Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de testes de novatos em Silverstone, na Inglaterra

No primeiro dia de atividades dos testes para jovens pilotos, Magnussen colocou a McLaren no topo dos tempos, à frente de Di Resta, da Force India, e Félix da Costa, da Red Bull

 
O primeiro dia dos testes da F1 para novatos, nesta quarta-feira (17), em Silverstone, teve Kevin Magnussen no topo da tabela de tempos. Mais rápido do dia, o dinamarquês surpreendeu ao levar a McLaren à melhor volta da sessão, com 1min33s602 – marca 0s172 mais rápida que a de Paul Di Resta, segundo colocado.
 
António Félix da Costa, jovem piloto português vinculado à Red Bull, correu com o modelo RB9 para assegurar o terceiro melhor tempo do dia, logo à frente de James Calado, da Force India, Daniel Juncadella, da Williams, e Johnny Cecotto Jr., da Toro Rosso.
 
Di Resta e Max Chilton foram os únicos titulares nos testes, cujo top-10 teve o sétimo colocado Robin Frijns, da Sauber, além de Nicolas Prost, que testou pela Lotus, Davide Rigon, da Ferrari, e Alexander Rossi, piloto reserva da Caterham.
Kevin Magnussen em Silverstone (Foto: Getty Images)
Confira as declarações dos pilotos:
 
FORCE INDIA
 
James Calado, quarto: "Começar a pilotar um carro de F1 era uma ambição de vida, e mesmo vindo para esta pista, nesta manhã, foi bastante emocionante. Foi uma experiência completamente diferente da que estou acostumado a ter na GP2, mas levou apenas algumas voltas para segurar isso."
 
"Fui capaz de ter alguns tempos de volta sensíveis para dar um feedback bastante preciso sobre os pneus duros em dez voltas, o que foi mais rápido do que eu esperava."
 
"Estou aqui para fazer o melhor trabalho possível, e espero que possamos aprender algumas coisas através do meu trabalho, que pode ajudar Paul di Resta e Adrian Sutil no resto da temporada."

WILLIAMS

Daniel Juncadella, quinto: "Desde a primeira volta, eu consegui senti a velocidade do carro e foi uma grande experiência hoje. Estou muito feliz com a chance que a equipe me deu. No fim, nós não conseguimos concluir o programa técnico, mas acho que tivemos bons stints hoje."
 
"Fiquei feliz com o equilíbrio do carro e foi bom também testar os novos pneus. Fisicamente, eu me sinto muito bem, a única coisa é que o dia esteve muito quente hoje, mas como estou acostumado com os carros fechados do DTM não posso reclamar. No mais, a equipe me deu todo o apoio que precisava, o que foi bom, então estou ansioso para voltar a andar amanhã."
 
TORO ROSSO
 
Johnny Cecotto Jr., sexto: “Foi outra experiência incrível ter mais um dia trabalhando com a Toro Rosso, que fez eu me sentir muito confortável com a equipe e com o carro. Isso realmente confirmou meu desejo de tentar chegar à F1, especialmente porque eu vi que o carro adaptou muito mais ao meu estilo de pilotagem que as máquinas da GP2. Nós conseguimos completar um programa de testes bastante ambicioso e poder trabalhar no desenvolvimento do carro foi muito interessante. Eu realmente aproveitei trabalhar com todo esse pessoal novamente naquilo que foi um dia muito bom para mim.”
 
SAUBER
 
Robin Frijns, sétimo: "Foi um dia muito ocupado. Começamos com alguns testes aerodinâmicos nesta manhã, e fizemos muitas voltas de instalação. À tarde, perdemos um pouco de tempo de pista, mas a equipe arrumou o carro rapidamente. Continuamos no carro até o fim da sessão."
 
"Essa foi minha primeira vez pilotando um carro de F1 em uma pista de alta velocidade, já que o circuito da Marina de Yas é um pouco lento. Foi divertido atingir velocidades tão altas e me acostumei rápido. [As curvas] Maggots, Becketts e Chapel são sempre um pouco difíceis, então tive que me adaptar, o que foi bom no final. Pilotei muitas voltas com os pneus duros, com os quais me senti confortável. Com os pneus médios, não me senti confortável ainda, então é algo que ainda precisa ser trabalhado."
 
"No fim do dia, fizemos uma grande quilometragem e testamos um monte de coisas. Trabalhar com a equipe foi uma boa diversão. Os caras são muito rápidos."
 
LOTUS
 
Nicolas Prost, oitavo: "Foi um dia muito positivo, onde completamos tudo o que estava programado. Andamos apenas com os pneus duros hoje, focados em comparar e avaliar as últimas peças para o carro, bem como em trabalhos aerodinâmicos, o que significa que não fizemos nenhuma alteração no acerto do carro."
 
"Considerando isso, nosso ritmo foi muito bom. Estou feliz porque vou voltar a correr novamente na sexta-feira, quando esperamos ter um pouco mais de desempenho, mas o importante foco deste teste é completar o programa que visa colocar Kimi Räikkönen e Romain Grosjean na melhor posição para vencer o GP da Hungria."
Nicolas Prost testou com a Lotus Silverstone (Foto: Getty Images)

FERRARI

Davide Rigon, nono: "Nós tivemos muito trabalho hoje, começando com a adaptação ao carro, porque, tirando um dia de filmagem em Barcelona, eu não tinha andado mais com o carro na pista. Já tinha competido com um carro de GT em Silverstone, mas com um F1 a história é bem diferente. Nós não nos preocupamos com tempos de volta hoje, trabalhamos apenas com a aquisição de dados para comparações aerodinâmicas, que é uma parte muito importante do meu trabalho no simulador."
 
"Também não houve problemas particulares com os pneus, apesar de não ter feito longos stints hoje. Comparando ao teste do ano passado em Magny-Cours, as exigências agora foram diferentes e o programa foi mais longo, mas estou feliz com a responsabilidade que a equipe depositou em mim e sou muito grato. Realmente espero que tudo isso seja de útil para eles."

CATERHAM

Alexander Rossi, décimo: "Foi um dia produtivo e acho que todos nós estamos satisfeitos com o bom número de voltas que completamos hoje. Certamente, para mim, foi mais um pedaço do quebra-cabeça, porque tentei adquirir mais experiência com o carro de 2013, depois de ter andando no Canadá, no primeiro treino livre, em junho. Mas realmente a minha principal prioridade foi ajudar a equipe no desenvolvimento para alcançar os carros que ainda estão à nossa frente no campeonato."
 
MARUSSIA
 
Tio Ellinas, 11º: “Sem dúvida, hoje foi o melhor momento da minha vida. Foi uma experiência fantástica que vou lembrar para sempre. Eu me sinto muito orgulhoso em representar meu país e ter tanto apoio das pessoas no Chipre. Eu já havia pilotado o carro uma vez antes, em um teste em linha reta em Kemble, mas essa foi a minha primeira vez em um F1 em um circuito apropriado, então pareceu novamente ter sido a primeira vez.”
 
“Há muita coisa para fazer para me familiarizar com o carro. Obviamente, eu tinha experiência com coisas como este volante muito complexo, mas ainda assim isso levou muito tempo. Eu também usei o Kers e a asa traseira móvel pela primeira vez e havia muita coisa para pensar durante uma volta. Assim que eu criei confiança após algumas voltas, realmente comecei a andar rápido. Estou muito feliz com o meu desempenho, e a equipe parece ter ficado satisfeita comigo, então não posso agradecê-los o suficiente. Tudo saiu de acordo com o plano, então não posso pedir mais nada. Agora preciso tentar focar na GP3 e nas minhas ambições para essa temporada.”
 
Max Chilton, 12º: “Meu programa foi bastante reduzido por causa de um problema na centralina, então eu não pude passar muito tempo no carro, apenas 58 minutos. Ao menos, nós pudemos completar um pouco do trabalho planejado para os pneus, e testar sempre é útil. Este é um intervalo grande entre as corridas, mas a Hungria me traz algumas memórias especiais da GP2, onde venci no ano passado, então realmente estou ansioso para voltar para lá na semana que vem. Enquanto isso, teremos um evento importante nesta semana em Moscou, para onde vou amanhã.”
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.