Confira declarações dos pilotos após GP da Itália, 14ª etapa da temporada 2018 da F1

Em um domingo inspirado, Lewis Hamilton bateu Kimi Räikkönen e garantiu a vitória no GP da Itália deste domingo (2). Com Max Verstappen punido, Valtteri Bottas completou o pódio em Monza

Lewis Hamilton teve atuação inspirada em Monza neste domingo (2). No ataque desde a largada, o britânico conseguiu superar Kimi Räikkönen já nas voltas finais do GP da Itália e disparou na ponta para vencer com 8s705 de margem para o finlandês da Ferrari.
 
Max Verstappen recebeu a bandeirada em terceiro, mas foi punido em 5s por um toque com Valtteri Bottas e entregou o último posto do pódio ao finlandês, que desempenhou um importante papel na vitória do #44. 
Lewis Hamilton venceu o GP da Itália (Foto: AFP)
Sebastian Vettel rodou ainda nos primeiros metros em um lance com Hamilton e acabou em quarto, também beneficiado pela sanção ao piloto da Red Bull, que caiu para quinto.
 
Romain Grosjean aparece na sequência, à frente de Esteban Ocon, Sergio Pérez, Carlos Sainz Jr. e Lance Stroll. Sergey Sirotkin ficou em 11º, escoltado por Charles Leclerc, Nico Hülkenberg, Pierre Gasly, Marcus Ericsson e Kevin Magnussen.
 
Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Brendon Hartley foram os únicos que não completaram a corrida deste domingo.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
 
 
 
Sebastian Vettel teve de fazer uma prova de recuperação (Foto: Ferrari)
 
Romain Grosjean, sexto: “É ótimo pontuar outra vez e curtir uma boa série de corridas. Foi uma boa corrida, mas dura. As Force India foram, definitivamente, mais rápidas hoje. Eu tive de forçar muito o carro para mantê-los atrás. Estou muito feliz com isso, e muito feliz com o progresso do time. Nós subimos para o quarto posto no Mundial de Construtores, então isso é bem incrível. Eu nunca realmente tive uma boa corrida em Monza, mas hoje esse não foi o caso. Estou feliz e ansioso em ir para Singapura”.
 
Esteban Ocon, sétimo: “Estou feliz com o resultado de hoje. Queríamos o sexto lugar, mas não tínhamos o ritmo para superar Grosjen. Então, sétimo e oitavo são ótimas posições para a equipe. Minha largada foi muito boa, mas eu fui espremido na grama perto da curva 1 e tive que desacelerar, o que me custou algumas posições. A partir de então, tive uma boa corrida e consegui me manter na frente de Sainz. Eu fui capaz de manter meus pneus e fazê-los durar. Eu tinha uma oportunidade realista de tentar passar Grosjean perto do fim, mas não funcionou. Estou satisfeito que pudemos terminar o braço europeu com um bom resultado. Estamos em boa forma e bom momento."
 
Sergio Pérez, oitavo: “Estou feliz em sair daqui com alguns pontos, especialmente considerando que largamos bastante atrás do grid. Infelizmente, eu tive que lidar com um dano durante toda a corrida. Estive em uma briga com Magnussen e ele cortou a zebra duas vezes quando eu já havia passado ele. Ele não me devolveu a posição, mas consegui colocar ao lado dele novamente. Ele apenas não me deu espaço suficiente e em uma curva tão veloz como a Lesmo, houve um contato e acabou danificando meu carro. Então foi uma corrida difícil. Apesar desses problemas, tinha um bom ritmo e fiquei bem atrás de Esteban na parte final da corrida. Não conseguimos ultrapassar Grosjean para sermos ‘os melhores do resto’, mas analisando tudo, fizemos um bom trabalho hoje. O resultado das duas últimas semanas mostra como somos uma quipe forte. Estariamos, teoricamente, na quarta posição do campeonato e estamos marcando bons pontos. Em Singapura, vamos ter algumas novidades, o que vai nos ajudar no desempenho das corridas finais do campeonato."
 
Carlos Sainz Jr., nono: “Um bom domingo e um bom final de semana no geral. Foi uma corrida dura, como esperado. Foi mais difícil que a classificação, pois sem DRS e sem vácuo, não tinha grande velocidade. Mas dei meu máximo e tentei colocar o carro o mais alto possível no pelotão. Esse final de semana é realmente muito importante, pois estávamos à frente dos nossos adversários mais velozes por um longo tempo. Hoje, foi mais difícil, mas estou feliz, pois não deixei nada. Me sinto mais confortável com o carro e fui capaz de ir ao Q3 e marcar alguns pontos. Estou feliz com isso. Agora, iremos para Singapura, outro circuito que realmente gosto. Tenho boas memórias lá."
 
Lance Stroll, décimo: “Dizer que me sinto bem é um eufemismo. Eu queria que pontuássemos, mas eu realmente não esperava. Não esperávamos que pudéssemos ter o ritmo para ficar lá, mas conseguimos. Nós estávamos seguindo Sainz toda a corrida e o alcançando perto do final, então estou feliz com o trabalho que fizemos hoje e em todo o fim de semana. Nós realmente acertamos neste fim de semana na classificação, na corrida e na estratégia. Foi um daqueles fins de semana onde tudo encaixou. A chave foi um trabalho sólido durante todo o fim de semana e todos no time tiveram uma parte nisso. Acho que essa pista se adapta à nós, mas serei positivo indo para Singapura, já que no ano passado nós tivemos um ritmo muito ruim na classificação, nos classificamos em 18º, mas terminamos em oitavo. Sempre existem oportunidades”.
 
Sergey Sirotkin, 11º: “Foi uma boa corrida, mas não boa o bastante. Nós tínhamos ritmo para estar na zona de pontuação, mas, infelizmente, como vimos, não fui dos mais sortudos com as bandeiras azuis e onde na pista eu as recebi. Perdemos muito tempo na corrida, o que é uma pena. Eu curti a luta e fiquei satisfeito com o comportamento do carro. Eu pude participar de uma boa luta e realmente curti”.
 
Charles Leclerc, 12º: “Foi uma corrida desafiadora. Nós perdemos um pouco de tempo por conta de um contato. Depois de superarmos nossos concorrentes na estratégia, nós coseguimos chegar na frente, mas era tarde demais para avançarmos para o top-10. Nosso ritmo era bem bom, então é uma pena não terminar nos pontos. No entanto, foi uma boa corrida e estou ansioso para voltar ao carro em Singapura”.
Valtteri Bottas jogou muito bem pelo time neste domingo (Foto: Mercedes)
Stoffel Vandoorne, 13º: “Foi uma corrida decente para nós hoje, considerando o desempenho que tínhamos na sexta-feira. Demos um bom passo no domingo, batemos alguns carros na corrida que não esperávamos. Isso foi positivo. Nosso ritmo de corrida estava bom. Fiquei preso atrás da Sauber, Pierre Gasly e Nico Hülkenberg, mas com nossa estratégia conseguimos superá-los. De qualquer maneira, sabíamos que Spa e Monza seriam duas corridas difíceis para nós, mesmo que a última tenha sido um pouco melhor do que o esperado. A próxima parada é Singapura, espero que tenhamos mais desempenho lá."
 
Nico Hülkenberg, 14º: "É sempre mais difícil quando você larga do fundo do grid, mas estou satisfeito com o que fizemos hoje. Nós tivemos a chance real de entrar na zona de pontos ao tentar ficar na pista por mais tempo com os pneus macios. Mas o desgaste dos pneus foi muito alto, o que acabou não compensando no fim. De qualquer forma, tivemos uma corrida limpa e conseguimos receber a bandeirada. Acho que saímos daqui com alguns pontos positivos e um pouco mais otimistas para Singapura."
 
Pierre Gasly, 15º: “Hoje, claramente, não foi o dia que queríamos. No início da corrida, eu fui bloqueado na curva 1 e 2 e perdi algumas posições. Logo depois tive um incidente com Fernando e meu assoalho foi danificado do lado direito, após isso eu tive outra colisão com Daniel, o que comprometeu minha traseira. Nessas condições, o carro estava derrapando em todos os lugares e a corrida foi muito para mim, foi muito difícil terminar. Sabia que seria difícil, mas os danos no carro tornaram ainda mais complicados. Dei o meu máximo, mas perdemos ritmo durante o final de semana. Eu apenas preciso esquecer sobre isso e começar a me focar em Singapura, que é um traçado em que normalmente vamos bem."
 
Marcus Ericsson, 16º: “Não foi o melhor fim de semana para mim. Para ser honesto, foi uma corrida bem dura. Eu tive uma boa largada, mas, logo depois, fui tocado por outro carro, o que resultou em um furo no meu pneu traseiro esquerdo. Tive de parar e, a partir daí, foi uma corrida difícil. Agora estou ansioso para Singapura e estou confiante de que podemos lutar outra vez”.
 
Kevin Magnussen, 17º: “Foi uma corrida bem longa hoje. Nós tivemos alguns danos no pneu traseiro depois da primeira volta. Eu tive de parar para colocar os pneus médios e fui para lugar nenhum depois disso. Nossa corrida terminou na primeira volta. Aí fizemos toda a corrida com um jogo de pneus médios ― os mais lentos ―, então realmente não foi o caso de voltarmos para a corrida”.
 
Daniel Ricciardo, 18º: “Eu ainda não sei o que aconteceu. Eu passei Stroll na curva um e aí, na saída da curva, olhei o retrovisor para ver se tinha me livrado dele e não podia ver muito bem. Foi aí que vi que tinha fumaça saindo da traseira”.
Kimi Räikkönen deu trabalho para Lewis Hamilton em Monza (Foto: AFP)
 
Brendon Hartley, 20º: “Estava realmente animado para minha primeira corrida em Monza. Me sentia forte durante todo o final de semana e estava próximo de Pierre na classificação, mesmo que isso significou largar algumas posições atrás no grid, eu estava confiante que teria uma boa corrida. Infelizmente, logo após a largada, Ericsson foi um pouco para a esquerda tentando me passar. Não foi tão agressivo o que ele fez, mas foi o suficiente para encerrar meu dia antes da curva 1. Foi uma ótima corrida para se assistir de fora, mas, é claro, seria muito melhor estar na pista e terminar a prova."

#GALERIA(9526)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.