Confira declarações dos pilotos após definição do grid de largada do GP da Índia em Buddh

Veja o que os pilotos disseram sobre o resultado do treino classificatório para a 16ª etapa da temporada 2013 do Mundial de F1, realizado neste sábado, em Buddh, com pole de Sebastian Vettel

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Mais uma vez Sebastian Vettel não teve adversários na F1. No treino classificatório disputado neste sábado (26), na Índia, o piloto da Red Bull sobrou ao cravar 1min24s159 e abriu 0s712 de vantagem para Nico Rosberg, o segundo colocado. Se o desempenho dominante da equipe austríaca já era esperado, a tarefa do alemão ficou facilitada quando Mark Webber optou por treinar com o pneu médio, não podendo, assim, ameaçar o companheiro de equipe.

A escolha não foi por acaso. Como o composto macio se desgasta muito, principalmente quando os carros estão com tanque cheio, o australiano achou mais prudente largar com a borracha média – mesmo que isso custasse posições no grid – e depois colocar o composto mais macio.

Aliás, a tática da borracha foi o grande mote do treino classificatório. Mesmo os pilotos eliminados antes do Q3 afirmaram que acertar a estratégia de pneus era fundamental para ter uma boa corrida neste domingo.

Sebastian Vettel terá a companhia de Nico Rosberg na primeira fila (Foto: Red Bull/Getty Images)

Confira as declarações dos pilotos:

LOTUS

Kimi Räikkönen, sexto: “Não foi uma classificação ideal, e eu ainda tenho problemas com o carro saindo de frente, mas no geral está melhor que ontem. Os pneus tinham de ser cuidados para dar uma volta na classificação, e é por isso que estamos onde estamos no grid. No geral, o carro está um pouco melhor do que nas últimas corridas, mas não aonde queríamos estar.”

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 17º: “Fizemos uma aposta mais uma vez de dar apenas uma tentativa com os pneus duros, e, apesar de ter dado certo recentemente, hoje não deu. Os tempos ficaram muito mais próximos do que esperávamos, e fizemos um cálculo errado do tempo de corte. Agora é fácil olhar e dizer o que deveríamos ter feito, mas nós tomamos a decisão juntos, e foi uma decisão errada. É difícil ultrapassar aqui, então vai ser uma corrida muito longa largando em 17º. Desta vez, não estaremos liderando a corrida após a primeira curva.”

SAUBER

Nico Hülkenberg, sétimo: “No geral, foi uma classificação muito boa. Sétimo é uma posição boa para amanhã, e espero uma luta próxima com as McLaren. Eles escolheram uma tática diferente com o pneu médio e nós estamos com o macio, então vai ser interessante ver quem termina à frente. E vamos ter de ver como lidar com estes pneus macios, já que eles não pareceram muito bons nos treinos de ontem. O ritmo de corrida com os médios está muito bom.”

Esteban Gutiérrez, 16º: “Acho que tivemos um bom ritmo e conseguimos arrumar os problemas que enfrentamos ontem. Mas ainda não me sinto confortável nesta pista, está muito escorregadia. No geral, tem sido um fim de semana complicado, apesar de ter conseguido um bom Q1. O carro estava muito bem para o Q2, mas aí acertei uma zebra, e isso me machucou e meu pescoço começou a doer muito. Agora vou ter de cuidar disso para estar bem para amanhã.”

Romain Grosjean caiu no Q1 em Buddh (Foto: Getty Images)

MCLAREN

Sergio Perez, nono: "Nono era provavelmente o máximo que alcançaríamos hoje. Sempre é difícil bater Fernando Alonso, mas eu poderia ter conseguido se tivesse dado uma volta a mais com os macios. Como precisamos cuidar deles para amanhã, não era a coisa mais certa a se fazer. Estamos em uma estratégia diferente dos demais, então vai ser bem interessante ver o que podemos fazer com os pneus médios. Há outros quatro carros entre o top-10 largando com estes compostos, então vamos ter de tirar vantagem quando os que estiverem com os macios pararem no começo da prova.”

Jenson Button, décimo: “Andar com os pneus duros no Q3 foi provavelmente a melhor estratégia para a corrida. Mas isso dói porque meu coração estava me dizendo para sair com os macios. As voltas de classificação foram muito boas com os macios – fui o mais rápido no Q1 –, mas os duros não funcionaram tão bem porque não consegui aquecê-los direito.”

TORO ROSSO

Daniel Ricciardo, 11º: “Sinceramente, quando cruzei a linha de chegada, meu engenheiro me contou no rádio que estava em nono, e eu pensei que estava bom, mas pouco depois caí para 11º. Fiquei um pouco desapontado, apesar de ter tirado o máximo do carro. Tivemos uma manhã intensa depois de ter escapado e danificado o carro na sexta, o que significou que não pude fazer uma simulação de corrida. Então tentamos fazer isso hoje e, como resultado, tivemos de negligenciar nossa sequência mais curta um pouco. Sendo 11º, tenho uma escolha livre de pneus, mas alguns dos caras no top-10 já optaram por dar suas voltas rápidas com os pneus duros.”

Jean-Éric Vergne, 14º: “Posso ficar razoavelmente satisfeito com minha volta rápida porque ela foi limpa, mesmo tenho perdido tempo em uma zebra, mas nada muito sério. Está bem próximo no nosso pelotão, e nós fizemos um bom trabalho durante a noite. Acho que na corrida de amanhã, com o pneu macio não durando muito, há muitas escolhas que podemos fazer em relação à estratégia, e eu estou confiante de que podemos brigar pelos pontos.”

FORCE INDIA

Paul Di Resta, 12º: “Acho que podemos ficar satisfeitos com o trabalho que fizemos. Minha volta no Q2 foi muito boa, apesar de ter cometido um errinho na última curva, então ficaram alguns décimos para uma volta perfeita. Definitivamente parece que progredimos, e minha confiança está aumentando com o jeito que o carro está funcionando.”

Adrian Sutil, 13º: “13º é mais ou menos a posição que esperava. O equilíbrio do carro não estava perfeito em minha última saída à pista, e estávamos saindo um pouco de frente, então poderia ter sido alguns décimos mais rápido. Como equipe, estamos em 12º e 13º, então estamos com boa chance de marcar pontos. As opções de estratégia são limitadas porque o pneu médio é bom para a corrida, muito mais que os macios.”

Force India na Índia (Foto: Force India)

WILLIAMS

Valtteri Bottas, 15º: “Hoje foi uma disputa bem apertada. No Q1, nós conseguimos extrair o máximo do carro, e o equilíbrio estava muito bom. No Q2, nós comprometemos um pouco nossa última volta, já que havia muitos carros mais lentos, e a temperatura do pneu estava um pouco mais baixa no início da minha volta, o que me custou algum tempo. Nós poderíamos ter ido um pouco mais rápidos, mas, tendo dito isso, os carros à nossa frente ainda estão com um ritmo melhor, então o resultado dessa classificação é um reflexo justo de onde estamos neste fim de semana. Nós vamos trabalhar duro esta noite para fazermos mais algumas melhorias no acerto, então poderemos brigar por uma posição melhor na corrida.”

Pastor Maldonado, 18º: “Eu tive problemas com tráfego duas vezes na minha primeira volta no Q1, com os pneus macios. A primeira vez logo na primeira curva e novamente na curva 10, o que comprometeu minha classificação, já que você tem apenas uma chance real de conseguir uma volta limpa com os pneus macios por causa da degradação tão alta. Eu geralmente consigo recuperar algumas posições na corrida, e o carro está mais competitivo no ritmo de prova, então estou confiante em poder avançar amanhã.”

MARUSSIA

Jules Bianchi, 19º: “De manhã, eu não estava feliz com o equilíbrio do carro, mas parece que chegamos ao máximo, e minha classificação foi boa. Estávamos bem próximos da Caterham no fim de semana e estou muito satisfeito de estar à frente deles. Acho que a corrida vai ser muito interessante, então é difícil fazer alguma previsão, mas é claro que quero manter minha posição de largada em relação a eles e aproveitar as oportunidades que vierem.”

Max Chilton, 22º: “Tem sido um fim de semana difícil com o equilíbrio do carro num circuito em que você realmente precisa ter o máximo dele para forçar com confiança. De manhã, estava um pouco mais feliz, mas na classificação não deu muito certo. Estou um pouco mais confiante com meu ritmo de corrida, então vamos ter de trabalhar durante a noite para ver como podemos otimizar isso.”

CATERHAM

Giedo van der Garde, 20º: “Na classificação, nós fomos para duas tentativas com o pneu macio, e minha primeira volta foi boa, mas ainda podíamos melhorar, principalmente no setor intermediário. Nós tínhamos planejados fazer sequências de duas voltas rápidas, mas ficou claro que poderíamos encontrar tempo com apenas uma. Minha volta foi bastante próxima de conseguir extrair o máximo possível do carro. Os pneus não estavam trabalhando ao máximo no primeiro setor, então talvez eu tenha perdido alguns décimos lá. Amanhã, nós sabemos que temos um ritmo de corrida para nos distanciarmos dos nossos rivais mais próximos, então vamos ver como as coisas vão.”

Charles Pic, 21º: “Na classificação, a pista tinha um pouco mais de aderência, mas, na minha primeira tentativa, eu não pude explorar isso ao máximo, então nós tiramos um pouco da asa dianteira para darmos uma volta rápida na segunda saída. Infelizmente, eu fiquei preso entre dois carros nesta volta e não pude encontrar o espaço para obter o tempo que sabíamos que seria possível, então terminamos em 21º.”

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