Confira declarações dos pilotos após GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2017 do Mundial de F1

A F1 voltou das férias e abriu a segunda parte de sua temporada 2017 na Bélgica, no tradicionalíssimo circuito de Spa-Francorchamps. E a vitória ficou com Lewis Hamilton, que celebrou seu GP de número 200 no Mundial. Confira o que os pilotos disseram sobre a etapa belga, a 12ª do campeonato

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Lewis Hamilton celebrou seu 200º GP na F1 com uma atuação de gala em Spa-Francorchamps, neste domingo (27). Depois de igualar o número de poles de Michael Schumacher, o inglês soube controlar bem o ímpedo de Sebastian Vettel ao longo das 44 voltas do GP da Bélgica e abriu a segunda fase da temporada com a quinta vitória no ano. E a 58ª da carreira na maior das categorias. O desempenho ainda o fez cortar pela metade da diferença de pontos para o líder Vettel, que cruzou a linha de chegada em uma importante segunda posição. A verdade é que os dois protagonistas do ano foram impecáveis e voltaram a dividir o pódio, algo que não acontecia desde o GP da Espanha, em maio.

 
Dito isso, Hamilton e Vettel falaram sobre a rivalidade de ambos durante a prova. O tricampeão também elogiou muito o trabalho da Mercedes e da estratégia de corrida. Já o ferrarista admitiu que esperava ver um erro do adversário para tentar a vitória. Erro esse que acabou nunca acontecendo. Ainda assim, também comemorou o resultado e a liderança no Mundial.
 
A terceira colocação ficou com um espetacular Daniel Ricciardo, que alcançou o pódio depois de uma ultrapassagem dupla em cima de Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen na relargada. O australiano disse que apenas aproveitou a oportunidade dada. 
Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Já Felipe Massa, depois de tudo que aconteceu neste fim de semana em Spa, acabou conseguindo fazer uma boa oitava colocação com a Williams. O brasileiro definiu a corrida como perfeita, especialmente diante de todos os infortúnios que sofreu. A prova também foi marcada pelo acidente entre Sergio Pérez e Esteban Ocon, que provocou a entrada do safety-car. Os dois agora declaram guerra dentro da Force India.
 
Confira também o que dos demais pilotos do grid disseram sobre o GP da Bélgica:
 
 
 
KIMI RÄIKKÖNEN, quarto: “Óbvio que não foi ideal, queria conseguir um pouco mais. A punição nos prejudicou um pouco. Tive um pouco de sorte com o safety-car, deu para recuperar algumas posições. Longe do ideal. Óbvio que Monza vai ser importante para nós, como uma equipe italiana, os tifosi vão estar lá. Vamos lá esperando um fim de semana agitado. Vamos em busca de um bom resultado não só por nós, mas também pelos fãs”
Kimi Räikkönen se decepcionou (Foto: Ferrari)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

VALTTERI BOTTAS, quinto: “A corrida de hoje e o resultado em si foram uma enorme decepção. No geral, foi um fim de semana bem difícil para mim. Seria bom se ao menos tivesse conseguido estar no pódio e marcar alguns bons pontos para nós enquanto equipe. Depois da relargada após o safety-car, estava com os pneus macios, mas os caras me ultrapassaram com os ultramacios. Estava sofrendo com a aderência e não consegui lutar contra eles. Na corrida, os pneus macios estavam funcionando bem, mas durante a relargada sempre há um risco com os outros caras tendo pneus mais macios. Em uma corrida normal, nós tínhamos uma estratégia ideal de pneus. Foi um fim de semana bem difícil para mim, então tenho de aprender muito a partir disso porque não fui rápido o bastante. Preciso analisar meus erros rapidamente, e então voltar mais forte na próxima semana em Monza.”
 
NICO HÜLKENBERG, sexto: “Estou feliz e positivamente surpreso. Larguei mal, mas conseguir corrigir isso na primeira curva ao mergulhar por dentro. O carro estava melhor do que ontem e fomos a quarta melhor equipe, o que nos colocou no top-6. Tive uma bela disputa com o Alonso. Foi arriscado ficar lado a lado com ele e o Ocon. Alonso tentou uma manobra com DRS e o vácuo, o Ocon tinha muita velocidade, e eu pensei que isso não ia dar certo. Felizmente foi uma boa corrida e tenho certeza de que foi bom para quem viu de fora. Certamente estou confiante a respeito de Monza”
 
ROMAIN GROSJEAN, sétimo: “Foi uma baita corrida, estou até cansado agora. Sabíamos que dava para ficar perto do top-10, mas não esperávamos ficar lá. Depois de algumas voltas o carro pareceu ok. Não tive uma largada muito boa, mas comecei a pisar fundo. Nosso desgaste com ultramacios estava bom e planejamos uma parada. Eu via que a Force India partiu para duas paradas e pensei que, se eles não conseguissem muita vantagem, eu ficaria bem. O safety-car veio e eu tentei passa a Renault que estava na minha frente [Hülkenberg], mas ele estava rápido demais. Fico muito feliz e orgulhoso pela equipe. Depois do TL1 eu esperava dificuldades, mas nos recuperamos bem. Agora só precisamos ser mais consistentes com os pneus e o acerto do carro”
 
Carlos Sainz (Photo: Xavier Bonilla / Grande Premio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

 
CARLOS SAINZ, décimo: “Uma corrida divertida, cheia de ótimas disputas. Curti hoje, e foi ótimo ter terminado marcando um ponto, algo que não estávamos esperando neste fim de semana. Tivemos um grande ritmo na sexta-feira, mas depois da classificação de ontem não tínhamos tanta certeza sobre o que poderíamos alcançar hoje. Seguimos com uma estratégia alternativa depois de uma largada difícil, perdi algumas posições por conta de algum tráfego na primeira curva, e desde então conseguimos administrar e fizemos uma boa recuperação. Houve muita ação durante toda a corrida e, como equipe, nós fizemos as coisas certas na hora certa. O ponto de hoje é uma grande recompensa, com sabor de vitória. Deixo a Bélgica satisfeito com o resultado.”
 
LANCE STROLL, 11º: “Hoje certamente foi melhor do que ontem, mas ficamos sem pontos por pouco, o que é uma pena. Tivemos sorte com os problemas dos outros, mas certamente estávamos melhores. É uma pena que eu tenha sofrido danos ao passar o Magnussen na relargada do safety-car. Perdi parta da asa dianteira e tentei sobreviver até o fim. Não fosse isso, dava para atacar o Sainz e brigar por pontos. Mas foi uma corrida boa, de qualquer jeito. Muita coisa aconteceu e eu me diverti”
 
DANIIL KVYAT, 12º: “Uma boa recuperação hoje, levando em conta que larguei do fundo do grid. Foi uma corrida complicada, entrando no carro com condições de corrida sem ter muito tempo de pista durante o fim de semana. Pelo menos consegui administrar bem e tive algumas boas disputas. Toda vez que tinha a pista livre, tive ótimo ritmo, mas então acabei ficando preso atrás de outros carros, especialmente durante a segunda metade da corrida, depois do primeiro pit-stop. No geral, foi bom terminar a corrida depois do fim de semana difícil que tivemos. Nós agora vamos começar a nos prepararmos para Monza. Não estamos esperando que seja a nossa pista mais forte, mas você nunca sabe o que pode acontecer, então vamos buscar fazer nosso melhor para ter um fim de semana limpo e um bom resultado.”
Jolyon Palmer (Foto: AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

JOLYON PALMER, 13º: “Acho que a corrida poderia ser melhor. A gente sabia que a punição significava largar com pneus gastos enquanto todos ao meu redor tinham pneus novos, e isso ia me complicar. Mas tive uma largada decente e o carro melhorou muito quando trocamos pneus. O problema era ficar preso no tráfego a maior parte do tempo. Tive boas disputas, foi divertido, mas é uma pena não ter conseguido nada. Se tivesse largado em sétimo, certamente dava para pontuar”
 
STOFFEL VANDOORNE, 14º: “A gente largou bem, mas a corrida foi bem frustrante depois disso. Claro que seria complicado com essa posição de largada [20º]. O carro estava razoavelmente bom, tínhamos ritmo para avançar, mas a gente era um alvo fácil nas retas. Isso significa que a gente nunca tinha a chance de fazer ultrapassagens, nenhuma chance de defender posição. Fizemos mais ou menos o máximo que dava para fazer. Cruzamos a linha de chegada, o que deve ser o único ponto positivo”
 
KEVIN MAGNUSSEN, 15º: “Eu travei os pneus com freios e pneus frios na relargada. Foi meu erro e peço desculpas à equipe. Dava para pontuar com os dois carros. Preciso dar meu melhor semana que vem para compensar. Claro que fico feliz por pontuar com o Romain, mas é difícil engolir essa. Acho que seria uma boa disputa com o Massa, estava mais rápido que ele antes do safety-car. Dava para brigar com ele, mas não aconteceu e estou frustrado. Estamos em uma pista de alta velocidade, assim como a próxima. Espero que a gente volte a andar bem”
Marcus Ericsson (Foto: Sauber)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

MARCUS ERICSSON, 16º: “A gente já sabia que não ia dar para ser competitivo nessa corrida. Alguns trechos eram bons para nós, mas a falta de velocidade nas retas complicou muito a corrida para nós. Mesmo que Monza seja uma pista com o mesmo tipo de desafio, vamos fazer nosso melhor para buscar o melhor resultado possível lá”
 
 
 
 
PASCAL WEHRLEIN, NC: “Esse fim de semana foi difícil. Tive problemas com a suspensão do carro e abandonei, infelizmente. Já estou focando na próxima corrida e na oportunidade de ter um resultado melhor em Monza”
 
RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.