Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de treinos livres do GP da Bélgica de F1

A F1 voltou ao trabalho em Spa-Francorchamps com a realização dos primeiros treinos para o GP da Bélgica, nesta sexta-feira (23). Confira o que os pilotos disseram após as atividades na pista belga

A F1 voltou ao batente nesta sexta-feira (23) em Spa-Francorchamps, mas nada mudou do ponto de vista de quem está no comando. Ou seja, a Red Bull continua dando as cartas, e Sebastian Vettel não teve problemas para liderar o dia de treinos livres na veloz pista, palco no fim de semana do 11° GP de 2013. Mark Webber surgiu em segundo na tabela de tempos, completando a dobradinha fácil do time dos enérgicos. Além disso, os rivais ficaram bem longe.

Sebastian Vettel foi o mais rápido em Spa (Foto: Getty Images)

Homem do momento no Mundial, por conta das especulações sobre seu futuro, Kimi Räikkönen, vice-líder na classificação, foi apenas o sexto colocado no combinado dos tempos. O terceiro colocado na pontuação, Fernando Alonso terminou o dia apenas em sétimo, enquanto Lewis Hamilton foi somente o 12°.

As atividades, que foram marcadas pela chuva pela manha e pista seca à tarde, viram um forte Romain Grosjean cravar o terceiro melhor tempo dia. Felipe Massa foi quarto, enquanto Jean-Éric Vergne colocou a Toro Rosso em quinto. O outro destaque do top-10 vai para Sergio Pérez, que conseguiu um consistente oitavo posto para a McLaren. A Force India também andou durante todo o dia, especialmente nas condições de pista molhada, e Paul di Resta acabou por completar a lista dos dez mais rápidos.

Confira as declarações dos pilotos após o primeiro dia de treinos na Bélgica:

TORO ROSSO

Jean-Éric Vergne, quinto: "É bom voltar ao carro depois desse longo intervalo, ainda mais em uma pista fantástica como Spa. A sexta-feira foi muito boa para nós. As condições pela manhã não eram ideais, por causa dos pontos de pista seca e molhada, mas conseguimos aprender algo com isso. Depois, tivemos um bom segundo treino. O carro se mostrou excelente em ritmo de classificação, mas em desempenho de corrida foi mais difícil. Ao mesmo tempo, sinto que teremos boas armas neste final de semana, tanto com chuva quanto no seco. E hoje provavelmente foi um dos melhores dias que já tive, porque não enfrentamos problemas e o carro pareceu funcionar muito bem. "

Daniel Ricciardo, 16°: "As condições pela manhã não eram as ideias também. Corremos com os pneus intermediários, mas isso significou um desgaste grande nos trechos de pista seca. Na parte da tarde, a equipe dividiu o trabalho. Mas parece que o meu carro ainda não está ideal. A boa notícia é que Jean-Éric mostrou grande desempenho. Então, temos agora de olhar os dados e ver o que podemos usar nos dois carros."

McLAREN

Sergio Pérez, oitavo: "A primeira sessão do dia foi muito boa, mas a segunda foi bem mais difícil. Isso foi um pouco surpreendente para nós, porque o carro estava realmente muito rápido. Eu fiquei feliz com isso, contente com o equilíbrio também. Mas à tarde fomos bem menos consistentes. No entanto, nós temos muitas informações para estudar agora, para tentarmos entender um pouco mais o carro. Será um grande esforço até domingo. Felizmente, o tempo deve nos ajudar, porque eu, pessoalmente, prefiro que chova, e sabemos que isso é sempre possível aqui. "

Sergio Pérez em Spa (Foto: Getty Images)

Jenson Button, 15°: "Para mim, o primeiro treino foi muito bom e fiquei feliz com o carro. O saldo foi positivo, apesar das difíceis situações, de pista molhada, seca, vento. Mas temos muito que fazer ainda. Tendo dito isso, é ótimo voltar a Spa, o circuito é simplesmente deslumbrante. É um dos melhores para os pilotos, rápido, é para quem realmente gosta e é fã de corrida.

Certo, o circuito é um pouco implacável, mas de certa maneira eu não me importo. Acho que perdemos um pouco desse elemento com algumas dessas pistas mais recentes do calendário nos últimos anos. Os velhos clássicos são o que realmente me fazem lembrar a razão de amar tanto esse esporte. Clássicos como Suzuka, Monza…"

MERCEDES

Nico Rosberg, nono: "É ótimo voltar e voltar em uma pista como Spa, onde notoriamente aparece que nosso carro é muito mais competitivo neste ano. Não estou inteiramente certo da posição que estamos em relação aos nossos rivais, mas parece que teremos outro grande desafio pela frente. Hoje, foi tudo muito bem e penso que teremos um fim de semana interessante, particularmente por causa da previsão de chuva. "

FORCE INDIA

Paul di Resta, décimo: "As condições de manhã estavam muito ruins, mas tudo melhorou à tarde. É seguro dizer que estamos muito melhores do que estávamos em Budapeste. No momento, acho que podemos lutar pelo top-10. Mas ainda precisamos de um pouco mais de velocidade para a classificação. Sabemos que existe a chance de chuva amanhã também por isso temos de estar preparados para tudo. "

Adrian Sutil, 11°: "Foi um dia muito interessante. Ficamos perto do topo da tabela pela manhã, mas depois tivemos um problema com o acerto do carro e aí decidimos por fazer alguns testes à tarde. Optamos por diferentes configurações de downforce e agora precisamos escolher o melhor set-up para amanhç. No final no dia, ainda consegui algum progresso e acho que deixei o carro o mais próximo daquilo que queremos no fim de semana."

Paul di Resta cravou o segundo melhor tempo do treino 1 em Spa (Foto: Getty Images)

SAUBER

Nico Hülkenberg, 13°: "Foi um dia muito complicado com as condições instáveis do tempo nesta manhã. Nós não conseguimos percorrer um stint todo com pneus slicks. Os setores dois e três estavam secas, mas o setor um estava muito molhado. De qualquer forma, acho que temos espaço para melhorias ainda. Teremos muito trabalho pela frente, porque não estou contente com o set-up do carro. Os pneus estão rendendo o de sempre. Os compostos médios são claramente mais rápidos, têm mais aderência, mas ainda temos de descobrir o quanto vão durar durante a corrida."

Esteban Gutiérrez, 18°: "Na parte da manhã, tivemos alguns trechos de pista molhada e seca. Tentamos trabalhar em testes aerodinâmicos, mas, infelizmente, não foi possível e não conseguimos completar nosso programa técnico. À tarde, fizemos uma simulação de classificação e também não foi tão bom. Perdi parte do difusor no início do segundo treino e foi complicado pilotar em uma pista de tão baixa downforce. Agora, temos de sentar e analisar todos os dados, para entendermos onde podemos melhorar."

WILLIAMS

Pastor Maldonado, 14°: "Hoje, nós trabalhamos muito para encontrar o melhor acerto e ainda há muito o que fazer até conseguirmos alcançar aquilo que queremos. Não estamos longe da velocidade que precisamos, mas os nosso rivais estão mais perto e as diferenças são menores. No mais, temos de otimizar o que temos em termos de acerto e tentar melhorar um pouco mais o equilíbrio antes da corrida."

Valtteri Bottas, 17°: "Foi difícil testar qualquer coisa na primeira sessão por causa do clima instável, com parte da pista molhada e parte seca. A segunda sessão, já sem chuva, foi mais produtiva e conseguimos fazer testes interessantes. Agora, temos de analisar os dados e ver as melhorias que podemos fazer no acerto."

CATERHAM

Giedo van der Garde, 19°: "Tivemos um bom começo de fim de semana com o primeiro treino. No segundo, foi mais difícil, com o carro saindo muito de traseira e sem boa tração. Em stints mais longos, o rendimento dos pneus médio foi melhor. O desgaste está OK. No acidente, não tenho certeza do que aconteceu ainda, mas vamos analisar os dados e investigar esta noite. Como é de costume, a noite de sexta será mais agitada e vamos ver o que podemos fazer para melhorar amanhã."

Charles Pic, 20°: "Fomos direto para o treino livre 2 com os pneus duros e estava tudo OK, mas o principal problema foi andar com os compostos médios, porque o carro começou a sair de traseira. Fizemos algumas mudanças mecânicas, mas continuamos com o mesmo problema e só somente melhorou um pouco em nosso terceiro stint. Nós ainda precisamos melhorar um pouco mais, especialmente a estabilidade em curva."

Heikki Kovalainen, 23°: "Foi bom estar de volta ao carro e tive o prazer de ver o quanto a equipe conseguiu evoluir desde Barcelona. O pacote inteiro parece mais competitivo. Há muitas coisas que são bem melhores, especialmente com relação à estabilidade nas frenagens. De fato, fiquei bem satisfeito com o desempenho geral hoje e também pela chance de ajudar a equipe no desenvolvimento do carro."

MARUSSIA

Jules Bianchi, 21°: "A pausa de verão pareceu uma eternidade para mim, então, no geral, é muito bom estar de volta ao trabalho e ao carro para a segunda metade do ano. Foi um dia um pouco frustrante, mas conseguimos ganhar alguma experiência com pista molhada aqui, o que pode ser útil para o fim de semana. Ainda há muito trabalho pela frente, mas, no papel, ao menos, essa pista se adapta melhor ao nosso carro."

Max Chilton, 22°: "Estou satisfeito como os nossos resultados hoje e com o progresso que fizemos entre os treinos. O carro está bom e tudo funciona muito bem. As coisas parecem promissoras, embora tenhamos perdido 30 minutos de sessão à tarde por conta da mudança no sistema de direção. O pessoal trabalhou duro e ainda pude sair na parte final."

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.