Confira declarações dos pilotos após GP da Austrália, primeira etapa da temporada 2016 do Mundial de F1

Sentimentos distintos na Force India, alívio na McLaren e a dupla da Toro Rosso insatisfeita com o resultado deste domingo. A seguir, confira as declarações dos pilotos sobre a avaliação do fim de semana do GP da Austrália de F1

O GP da Austrália abriu a temporada 2016 do Mundial de F1 e proporcionou uma corrida bastante animada, ainda que o resultado tenha sido o padrão da categoria nos últimos anos com a dobradinha da Mercedes. Neste domingo (20), coube a Nico Rosberg vencer, e o alemão creditou sua vitória à estratégia da equipe. O fato é que os rumos da corrida mudaram com o acidente fortíssimo sofrido por Fernando Alonso na volta 19 da corrida. A corrida foi interrompida por bandeira vermelha e proporcionou uma série de mudanças na estratégia das equipes e pilotos. Rosberg, por exemplo, foi um dos beneficiados, mas Sebastian Vettel perdeu uma vitória que a própria Ferrari acredita que era certa.
 
Outros tantos pilotos lamentaram a bandeira vermelha, como Nico Hülkenberg, que teve de adotar uma estratégia distinta e não conseguiu avançar além do sétimo lugar. A Toro Rosso mostrou ter o terceiro melhor carro da F1 neste começo de corrida, mas ficou devendo na fase final da prova e não conseguiu mais do que nono e décimo lugar com Carlos Sainz  Max Verstappen, respectivamente.
 
O sentimento também é de frustração para Daniil Kvyat. O russo sequer largou depois de enfrentar problemas no seu Red Bull RB12, tendo sorte distinta de seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, quarto lugar na prova.
A relargada em Melbourne após a bandeira vermelha que definiu os rumos da prova (Foto: Getty Images)
A seguir, confirma as declarações dos pilotos após a disputa do GP da Austrália de F1
 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, sétimo: “Colocar alguns pontos na mala na primeira corrida é uma forma positiva de começar o ano. Não foi um dia fácil e foi difícil saber que teria acontecido se a corrida não tivesse parado e recomeçado. Acho que a bandeira vermelha tornou as coisas ainda mais difíceis para nosso plano de apenas uma parada porque deu a chance de todo mundo perto de nós trocar os pneus. Então foi uma pena e significou que eu estava fora da minha posição e encaixotado pela Haas na maior parte da corrida. Não foi fácil chegar no Romain Grosjean e tinha muitos carros atrás de mim, o que significou que sempre estive sob pressão e tendo de me defender bem. Então, levando em conta as circunstâncias, o sétimo lugar parece satisfatório.”
 
Sergio Pérez, 13º: “Foi uma pena terminar fora dos pontos. Meus problemas começaram na largada: perdi duas posições e isso me colocou numa situação muito difícil. Levei meu primeiro stint atrás do Alonso, que estava com o composto mais rápido e, ficando encaixotado, destruí meus pneus. Infelizmente, tive uma situação parecida depois da relargada porque fui ultrapassado por Jenson Button, que estava com os supermacios, e isso me custou muito tempo. Infelizmente, o safety-car e a bandeira vermelha destruíram nossa estratégia, que era de uma parada apenas. Quando a corrida recomeçou, tivemos nosso trabalho comprometido: tive pressão do pessoal que vinha atrás, e as Renault e Williams à minha frente tornaram difícil lutar, até cheguei perto, mas não consegui atacar. No fim das contas, tive um problema de superaquecimento dos freios, provavelmente porque fiquei a maior parte da corrida no tráfego, mas ainda conseguimos administrar e terminar a corrida. Não foi o começo de temporada ideal para mim, especialmente depois de um bom trabalho que fizemos na classificação ontem, mas nós temos de seguir focando adiante e continuar trabalhando duro.” 
 

WILLIAMS

Valtteri Bottas, oitavo: “Obviamente, foi um fim de semana bem difícil. Os problemas que nós tivemos com a classificação e a punição no grid comprometeram a corrida. Não foi a corrida limpa que a gente esperava, mas ainda nos colocamos nos pontos com os nossos dois carros. Definitivamente, estamos almejando melhores colocações e, particularmente falando, estou ansioso para o Bahrein porque tenho certeza de que nós podemos fazer mais do que neste fim de semana.”
Em algum momento da corrida, a Toro Rosso chegou a encarar a Mercedes (Foto: Getty Images)
 
TORO ROSSO

Carlos Sainz, nono: “Não fiquei completamente feliz com o resultado de hoje porque acho que nós poderíamos ter marcado muito mais pontos com o carro que nós temos, mas fiz tudo o que eu poderia ter feito para terminar o mais alto possível. Fechar em nono é frustrante. A corrida foi um pouco caótica, então foi difícil fazer tudo certo. Depois da bandeira vermelha, as coisas se tornaram interessantes e, ainda que não seja uma pista das mais fáceis de ultrapassar, consegui fazer algumas boas manobras, algumas delas muito difíceis. Fiz minha corrida e acho que nós proporcionamos um bom espetáculo. Curti estar lá na pista, mas acho que nós merecíamos terminar mais acima depois de termos classificado em sétimo ontem.”
 
Max Verstappen, décimo: “Foi uma tarde bem frustrante. Tivemos uma grande largada na corrida e conseguimos manter a Mercedes [de Lewis Hamilton] atrás. O primeiro pit-stop também foi bom. Tínhamos ótimo ritmo e não tinha pressão atrás de mim, mas depois da bandeira vermelha nós tivemos um pouco de falta de comunicação para a segunda parada, e a partir daí foi muito difícil. Temos um carro fantástico, de forma que terminar em décimo não é onde deveríamos estar. Estou muito decepcionado porque esta era uma grande chance para nós de conquistar um grande resultado. Agora precisamos focar na próxima corrida e tentar marcar muito mais pontos do que hoje.”
 

RENAULT

Jolyon Palmer, 11º: “Acho que a equipe fez um trabalho incrível neste fim de semana para se classificar no Q2 e então terminar a corrida em 11º e 12º: este é o máximo que a gente poderia esperar alcançar. Foi um bom começo, ficamos perto de marcar pontos, e nós podemos avançar a partir daí. A corrida em si foi movimentada, porém muito divertida. Estou absolutamente maravilhado por lutar roda a roda de novo depois de um ano longe das corridas. É ótimo voltar à briga, e tudo correu bem para mim. Dias felizes.”
Jolyon Palmer completou sua primeira corrida como piloto de F1 (Foto: Getty Images)
Kevin Magnussen, 12º: “Nós temos um carro muito bom: o ritmo é forte, bem como o acerto-base. É algo que nós podemos continuar melhorando para funcionar e evoluir para alcançar mais performance. Hoje foi um começo muito complicado na largada com o furo no pneu. Não acho que tive algum toque, então foi um grande infortúnio. Você nunca quer ver um incidente de bandeira vermelha, e é algo positivo ver Fernando poder caminhar depois de um acidente dramático, mas a relargada nos ajudou. Nosso ritmo depois da relargada foi muito promissor, então estou empolgado para as próximas corridas.”
 

McLAREN

Jenson Button, 14º: “Estou muito feliz por Fernando conseguir caminhar a partir do local do acidente. Tenho certeza que ele vai se lembrar disso por muitas semanas. É assustador o quanto esses carros são catapultados quando eles tocam as rodas; na frenagem, tudo pode acontecer muito rápido quando algo dá errado. Mas o fato é que seu carro resistir mostra o quanto o esporte melhorou em termos de segurança.”
 
“Meu carro não foi tão ruim, mas acho que nós tomamos decisões equivocadas em termos de estratégia nesta tarde. E, também, a bandeira vermelha nos prejudicou porque nós já tínhamos feito nosso primeiro pit-stop. Então, depois da relargada, nós corremos com os supermacios, que durou cerca de dez voltas, e então nós voltamos com os médios, que cada um tinha desde o começo da relargada. Aqui você pode facilmente se aproximar, mas não é fácil ultrapassar, então terminamos atrás do pelotão depois de termos feito nossa parada.”
Fernando Alonso ficou aliviado e disse que nasceu de novo após batida (Foto: Getty Images)
Fernando Alonso, abandonou: “Sou grato por estar vivo e porque nada grave aconteceu. Uma combinação de fatores causadas por Esteban e eu resultou na batida. Estava no carro voando e capotando: pude ver o céu, o chão, o céu novamente. Então, quando o carro aterrissou, vi um pequno espaço e saí para garantir que minha mãe, que estava vendo a corria na TV em casa, pudesse ver que eu estava bem. Foi um incidente de corrida, e estou feliz que todos estão bem, o que é o mais importante.”
 
“Mas logo depois meus pensamentos mudam para uma certa frustração e decepção porque perdemos a chance de conseguir alguns pontos na primeira corrida da temporada, e também provavelmente perdemos uma unidade de potência porque o carro ficou mais ou menos destruído. Nós corremos riscos o tempo todo quando entramos num carro de F1: essas coisas acontecem, mas estou extremamente feliz por estar ok. O motivo de estar vivo provavelmente é graças a todo o fantástico trabalho que a FIA vem feito nos últimos dez ou 15 anos para melhorar a segurança, e agora é seguir trabalhando. E também sou grato por todos na McLaren, que construíram para mim um carro forte e seguro”
 
 
MANOR
 
Pascal Wehrlein, 16º: “Primeiro de tudo, é incrível terminar minha primeira corrida e gostaria de agradecer à equipe por isso. Tive uma largada fantástica e fiquei muito feliz por me ver em 15º lugar ao fim da primeira volta. A primeira metade da corrida foi muito forte e estava acelerando forte com os supermacios e, então, com os macios. Foi ótimo chegar a 13º em algum ponto e poder competir com a Sauber. As coisas mudaram para mim depois do meu primeiro pit-stop, que aconteceu um pouco antes da bandeira vermelha. Nosso plano era cumprir um stint curto com os pneus supermacios, o que significou que nós paramos para colocar os macios não muito antes do acidente, então tivemos de mudar muita coisa porque muitos dos outros carros ainda não tinham parado. Depois disso, todo mundo à nossa frente largou e veio me passar porque nós estávamos lutando com o desgaste dos pneus, então não pude fazer nada a respeito. Pouco mais para o fim, tive um problema no freio, então tivemos de focar em ver a bandeira quadriculada. Todos nós aprendemos muito neste fim de semana e todo mundo trabalhou muito bem, então nós tivemos um bom começo e agora temos de trabalhar duro para melhorar.”
 
Rio Haryanto, abandonou: “Minha corrida foi curta, mas muito positiva. Fiz uma boa largada, o ritmo era forte e fiquei feliz por conseguir controlar a diferença para os carros próximos a mim. Obviamente, fiquei decepcionado por não chegar ao fim do meu primeiro GP, mas sei que a equipe está decepcionada por isso ter acontecido. Todo mundo está começando a trabalhar muito bem juntos, então tenho certeza de que nós vamos estar melhores no Bahrein. Foi um fim de semana com um misto de emoções: algumas positivas, algumas coisas nós precisamos aprender. Problemas à parte, meu fim de semana de estreia foi muito especial, e o apoio que recebi da galera aqui e de todos da Indonésia foi incrível. Espero recompensá-los de uma maneira melhor no Bahrein.”
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, abandonou: “Hoje nós tivemos uma boa primeira parte da corrida, mas num certo ponto eu perdi potência e tive de abandonar. Não sei exatamente o que aconteceu. Não acho que o problema tenha alguma relação com o motor porque ele ainda estava funcionando. Deve ter sido outra coisa. É uma pena para toda a equipe. Depois dos testes de inverno, tivemos a ideia de que nós estaríamos bem. Sábado foi divertido, com toda variação de condições e circunstâncias, então sabíamos que a diferença de tempo [para a Mercedes] na classificação não foi real. O carro é bom de guiar, é rápido e eu tive uma boa impressão, mas, obviamente, precisamos terminar a corrida. Ainda temos algum trabalho a fazer.”  

HAAS
 
Esteban Gutiérrez, abandonou: “Não foi a corrida que eu estava esperando. No entanto, o mais importante é que Fernando e eu estamos bem. O carro estava bem e os resultados mostram que podemos ser bem competitivos. Romain fez um grande trabalho para a equipe. Chegar aos pontos em nossa primeira corrida é fantástico. Agora estou ansioso e focado para o Bahrein. Mal posso esperar para voltar a guiar.”
 
 
RED BULL
 
Daniil Kvyat, abandonou: “Estou feliz por Fernando estar ok, e olhando para a forma como foi o acidente, é um alívio saber que ele está bem. Quanto ao nosso dia, parece que um problema eletrônico nos colocou fora da corrida antes de largar. Acho que a Austrália não parece o lugar de mais sorte para mim. O carro simplesmente desligou, imagino que ele não quis fazer a corrida hoje, mas nós vamos voltar ao Bahrein e começar novamente lá. No ano passado, foi muito difícil não largar, mas neste ano estou muito mais forte, e tudo certo, essas coisas acontecem, fazem parte da vida e as corridas são assim.”
 

SAUBER
 
Marcus Ericsson, abandonou: “Não foi um bom dia. Quando a corrida foi paralisada, tive um problema com uma pistola do pneu no pit-lane. E não foi possível removê-la tão rápido quanto de costume, então tive de cumprir um drive-through por conta disso. Depois da corrida, em resumo, senti que havia algo de errado com o pneu traseiro esquerdo, então tivemos de voltar para a garagem. Às vezes, essas coisas acontecem. Vamos analisar isso para estarmos em melhor forma para o próximo fim de semana de corrida no Bahrein.”
VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.