Confira declarações dos pilotos após oitavo dia de testes coletivos da pré-temporada 2018 em Barcelona

A pré-temporada da F1 acabou com uma nova liderança da Ferrari. Depois de pontear com Sebastian Vettel, a equipe italiana repetiu o feito nesta sexta-feira (9) com Kimi Räikkönen, dono do tempo de 1min17s221

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A pré-temporada da F1 acabou com uma nova liderança da Ferrari. Depois de pontear com Sebastian Vettel, a equipe italiana repetiu o feito nesta sexta-feira (9) com Kimi Räikkönen, dono do tempo de 1min17s221. O finlandês, que já havia liderado pela manhã, sobreviveu à evolução de outros pilotos para fechar a bateria de testes de pré-temporada em Barcelona na frente.
 
O segundo lugar ficou com um inesperado Fernando Alonso. O espanhol não andou muito, principalmente por problemas mecânicos na manhã mas fez uso dos hipermacios para anotar o tempo de 1min17s784. Trata-se de mais uma luz no fim do túnel para a McLaren, que teve uma segunda semana difícil em Barcelona.

O espanhol chegou até a fazer uma volta de 1min16s720, impressionando o mundo todo. Mas aí veio a verdade: Alonso havia cortado a chicane da parte final do circuito. 

Carlos Sainz Jr. foi o terceiro, também com hipermacios. Trata-se de um novo episódio em uma boa pré-temporada da Renault. Daniel Ricciardo foi o quarto, mas usando apenas pneus supermacios. Mesmo com pneu menos aderente, o australiano conseguiu o tempo honesto de 1min18s327. Foi o suficiente para superar por pouco Romain Grosjean, que voltou a dar um bom dia à Haas – 1min18s412 com ultramacios.

Kimi Räikkönen (Foto: Twitter/F1)

Confira as declarações dos pilotos:

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Kimi Räikkönen, primeiro: “Como um todo, sinto que temos um bom conjunto. O carro me passa uma boa impressão e, mesmo que ainda tenha muita coisa para melhor, é razoavelmente fácil de pilotar e reage às várias mudanças de acerto. Mesmo assim, ninguém pode dizer ao certo como estamos em relação aos rivais. Vamos ter uma ideia melhor em algumas semanas, em Melbourne. De forma geral, só depois de algumas corridas”

Fernando Alonso, segundo: “O dia de hoje foi uma montanha-russa. De manhã tivemos um problema no motor, o que nos impediu de completar o cronograma matinal, mas o pessoal fez um trabalho fantástico ao mudar tudo no carro e nos aprontar o mais rápido possível. A tarde foi muito boa. Conseguimos comprimir o cronograma do dia inteiro na tarde e fizemos tudo que queríamos. Fico feliz pelo resultado, mas acho que ainda podemos tirar mais do carro em termos de performance e, claro, confiabilidade. Vamos ver exatamente como estamos no GP da Austrália, quando todos andarem com o máximo de performance”

Carlos Sainz Jr., terceiro: "A maior parte do dia foi desesperador para mim e para equipe, mas isso não encobriu a grande semana que tivemos aqui em Barcelona. Nas horas finais, conseguimos testar e trabalhar com os pneus mais macios e o carro se comportou muito bem. De toda a forma, é melhor que os problemas tenham acontecido aqui e não durante a temporada. Estou realmente ansioso e com uma sensação positiva para a temporada. Não vejo a hora de chegar a Melbourne"

Daniel Ricciardo, quarto: “Tivemos ritmo forte em partes dos testes, mas aí você vê o que os outros estão fazendo e você já não tem mais certeza. Mas acho que estamos ok, ainda temos mais ritmo para encontrar e coisas para melhorar. Estamos perto o suficiente para estar na briga. Mas tivemos um bom teste e certamente nos sentimentos melhores do que 12 meses atrás. Agora os testes acabaram e fico feliz por isso. Estou ansioso por Melbourne, adoraria conseguir um bom resultado lá”

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, quinto: “Foi um dia longo, mas também foi um dia brilhante. Trabalhamos muito em cima do carro, o que é muito bom. Somei muitas voltas nesse último dia, compensando o que desperdiçamos antes. Foi um grande trabalho em equipe. Agora temos muito aprendizado para levar até Melbourne e já estou ansioso para estar lá”

Valtteri Bottas, sexto: “Encontramos um jeito muito bom de encerrar os testes. A equipe conseguiu mais de 200 voltas, sendo que eu consegui mais de 100 durante a tarde. Isso é muito positivo, fico muito feliz com o progresso. Agora precisamos seguir trabalhando nessa semana e meia que falta até Melbourne. Vai ser interessante saber onde estamos [na comparação com outras equipes]”

Fernando Alonso (Foto: LLuis Gene/AFP)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Brendon Hartley, sétimo: “Foi outra dia muito bom. Completamos 159 voltas quando faltavam duas horas para o fim da sessão. Pilotei o carro no primeiro e no último teste, e é ótimo ver quanta velocidade encontramos no STR13 com todo o trabalho de bastidores. Acho que estamos na briga e em boa posição no pelotão intermediário, que é muito concorrido. Tivemos um bom começo de parceria com a Honda também, então acho que todo mundo está otimista depois dos testes. Fico ansioso por Melbourne, que felizmente não está longe”

Esteban Ocon, oitavo: “Foi outra dia sólido e já me sinto confiante para andar em Melbourne. Completar mais de 160 voltas no último dia é uma bela conquista e encerra uma semana bem sólida de trabalho. Testamos nossos procedimentos de fim de semana hoje e concluímos vários processos que vamos precisar na Austrália, além de andar com diferentes tipos de pneus. Acho que temos uma boa ideia de como estamos em comparação com os rivais, mas a confirmação só virá em Melbourne”

Charles Leclerc, nono: “A sessão de hoje não foi ideal. Foi uma pena, mas perdemos tempo de pista depois que eu escapei durante a manhã. Só fui voltar durante a tarde, quando completei testes com diferentes tipos de pneus. Foi interessante pilotar com o hipermacio pela primeira vez. Como um todo, os testes foram positivos. Acumulei quilometragem e ganhei experiência. Fico ansioso pela minha primeira corrida em Melbourne

Sergey Sirotkin, décimo: “Hoje definitivamente foi o melhor dia das duas semanas. Conseguimos uma boa quilometragem durante a manhã e a tarde e também fizemos uma boa avaliação de set-ups com diferentes quantidades de combustível e pneus, então foi um dia interessante. O clima esteve ao nosso lado, o que deixou o carro bem mais constante e pilotável, algo que não tinha acontecido até quarta-feira. Ainda temos alguns problemas, claro. Nem tudo está ótima e muitas coisas precisam ser analisadas, mas pelo menos já sabemos o que está certo e o que não está, nos deixando com uma direção”

Lewis Hamilton: 11º: “Foi um dia positivo de verdade. Fizemos tudo que precisávamos e a confiabilidade está sendo ótima. Todos estão se acabando para fazer um trabalho tremendo. Fico muito orgulhoso dessa equipe. Tanto a pista quanto o carro estão melhores do que ano passado. Na minha simulação de corrida eu estava virando 1min19s, que é a minha volta de classificação em 2017, só que em todas as voltas. Mas ainda é difícil saber como estamos em comparação com Red Bull e Ferrari. Não vamos saber direito antes da primeira corrida”

Lance Stroll, 12º: “Hoje tive uma sensação bastante boa, acho que andamos bem. Algumas coisas ainda precisam ser resolvidas antes do GP da Austrália, mas me sinto bem dentro do carro”

VIGIAR E PUNIR

COM GALID OSMAN, PADDOCK GP #101 QUESTIONA: VERSTAPPEN MERECEU PUNIÇÃO EM AUSTIN?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.