Confira declarações dos pilotos após GP de Mônaco deste domingo, sexta etapa do Mundial de F1

Nico Rosberg contou com um erro da Mercedes com Lewis Hamilton para vencer e embolar a briga pelo título. Hamilton, atrás de Sebastian Vettel, obviamente não parecia a pessoa mais feliz do mundo. Próxima parada: Canadá

Deu Nico Rosberg no GP de Mônaco deste domingo (25) de uma forma meio surpreendente, que irritou Lewis Hamilton e colocou Sebastian Vettel de novo entre os dois líderes do campeonato. O erro da Mercedes em chamar Hamilton para troca de pneus durante o safety-car acabou tendo efeito contrário. Com a vitória em mãos, Lewis amargou o terceiro lugar depois de muito tentar, mas não conseguir ultrapassar a Ferrari de Vettel, que resistiu bravamente à pressão e ficou à frente do britânico ao fim de 78 voltas.
 
Rosberg aproveitou, venceu e diminuiu a diferença para a liderança do campeonato para apenas dez pontos. Vettel fez o mesmo, segurou Lewis e conquistou 18 pontos. Na sua filosofia de que briga pelo título, chegou uma pouco mais perto.
Sem Hamilton e alta cúpula, Mercedes comemora vitória de Rosberg em Mônaco (Foto: AP)
Hamilton chegou com cara de poucos amigos e claramente chateado, mas segue na frente. 
 
Entre as duas Red Bull, só amor. Daniel Ricciardo passou Daniil Kvyat com ordem de equipe para tentar atacar Hamilton, já que tinha mais ritmo. Não conseguiu, então a equipe ordenou que trocassem de volta. Assim, Kvyat foi quarto e Ricciardo, quinto. 
 
Kimi Räikkönen e Sergio Pérez foram sexto e sétimo, com Jenson Button na oitava colocação, marcando os primeiros quatro pontos da McLaren na temporada que representa a retomada de um dos casamentos mais vitoriosos da F1, com a Honda. Felipe Nasr, novamente pontuando com a Sauber, e Carlos Sainz fecharam a zona de pontuação.
 
Nico Hülkenberg, Romain Grosjean, Marcus Ericsson, Valtteri Bottas, e Felipe Massa, Roberto Merh e Will Stevens também completaram a prova. 
 
A F1 volta agora no GP do Canadá, naquela que é uma das mais agradáveis pistas do calendário, o circuito Gilles Villeneuve, na belíssima Montreal.

Confira as declarações dos pilotos:

FERRARI

Kimi Räikkönen, sexto: "Sabíamos que largar da sexta posição tornaria a corrida difícil. Fiquei o tempo todo atrás de carros mais lentos e não havia maneira de ultrapassá-los, mesmo com um ritmo muito melhor. Na parada dos boxes conseguimos passar uma Red Bull, mas perdi a posição por um motivo estúpido. Eu estava seguindo minha linha normal quando Ricciardo bateu no meu pneu traseiro e me empurrou, recuperando a posição. Não é muito claro saber o que estamos autorizados a fazer. É estranho, mas é isso. Para as próximas corridas, temos de fazer um trabalho melhor no geral para garantir que vamos resolver as coisas sem erros no sábado. Isso deixará a nossa vida muito mais fácil no domingo."

FORCE INDIA

Sergio Pérez, sétimo: "Estou muito feliz. Como equipe temos feito um trabalho fantástico e o sétimo lugar é o resultado de todo esse esforço. Para mim foi uma corrida normal, simples e tranquila, o que é estranho para Mônaco. Fiquei sozinho a maior parte da corrida, porque os carros à frente abriram vantagem e eu tinha um espaço para os carros atrás. Estava difícil manter a concentração nas 78 voltas, mas depois do safety-car, eu estava com pneus supermacios novos e aí foi realmente divertido. Ataquei Kimi, mas não havia uma oportunidade para ganhar a posição. É um resultado muito importante para toda a equipe e nos dá seis pontos para o campeonato. Marquei pontos na metade das corridas nesta temporada, o que mostra que temos feito um bom trabalho."
 
Nico Hülkenberg, 11º: "Minha corrida foi muito difícil desde o início. Fernando Alonso praticamente me empurrou contra a parede na primeira volta. Eu sabia que ele estava lá, então deixei um pouco mais de espaço. Ele deve ter travado as rodas quando bateu em mim e me mandou direto para a parede. O único dano foi na asa dianteira, mas tive que trocá-la e isso me custou muito tempo. A minha corrida já estava comprometida. Não é fácil correr lá atrás, porque você tem que abrir caminho para os líderes. Em termos de ritmo eu estava indo muito bem. É uma pena, pois sinto que sem o incidente, eu teria marcado pontos hoje."
A entrada do Safety Car, motivada pelo acidente de Verstappen e Grosjean, mudou o final da prova em Mônaco (Foto: AP)
TORO ROSSO

Carlos Sainz Jr., décimo: “Que corrida incrível! Estou muito feliz com o resultado. Largar do pit-lane em Mônaco, na minha estreia, e cruzar a linha de chegada em décimo é como uma vitória. Foi uma corrida muito boa por parte da equipe em termos de estratégia e gerenciamento dos pneus. Trabalhamos muito por isso e completamos um stint super longo com pneus macios. Isso acabou correspondendo e conseguimos marcar um ponto. Curti muito, fui rápido e desfrutei desta pista ímpar, não queria que a corrida chegasse ao fim.”

Max Verstappen, abandonou: “Tive uma boa largada e, ao mesmo tempo, fiquei bloqueado entre Pérez e Maldonado. No geral, fiquei feliz pela forma como o carro se comportou na reta. Andei de forma tranquila nas primeiras voltas e fiquei longe de qualquer problema. Depois disso, tivemos grande ritmo, consegui passar Maldonado no início da corrida e, em seguida, reduzi a diferença para Pérez. Estava me sentindo super bem no carro. Infelizmente, tivemos um primeiro pit-stop lento, por isso perdi algumas posições e tive de remar. Aí parei novamente, quando fiquei atrás de Bottas e com os pneus supermacios, nós tínhamos novamente um ótimo ritmo. Estava muito feliz com o carro na corrida. Estava perto de me aproximar de Vettel e Rosberg, apesar de eu ter decidido ficar atrás deles, pois ficou mais fácil para mim ultrapassar outros caras. Então fiquei muito perto do Grosjean enquanto lutamos por posição e pontos e acabei no guard-rail. Foi um acidente bastante forte, mas estou me sentindo bem.”

SAUBER

Marcus Ericsson, 13º: “Terminar em 13º é decepcionante, mas sabíamos todos que seria uma corrida difícil largando de 17º. Precisamos analisar as informações para ter um entendimento melhor. No geral, o equilíbrio do carro foi bom e acho que, em alguns pontos ao longo da corrida, o ritmo foi bastante forte.”

LOTUS

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 12º: “Não vi muito do acidente com Verstappen, apenas seu carro voando e me passando pelo ar. Ultrapassar em Mônaco é difícil e acho que ele ganhou um pouco de experiência hoje. É bom saber que ele está bem, foi um pouco perigoso para nós dois e isso nos custou aquilo que seria um ponto suado. Até então, minha corrida estava indo muito bem se você levar em conta onde nós largamos. O carro estava bom e a estratégia estava funcionando. Depois do acidente, virei o volante para garantir que as quatro rodas estavam todas lá, então olhei os retrovisores para ver se a asa traseira ainda estava lá também, então dei sequência à corrida.”

Durou pouquíssimo a jornada de Pastor Maldonado em Mônaco neste domingo (Foto: AP)

Pastor Maldonado, abandonou: “Tive um problema com os freios e pude sentir que a pressão do pedal não estava correta desde o início, o que acabou comprometendo a corrida desde seu começo. E foi ficando cada vez pior, por isso tivemos de abandonar. É uma pena para a equipe, já que tivemos um bom carro aqui, tivemos um bom ritmo e acho que teríamos uma estratégia forte. Temos potencial no carro, apenas precisamos seguir em frente, trabalhar duro e focar no campeonato.”

WILLIAMS

Valtteri Bottas, 14º: “Este foi um fim de semana bastante complicado que terminou de forma ainda mais difícil. Tentamos tudo o que foi possível para somar alguns pontos, mas com o ritmo que nós tínhamos não foi possível hoje. Tentamos uma estratégia de duas paradas, o que jamais acabou correspondendo com o safety-car pintando na hora errada. Não há muita coisa para tirar de positivo deste fim de semana, mas podemos aprender a respeito da razão pela qual nós penamos aqui. Sabemos que ainda temos um bom carro e vamos para as corridas nas próximas semanas onde nós devemos conseguir demonstrar nossa verdadeira performance.”

MANOR MARUSSIA

Roberto Merhi, 16º: “Fiquei muito feliz com meu resultado hoje. O ritmo era bom e fiquei com uma ótima impressão por correr meu primeiro GP de Mônaco. Fiquei satisfeito pela equipe por conseguir novamente terminar a corrida com os dois carros, e temos muitos dados novamente para entendermos o quanto nós podemos manter a evolução do carro para as próximas corridas. As últimas corridas foram complicadas, mas parece que o jogo está virando em nosso favor agora. O GP do Canadá será uma nova e diferente experiência novamente, mas a impressão é que nós estamos evoluindo agora.”

Will Stevens, 17º: “É bom receber a bandeira quadriculada no meu primeiro GP de Mônaco, e este é outro bom resultado para a equipe, trazendo os dois carros novamente para o fim. Não foi lá uma corrida muito fácil, aliás, foi bastante difícil. Tive alguns danos na asa dianteira na minha primeira volta, e a luta pelo downforce quando estava com meu pneu mais rápido prejudicou nossa corrida e, claro, me colocou atrás de Roberto. Então há um pouco de frustração, mas continuamos bem incentivamos pela nossa confiabilidade e pela melhora de ritmo aqui neste fim de semana.”
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.