Confira declarações dos pilotos após disputa do GP da Coreia do Sul, no circuito de Yeongam

Entre as equipes intermediárias do grid, destaque para a Toro Rosso, que chegou à zona de pontuação com seus dois pilotos: Jean-Éric Vergne, em oitavo, e em nono, com Daniel Ricciardo. Jenson Button foi o primeiro a abandonar e disparou contra Kamui Kobayashi

O resultado do GP da Coreia do Sul determinou novos tempos na liderança do Mundial de F1. Graças à vitória em Yeongam, neste domingo (14), Sebastian Vettel assumiu a ponta da tabela. Caminhando a passos largos rumo ao tricampeonato consecutivo, o mais jovem bicampeão da história chegou a 215 pontos, enquanto Fernando Alonso, terceiro colocado em solo sul-coreano, agora é o segundo, com seis pontos a menos em relação ao piloto da Red Bull.

Mas Vettel não foi o único grande nome da corrida. A Toro Rosso surpreendeu ao colocar seus dois pilotos na zona de pontuação na Coreia do Sul: Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo, respectivamente em oitavo e nono. Outros não conseguiram bom resultado em Yeongam. A começar por Kamui Kobayashi, que parece mesmo ter perdido sua vaga na Sauber para a próxima temporada. O nipônico, destaque do GP do Japão, na semana passada, acertou o carro de Jenson Button no fim da grade reta e acabou colocando fim à corrida de ambos.

Kobayashi assumiu o erro cometido na primeira volta da corrida. Por sua vez, Button esbravejou contra o japonês. O britânico, aliás, seguiu o ainda parceiro de McLaren, Lewis Hamilton, e disse que já não tem mais chances de título. Outro campeão que passou bem longe dos pontos em Yeongam foi Michael Schumacher. Discreto durante todo o fim de semana, o heptacampeão vai fazendo uma despedida melancólica da F1.

GP da Coreia do Sul foi complicado para Paul di Resta, 12º na prova (Foto: Force India)

Confira abaixo as declarações dos pilotos no GP da Coreia do Sul

Daniel Ricciardo, nono: “Eu tive uma boa largada e ganhei algumas posições na primeira volta. Depois disso, tive um ritmo muito bom e fui capaz de alcançar os carros que estavam na minha frente. Jean-Éric [Vergne] estava na frente, ele passou um carro, fui capaz de fazer o mesmo para continuar a segui-lo. A segunda metade da corrida também nos viu ultrapassar alguns carros, ficando à frente de Schumacher e da Force India. Então, minha última passagem com os pneus macios foi minha melhor.”

“Com dez voltas para o final, entrei na curva 3, o carro foi para a esquerda e não consegui parar. Pensei que era uma falha na suspensão, mas consegui continuar, mesmo com o carro puxando muito para esquerda. Infelizmente, isso me custou o oitavo lugar, mas, pelo menos, vi meu companheiro de equipe conquistá-lo. Ainda estou muito satisfeito por estar nos pontos, apesar de ser uma mistura de emoções, porque teria sido meu melhor resultado na temporada. Mas, para a equipe, no geral, foi um dia muito bom.”

Sergio Pérez, 11º: “Foi uma pena não ter marcado pontos hoje. Meu primeiro stint foi muito bom, apesar de uma pequena saída de frente que veio em decorrência do incidente após a largada, quando danifiquei a frente do carro. Mas nosso plano era bom e a estratégia funcionou bem. Então, infelizmente, tivemos um problema no pit-stop e não conseguimos nos recuperar a partir disso. Foi aí que perdemos a corrida, porque voltei atrás de um pelotão de carros. No entanto, no fim [da corrida], novamente parecia que havia uma chance de marcar pontos. Meu carro estava rápido, ultrapassei Paul [Di Resta] e Lewis [Hamilton] teve um problema. Mas no fim não consegui alcança-lo. Hoje acho que o sexto lugar teria sido o que conseguiríamos alcançar em circunstâncias perfeitas.”

'Checo' Pérez ficou perto dos pontos, mas terminou atrás de Lewis Hamilton (Foto: Sauber)

Paul di Resta, 12º: “Foi uma corrida difícil sob muitos aspectos, e é justo dizer que o resultado da classificação nos prejudicou muito. Nós esperávamos que os pneus supermacios fossem muito melhores na corrida e, portanto, nós os poupamos para o segundo stint. E assim foi. Os pneus macios não duraram muito no início da corrida e, quando mudei para os supermacios, eles se desgastaram imediatamente. Dessa forma, não foi a melhor estratégia, e isso comprometeu toda a corrida, e depois ainda enfrentei problemas com o tráfego e não consegui fazer qualquer avanço. Pelo lado positivo, o carro parecia competitivo aqui com os pontos conquistados por Nico, mas é um pouco frustrante que não conseguimos ampliar isso.”

Michael Schumacher, 13º: “Há algumas corridas em que nada dá certo e você simplesmente tem de esquecer. Essa foi uma delas. Não conseguimos fazer os pneus funcionarem da maneira correta durante a corrida, o que tornou inconsistentes os tempos de volta e representou nosso passo atrás em termos de performance. Vamos esquecer, olhar para a frente, e espero que possamos conseguir voltar para a frente novamente nas próximas corridas.”

Pastor Maldonado, 14º: “No começo da corrida nós fomos muito duros com os pneus dianteiros, e isso significou que não poderíamos ter ido tão rápido quanto nós gostaríamos. Depois as coisas ficaram melhores com o pit-stop e conseguimos completar 30 voltas com o jogo de pneus. No geral, não fomos rápidos o suficiente neste fim de semana, então precisamos trabalhar para entender a razão e tentar melhorar para a próxima corrida.”

Vitaly Petrov, 16º: “Foi uma boa tarde para mim, e, provavelmente, o melhor resultado que poderia alcançar hoje. O carro foi muito bem durante toda a corrida, e tive um bom duelo com Heikki [Kovalainen] até a bandeirada. Hoje conseguimos administrar bem a diferença para as Marussia desde a primeira curva sem problemas, e desde então, foi só garantir os pneus. Foi muito difícil o primeiro stint com os pneus supermacios, mas os macios que usei no segundo e terceiro stints funcionaram muito bem e consegui levar [o carro] até a bandeirada sem problemas.”

Heikki Kovalainen, 17º: “Foi uma corrida bastante tranquila para nós. Era ter a certeza de que os nossos carros terminariam à frente das equipes atrás de nós sem problemas. Tive outra boa largada e fiquei à frente do meu companheiro de equipe desde a curva 1 até começar com os supermacios. Eles começaram a se desgastar relativamente rápido, sobretudo os dianteiros direitos, e como sabia que talvez seria assim durante toda a corrida, colocamos os macios nos dois pit-stops, que suportaram bem durante quase toda a tarde. Para ser sincero, foi uma corrida muito tranquila para mim. Conseguimos nos manter com facilidade à frente das equipes atrás de nós, não tivemos problemas com o carro e provavelmente fizemos tudo o que podíamos hoje.”

Timo Glock, 18º: “Fiquei muito animado no início da corrida quando pude ver que poderíamos desafiar os carros da Caterham. Tive uma grande oportunidade no meio do stint e tentei reduzir a diferença, como em Suzuka. Só que então assumimos o risco de colocar os pneus supermacios e esperar que Heikki [Kovalainen] cometesse um erro. Infelizmente não tive chances e na reta ele tinha o Kers, não consegui ataca-lo. Fui o primeiro carro a receber bandeiras azuis, o que me fez voltar a parte de trás da corrida. Nosso último stint foi bem mais longo, e o pneu dianteiro direito começou a se desgastar. Travei a roda dianteira e, nas últimas oito voltas, decidi levar o carro de volta para casa, e eu o fiz de maneira fácil e tranquila. Nossa estratégia era mesmo boa e foi ótimo correr e ameaçar as Caterham novamente. Foi muito motivador, e meus tempos de volta eram muito consistentes, por isso estou feliz com o progresso. Foi um bom trabalho também do pessoal da equipe. Espero que as próximas pistas, onde o efeito do Kers possa ser um pouco menor, que possamos seguir lutando como hoje.”

Charles Pic, 19º: “A primeira parte da corrida foi bem complicada para mim porque tive de largar em último por ter trocado o motor. Fiquei encaixotado, atrás dos HRT, e perdi muito tempo. Devido a isso, não demorou muito tempo e eu já estava longe das Caterham, que estavam à minha frente, e seria complicado alcança-los. Analisando este fim de semana, como um todo, fiquei muito satisfeito com a minha classificação e também nosso ritmo de corrida foi bom, sobretudo no meu último stint. Estou ansioso para conseguir descobrir outra nova pista para mim, na Índia.”

Narain Karthikeyan, 20º: “Optamos por começar a corrida com pneus supermacios. A largada foi boa, superei uns dois carros. Mas talvez não tenha sido a melhor opção começar [com pneus supermacios] porque os dianteiros se desgastaram muito desde o começo, o que fez com que o carro sofresse de saídas de frente. Mas, ao trocar para pneus macios, o balanço do carro era muito bom. Acho que somente uma parada foi [exigente] demais para os pneus dianteiros, mas tivemos de arriscar. Foi um fim de semana complicado, mas sigo otimista, por ter terminado a corrida depois de abandonar duas provas, e pelo GP da Índia, que está diante do horizonte.”

Pedro de la Rosa, abandonou: “A corrida se apresentava como complicada, mas a largada foi boa. Infelizmente, tivemos um problema com o acelerador desde a quinta volta. A princípio, parecia que ele estava ligeiramente travado, mas a medida que seguíamos volta após volta, foi ficando cada vez pior, por isso a equipe decidiu me chamar para os boxes e abandonamos. Parece que eles tomaram a decisão correta, já que, não somente o carro estava muito difícil de guiar e cada vez estávamos mais lentos, como era perigoso. Depois deste fim de semana difícil, agora temos de virar a página, olhar adiante e pensar na próxima corrida.”

Kamui Kobayashi, abandonou: “Esta é uma corrida para esquecer. No começo tive uma boa corrida, mas então havia quatro carros lado a lado se aproximando da curva 3. Tive Nico à minha direita e Jenson [Button] e Sergio [Pérez] do meu lado esquerdo. Alguém acertou meu pneu traseiro, e então ficou impossível controlar o carro, mas eu tinha de frear em algum momento. Não consegui evitar o acidente e sinto muito por ter arruinado a corrida de alguém, certamente não foi a minha intenção. Foi um momento muito difícil, não tinha para onde ir, mas acho que foi um erro meu. Parei para efetuar alguns reparos, mas meu carro estava muito danificado para terminar a corrida, por isso abandonamos após 17 voltas.”

Nico Rosberg, abandonou: “Infelizmente, foi um segundo fim de semana seguido muito ruim para mim e estou muito frustrado por ter sido acertado duas vezes nas primeiras curvas da corrida. Kobayashi me acertou por trás, e por isso a minha corrida acabou. O pequeno ponto positivo para tirar deste fim de semana é o nosso desempenho em classificação, que foi um pequeno passo adiante. Agora vou olhar para a frente, seguir para a Índia, e espero ter um pouco mais de sorte até lá.”

Jenson Button, abandonou: “Eu fiz uma largada muito boa e consegui passar as duas Mercedes. Na entrada da primeira curva, tive um leve incidente à minha frente [quando Sergio Pérez retardou a freada e bateu no carro da frente]. Fui forçado a tirar o pé e acabei jogando Nico [Rosberg] para fora da pista. Nico e eu tivemos uma boa corrida desperdiçada na reta da primeira volta. Retardei muito a freada na curva 3, e, de repente, o carro de Kamui [Kobayashi] estava escalando o meu carro pelo lado direito.”

“Isso é extremamente decepcionante. Esta é uma corrida longa, com muitas alternativas para todos. É um ótimo circuito para ultrapassagens, por isso é surpreendente ver pessoas se comportando dessa forma como na primeira volta. Não tenho mais uma chance realista de ganhar o Mundial, então vou curtir essas últimas quatro corridas. Marcar pontos para a equipe no campeonato de Construtores será a prioridade mais importante, por isso me concentrar em somar o máximo possível de pontos.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.