos na última semana em Paul Ricard, o que é positivo. Nós ainda precisamos trabalhar um pouco para encontrar mais ritmo e lutar com os caras no Q3, mas estou feliz com a volta que fiz e acho que nós tiramos o máximo do pacote que nós temos. O carro parece bom, e acho que, em termos de chassi, as coisas parecem bem positivas, mas sabemos que a velocidade em linha reta ainda está um pouco atrás da Mercedes e da Ferrari. Então, no geral, demos um bom passo, mas ainda há algum trabalho para ser feito. No entanto, 12º não é uma posição ruim para largar amanhã porque nós vamos ter liberdade para escolher os pneus.”

Fernando Alonso, 13º: Alonso valoriza 13º no grid da Áustria, mas cobra atualizações “substanciais” da McLaren para ser mais competitivo

Lance Stroll, 14º: “Estou muito feliz por conseguir passar para o Q2. Olhando para trás, acho que havia mais por vir, uma vez que nós tivemos apenas um jogo de pneus porque usamos três sets no Q2, o que normalmente não é nosso planejamento. Mas, desta vez, nós somente queríamos colocar todos os nossos esforços para passar do Q1, o que nos colocou para trás no Q2. Acho que nós perdemos um pouquinho do equilíbrio no Q2, uma vez que, com algumas melhorias na pista, acho que poderíamos ter provavelmente um pouco mais da asa dianteira, e isso teria nos ajudado a ganhar mais algumas posições. No entanto, no geral, acho que nós temos de estar bem satisfeitos por ter passado ao Q2, que é um passo no rumo certo.”

Stoffel Vandoorne (Foto: McLaren)

Stoffel Vandoorne, 15º: “Foi uma sessão muito apertada e que não correu perfeitamente para mim. Não tive nenhum problema em particular nesta tarde. Mudamos muita coisa no carro ontem, mas deixamos isso de lado hoje, mas ainda parecia um pouco diferente partindo de um jogo de pneus para outro, o que é difícil de explicar. Talvez seja a preparação do pneu, ou outros carros fizeram voltas de aquecimento antes de começar as voltas lançadas. Todo mundo que tocou nessas zebras-salsichas amarelas quebrou peças dos seus carros. Mesmo na classificação nesta tarde, quebrei um pouco meu carro, e ainda nem cheguei a tocar nas zebras. Elas são bem rígidas. Não vejo motivo para colocá-las lá: se você passar do ponto lá, você vai perder tempo de qualquer forma. A classificação foi mais ou menos o que nós esperávamos. Vamos ver amanhã o que a corrida vai proporcionar.”

Sergio Pérez, 16º: “Estou decepcionado por ficar fora da classificação tão cedo hoje. Definitivamente, não era o resultado que estávamos esperando. Estivemos muito perto de passar para o Q2, mas no fim ficamos fora. Peguei muito tráfego no último setor da minha última tentativa e isso me manteve fora do Q2. Não conseguimos maximizar nossa performance, e esse foi o preço que paguei. Com essas diferenças bem pequenas, nós tínhamos de ser perfeitos para avançar, e esse não foi o caso hoje. Sinto que demos alguns bons passos à frente com o carro neste fim de semana, ainda que não tivéssemos conseguido mostrar isso hoje, e vamos dar tudo para tentar recuperar e marcar alguns pontos amanhã.”

Sergey Sirotkin, 17º: “Foi uma classificação decepcionante. Acho que foi um desses casos onde nós pudemos melhorar desde os treinos livres e deixar o carro todo encaixado e ainda melhorar ao longo da classificação. Tínhamos ritmo para passar para o Q2, ainda que por uma margem bem pequena, mas minha volta de saída dos boxes foi fortemente comprometida pelo tráfego. Apesar disso, consegui melhorar meu tempo na primeira metade da volta, antes da bandeira amarela. Depois da bandeira amarela, tivemos de abortar a volta, já que havia muitos carros à minha frente. Olhando adiante para amanhã, nosso ritmo de corrida no segundo treino foi promissor, então estou pronto para amanhã.”

Charles Leclerc (Foto: Sauber)

Charles Leclerc, 18º: “Estou muito feliz com hoje. 13º. Não havia muito mais para tirar, e agora nós temos de trabalhar e entender porque nós andamos um pouquinho para trás depois do terceiro treino livre. Um agradecimento enorme para toda a equipe, que me colocou de volta ao carro para a classificação. Apesar da punição no grid, vou largar em 18º na corrida amanhã. Vai ser difícil avançar, mas vou acelerar o máximo que puder nas primeiras voltas e fazer o melhor trabalho para abrir caminho na corrida.”

Brendon Hartley, 19º: “Não foi uma boa classificação. Fiquei fora do Q1 e a 0s3 do meu companheiro de equipe. Não tem sido um fim de semana muito limpo, tive algumas das novas atualizações aerodinâmicas ontem, o que não correu 100% com o planejamento, mas então acho que nós chegamos ao máximo hoje. Danifiquei minha asa dianteira no terceiro treino, o que significou que tive de correr com a asa antiga na classificação. Foi uma decisão tomada bem antes da sessão por conta da falta de peças de reposição, então corri com um híbrido entre especificações, o que, claro, não foi o ideal. Mas hoje Pierre fez um trabalho melhor e a nova asa dianteira poderia não ter me dado 0s3, mas teria me ajudado a passar para o Q2. Minha última volta não foi limpa e fiquei muito perto do carro à frente tentando buscar uma corrente de ar. O pelotão do meio está muito apertado e 0s1 me colocaria até o Q2. Estou decepcionado com o 19º lugar, mas vamos lutar amanhã.”

Marcus Ericsson, 20º: “Foi uma classificação decepcionante para mim. Nós tivemos um bom fim de semana até agora, então precisamos trabalhar para entender porque sofremos tanto durante a classificação. O carro parecia bom, então nós vamos analisar os dados para buscar o máximo de potencial para a corrida.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.