Confira declarações dos pilotos após GP da Inglaterra de Fórmula 1 2022

O GP da Inglaterra teve de um tudo neste domingo (3). Melhor corrida da temporada até aqui teve vitória de Carlos Sainz. Sergio Pérez e Lewis Hamilton completaram o pódio. Mas a prova foi marcada também por um forte acidente ainda na largada. Confira o que cada piloto do grid disse após a etapa britânica da F1

A Fórmula 1 testemunhou neste domingo (3) a melhor corrida da temporada 2022 até aqui. O GP da Inglaterra viveu tudo que era possível: acidente forte, briga por vitória, ultrapassagens belíssimas e os candidatos ao título longe do pódio. A vitória foi conquistada por Carlos Sainz, que se aproveitou de um safety-car providencial na parte final da corrida. Foi o primeiro triunfo do espanhol na maior das categorias do esporte a motor.

Sainz celebrou o sucesso ao dividir o pódio com Sergio Pérez e Lewis Hamilton. O mexicano protagonizou uma bela prova de recuperação, depois de que teve o carro danificado em um toque com Charles Leclerc ainda na primeira volta. Já o inglês da Mercedes levantou a torcida com uma atuação combativa. Hamilton chegou a brigar pela vitória.

Leclerc, traído por uma estratégia ruim da Ferrari, terminou em quarto, seguido por Fernando Alonso e Lando Norris. Líder do campeonato, Max Verstappen enfrentou problemas durante a corrida e foi apenas o sétimo. Ainda assim, somou pontos importantes na luta pelo bi. A zona de pontuação teve ainda Mick Schumacher, Sebastian Vettel e Kevin Magnussen.

A etapa britânica foi agitada e muito disputada, mas marcada também por um acidente sério ainda na largada. Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, foi acertado por George Russell, que fora tocado antes por Pierre Gasly. Por causa da velocidade, o carro do chinês capotou e voou sob a barreira de pneus. O piloto nada sofreu, muito em função do halo. Alex Albon também se envolveu em uma batida com Vettel e abandonou. Mas precisou visitar o hospital por precaução.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira abaixo tudo o que os pilotos da F1 falaram sobre o GP da Inglaterra:

CARLOS SAINZ, VENCEDOR: Sainz diz que “acreditou até o fim” em vitória na Inglaterra e destaca duelo com Hamilton

SERGIO PÉREZ, SEGUNDO: Pérez celebra recuperação na Inglaterra e destaca “batalha épica” com Hamilton e Leclerc

LEWIS HAMILTON, TERCEIRO: Hamilton exalta Mercedes por pódio na Inglaterra: “Estamos mais perto dos rivais”

CHARLES LECLERC, QUARTO: Leclerc admite decepção, mas parabeniza Sainz por “vitória incrível” na Inglaterra

FERNANDO ALONSO, QUINTO: Alonso ironiza FIA, mas comemora “grande resultado” com quinto lugar na Inglaterra

LANDO NORRIS, SEXTO: Norris lamenta erro da McLaren que custou 5º lugar na Inglaterra: “Demos de graça”

MAX VERSTAPPEN, SÉTIMO: Verstappen culpa destroços por problema na Inglaterra: “Carro estava despedaçando”

MICK SCHUMACHER, OITAVO: Schumacher festeja primeiros pontos na F1: “Posso focar no que importa agora”

SEBASTIAN VETTEL, NONO: Vettel celebra recuperação e explica batida em Albon na Inglaterra: “Todos frearam”

O acidente da largada que envolveu vários pilotos e fez Zhou sair voando (Vídeo: F1 TV)

KEVIN MAGNUSSEN, DÉCIMO: “Não acho que poderíamos ter esperado por mais. Acho que no primeiro stint nós não tínhamos um grande ritmo, ao menos se comparado ao segundo stint — onde encontramos o ritmo. Perdi algumas posições no primeiro stint irritantemente, porque então tivemos o safety-car no fim. Recebemos o pedido para parar os dois carros, mas tomei a decisão de continuar na pista — não sei se foi certa ou errada —, mas se foi a decisão errada, foi a que tomei. Com dois carros nos pontos, entretanto, você precisa ficar feliz com isso: conseguir uma quantidade boa de pontos nesse estágio do ano é muito bom. Vamos sair daqui com um grande sorriso em nossos rostos e com uma grande motivação para as corridas que estão por vir.”

LANCE STROLL, 11º: “Acho que tivemos uma corrida razoavelmente positiva. Os carros mostraram um ritmo muito melhor do que ontem, então é uma pena não ter conseguido marcar alguns pontos. Ainda estamos aprendendo e entendendo as atualizações, mas com base na corrida de hoje, vejo potencial para as próximas corridas. Estou feliz por [Guanyu] Zhou e Alex [Albon] estarem bem após a batida no início.”

NICHOLAS LATIFI, 12º: “Desde a primeira volta, estávamos lutando para subir no pelotão. No começo, fiquei surpreso com o quanto pude acompanhar os carros que estavam à frente, mas na realidade havia um pequeno ‘trem’ com DRS ativado que estava me mantendo ali, porque os carros de trás eram muito mais rápidos. Me senti muito bem ao realmente disputar a corrida no meio do bolo. Infelizmente, não tínhamos o ritmo no final e precisei gerenciar o carro no fim. O carro está devendo em downforce comparado aos outros, então estávamos perdendo tempo nas curvas de alta velocidade — o que não foi ajudado por alguns danos no assoalho hoje. Lutamos, mas não era pra ser hoje. É frustrante no fim, mas no geral foi um fim de semana positivo.”

O GP da Inglaterra teve duas largadas neste domingo (Foto: Red Bull Content Pool)

DANIEL RICCIARDO, 13º: “Primeiramente, estou feliz em saber que os pilotos estão bem depois daquele acidente na primeira volta. Em relação à nossa corrida, o carro simplesmente não parecia operar com o mesmo nível de aderência do que os outros. Eu podia sentir isso nos pneus ao tentar carregar velocidade. Foi um pouco estranho, então temos uma investigação a fazer. Então, tivemos um problema com o DRS, o que significou que não pude usá-lo depois da volta 31 — o que também foi de se lamentar. Obviamente, é duro ultrapassar com tudo isso, mas simplesmente não éramos rápidos o suficiente hoje. Foi uma tarde um pouco solitária.”

YUKI TSUNODA, 14º: “Foi um dia difícil. O acidente na largada foi inevitável, um carro passou na minha frente e não pude fazer nada. Por sorte, só danifiquei a asa dianteira e consegui voltar aos boxes com a bandeira vermelha, alinhando novamente na relargada. Infelizmente, um pouco depois, Pierre [Gasly] e eu nos tocamos. Tenho de rever as imagens, mas no momento acho que poderia ter esperado outra oportunidade para superá-lo. Eu estava rápido na entrada da curva e pensei que poderia ultrapassá-lo, mas não esperava que Pierre fosse fechar a porta. Foi erro meu e quero me desculpar especialmente com a equipe. Naquele momento, meu carro teve alguns danos que tornaram o resto da minha corrida muito difícil.”

ESTEBAN OCON, 15º: “O mais importante a ser tirado dessa corrida é que Zhou está bem depois daquela batida horrível. Aconteceu bem na minha frente e tive sorte de evitar a maioria, mas então sofri danos no lado direito do carro em contato com Alex [Albon]. Tenho que dizer, fizeram um trabalho incrível consertando o carro e se preparando para a relargada, então obrigado e parabéns a eles [mecânicos]. Fomos bem no reinício e o ritmo era bom. Um problema na bomba de combustível na volta 38 terminou nossa corrida, infelizmente, e tivemos que recolher o carro. Depois de tudo, não foi um fim de semana tranquilo, com alguns problemas no Q2 e hoje, durante a corrida. Então, precisamos olhar para tudo isso mais de perto. Foi um final de semana de muito aprendizado, e estou feliz pela equipe, com uma pontuação sólida de Fernando [Alonso].”

PIERRE GASLY, 16º: “Depois de um início de fim de semana difícil, conseguimos melhorar um pouco a situação na classificação. Depois da relargada, eu estava no caminho de um sétimo lugar muito bom. Mas depois do acidente com o Yuki [Tsunoda], a minha asa traseira sofreu danos e tivemos de retirar o carro. Cada ponto é precioso, especialmente em uma temporada como esta, então estou decepcionado com esse resultado porque foi um acidente evitável. O estrondo da batida de Zhou no início da corrida foi assustador, foi chocante vê-lo de cabeça para baixo, mas fico feliz em saber que ele está bem. Isso é o mais importante.”

A largada em Silverstone foi marcada pelo acidente forte de Guanyu Zhou (Foto: AFP)

VALTTERI BOTTAS, 17º: “Primeiro e mais importante, a principal coisa hoje é que Zhou está bem. Foi uma batida forte, e estou aliviado que nada sério tenha acontecido e que ele já tenha sido liberado pela FIA. Hoje, tivemos provas adicionais de como o Halo é uma das grandes inovações da F1 e o quanto a segurança aumentou nos últimos anos. Em relação à minha corrida, tivemos muitas oportunidades depois da relargada, mas tivemos um problema na caixa de câmbio — então, tive que parar para evitar mais danos. Foi um azar, porque tínhamos um ritmo bom e poderíamos ter marcado uma grande quantidade de pontos. Ainda que tenha sido um fim de semana duro, ainda podemos tirar alguns pontos positivos: o ritmo que mostramos na pista foi um bom sinal, e acho que podemos ser competitivos na Áustria, no próximo final de semana.”

GEORGE RUSSELL, ABANDONO: Russell culpa pneus duros por largada ruim antes de “acidente horroroso” com Zhou

GUANYU ZHOU, ABANDONO: Zhou exalta segurança na F1 após acidente na Inglaterra: “Halo me salvou”

ALEXANDER ALBON, ABANDONO: Albon celebra que “todos estamos bem” após forte acidente na largada em Silverstone

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.