Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de treinos livres para GP do Bahrein

Confira as declarações dos pilotos depois do primeiro dia de treinos livres para o GP do Bahrein, o quarto da temporada 2013 da F1. Kimi Räikkönen foi o mais rápido da sexta-feira (19)

A sexta-feira (19) de treinos livres em Sakhir, no Bahrein, terminou com a liderança de Kimi Räikkönen, o segundo colocado no Mundial de Pilotos e dono da primeira vitória da temporada 2013, na Austrália. O finlandês foi o mais rápido na segunda sessão do dia, quando registrou 1min34s154, comprovando a força da Lotus neste início de campeonato.

A segunda posição no combinado dos treinos ficou com Mark Webber. O desafeto do australiano, Sebastian Vettel, fechou o dia com o terceiro melhor tempo, logo à frente de Fernando Alonso, vencedor do GP da China na semana passada. Felipe Massa acompanhou o colega de Ferrari e fechou a sexta-feira em quinto. O brasileiro também mostrou o bom desempenho ferrarista ao liderar a dobradinha da equipe vermelha na primeira sessão.

Kimi Räikkönen foi o mais rápido em Sakhir (Foto: Getty Images)

O sexto colocado da folha de tempos foi Paul di Resta, mostrando que a Force India vem forte no deserto de Sakhir. O escocês superou a Mercedes de Nico Rosberg. A equipe alemã, aliás, não se mostrou tão forte quanto nos finais de semana anteriores. Lewis Hamilton foi apenas o décimo colocado no geral. Romain Grosjean e Adrian Sutil completaram o dia em oitavo e nono, respectivamente.

Destaque negativo vai de novo para a McLaren. Desta vez, a equipe inglesa ficou fora do top-10, e Jenson Button foi o melhor representante, com o 11° tempo. Sergio Pérez foi apenas o 13°.

Confira as declarações:

Force India

Paul Di Resta, sexto: “Como as sextas-feiras tem sido, hoje foi bastante positivo, e nós alcançamos muito do que realisticamente podíamos esperar. O carro está trabalhando bem e respondendo da maneira como esperávamos, e agora temos uma razoável ideia de onde estamos. Ainda há algum trabalho para fazemos, como sempre, mas se pudermos dar outro passo à frente durante a noite nós estaremos em uma forte posição no treino classificatório.”

Adrian Sutil, nono: “Muitas voltas e muitas coisas para avaliarmos hoje, mas eu ainda não estou totalmente confortável com o carro, tanto em tomadas de tempos quanto em longas sequências de voltas. Estou com pouca aderência no momento, então o acerto ainda não está certo para mim. Quanto aos pneus, não há preocupações reais. Minhas voltas pareceram competitivas e tanto o pneu médio quanto o duro parecem estar trabalhando bem para a gente em altas temperaturas, assim como na Malásia”.

Mercedes

Nico Rosberg, sétimo: “Nosso programa de testes foi muito bom hoje, pois conseguimos completar todo o nosso planejamento. No entanto, é claro que não fomos tão fortes como nas sextas-feiras das últimas três corridas anteriores. O carro estava saindo muito de frente, mas acho que na corrida os pneus traseiros vão sofrer mais. O problema é que, quando você deseja economizar os pneus traseiros, precisa deixar o carro saindo de frente, e isso custa tempo de volta. Por isso, ainda temos algum trabalho para fazer essa noite até encontrar o acerto ideal para a classificação de amanhã e a corrida de domingo."

Lotus

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, oitavo: “O novo chassi é muito bom. Hoje nós estávamos trabalhando para obter a correlação exata entre chassis, acerto e pneus, para extrair tudo o que queremos deles. É fácil saber o que queremos, a dificuldade é acertar todos os detalhes, mas estamos chegando lá, e tem sido um dia positivo. Nós vimos que hoje Kimi foi o mais rápido, então isso nos dá um grande objetivo para amanhã.”

McLaren

Jenson Button, 11º: “As sessões de hoje foram muito produtivas para a gente. Nós completamos um útil trabalho de investigação nesta manhã, antes de focarmos em simulações de corrida durante a tarde. É muito difícil saber exatamente o que fazer com o acerto. Este é um circuito de muita tração, com muitas curvas de baixa e poucas curvas de alta, e isso coloca muita ênfase nas rodas traseiras.”

“Os pneus estão trabalhando de forma estranha aqui. Pilotar de forma conservadora parece não estar aumentando a vida útil deles, então há pouca coisa que você pode fazer sem comprometer o seu ritmo. Mas nós tentamos algumas coisas e vamos chegar lá. Eu já tenho a sensação de que encontramos o acerto para amanhã, quando seremos mais competitivos. Há muitas coisas que podemos aprender com o desempenho de hoje para amanhã.”

Sergio Pérez, 13º: “Nós conseguimos completar todo nosso programa de treinos tanto na sessão da manhã quanto durante a tarde, o que foi positivo, mas vai ser um fim de semana difícil para nós. Embora provavelmente estejamos lutando para entrar no Q3, temos muito potencial para termos uma boa corrida no domingo. A equipe já mostrou isso antes. Com uma preparação sólida, nós podemos andar com uma estratégia inteligente e acho que hoje colhemos material suficiente para nos ajudar no restante do fim de semana. Então, marcar pontos é uma ambição realista aqui no Bahrein.”

Toro Rosso

Jean-Éric Vergne , 12°: “Um dia quente no escritório hoje, mas tudo bem porque quando você começa a descer as retas consegue um pouco de ar fresco frio. Parece que nosso ritmo é bem semelhante ao da China. No fim, tudo funcionou muito bem. Foi um dia positivo e tenho uma boa sensação com relação ao acerto do carro. No que diz respeito aos pneus, a diferença no tempo de volta entre o duro e o médio não é tão grande quanto na China, mas o calor causa um grande desgaste. E isso, com certeza, vai complicar a nossa vida na corrida.”

Daniel Ricciardo , 14°: “O primeiro dia de treinos aqui é sempre complicado porque a pista está muito suja, o que torna difícil encontrar um bom acerto, porque também o asfalto vai melhorando volta a volta. Então, você é obrigado a não se empolgar demais em termos de mudança na configuração do carro. Na parte da tarde, nós tentamos fazer algumas alterações, mas não tenho muita certeza se surtiram o efeito desejado. Por isso, nesta noite, teremos de avaliar muito bem os dados e estudá-los para amanhã. O pneu médio que testamos à tarde, obviamente, será o mais rápido na classificação, mas a diferença não é tão grande como no último fim de semana.”

Sexta-feira quente em Sakhir (Foto: Getty Images)

Williams

Valtteri Bottas, 15°: “Não foi um dia ruim para nós. Acumulamos algumas informações valiosas no primeiro treino livre, o que vai ajudar a avaliar qual o rumo certo quanto ao desenvolvimento do FW35. No segundo treino nós completamos alguns long-runs com os pneus médios, e agora nós vamos analisar os dados para ver onde podemos melhorar, já que o desgaste dos pneus aqui é grande, especialmente na asa traseira.”

Pastor Maldonado, 17°: “Cumprimos nosso programa planejado para hoje. Testamos algumas peças de desenvolvimento nesta manhã e, em seguida, voltamos ao trabalho no acerto para o fim de semana nesta tarde. Nosso ritmo em classificação não é tão forte, mas senti o carro melhor com maior carga de combustível e pneus usados. Isso é o que nós estávamos esperando hoje, e por isso vamos seguir trabalhando duro amanhã.”

Sauber

Nico Hülkenberg, 16º: “Hoje nós pudemos completar nosso programa de treinos, e tudo se saiu bem tranquilamente. Em termos de desempenho, ainda há muito trabalho para fazermos. Eu esperava que esse circuito pudesse colocar em evidência alguns dos pontos fracos do carro, mas também acho que há algum potencial. Eu ainda não estou feliz com o equilíbrio do carro, mas penso que podemos encontrar mais desempenho amanhã, se resolvermos isso. Temos uma longa noite pela frente para tentar maximizar tudo para o fim de semana.”

Esteban Gutiérrez, 18º: “Acho que pudemos melhorar o equilíbrio do carro na segunda sessão, em comparação com o treino da manhã. A primeira sessão foi um pouco complicada em termos de equilíbrio. Nós estávamos tentando um monte de coisas diferentes no acerto, mas tudo deu certo durante a tarde. Entretanto, ainda estamos perdendo velocidade nas curvas de baixa, devido à pouca estabilidade e tração. Vamos olhas as informações e trabalhar nessas características, então vamos poder criar um carro com melhor margem.”

Caterham

Charles Pic, 19°: “Fizemos algum progresso hoje, e acho que podemos ficar satisfeitos com o trabalho que fizemos nos treinos livres 1 e 2. No treino da amanhã nós corremos com o carro com a mesma configuração que corremos na China num programa normal para um primeiro treino, usando apenas os pneus duros e trabalhando no acerto-base. No treino 2, corremos com algumas peças novas na traseira do carro e vimos mais aderência, o que é positivo. Encontramos aquilo que significa que tivemos um pouco de saídas de frente, e vamos precisar trabalhar nisso na classificação, mas a performance foi um bom sinal a respeito de onde estamos indo. No geral, hoje foi um dia Ok."

Giedo van der Garde, 22°: “Depois de ficar de fora do treino da manhã, voltei ao trabalho no treino 2 e cumpri um programa normal para uma sexta-feira à tarde, o que incluiu trabalho com ambos os compostos, stints curtos e longos. A degradação dos pneus aqui foi muito grande, especialmente com os médios, mas eles estão alcançando bem a temperatura, e isso sugere que, se a gente conseguir gerenciar os níveis de degradação, podemos nos sair muito melhor do que na última corrida, na China”.

Heikki Kovalainen, 23°: “Foi bom voltar ao carro e é ótimo voltar a trabalhar com a equipe. A principal prioridade hoje foi ajudar a dar as minhas impressões a respeito do carro de 2013 na especificação que eles correram nas três primeiras corridas deste ano contra o carro que eu corri no ano passado, além de dar meu feedback a respeito dos pneus de 2013. A primeira impressão que eu tive deste carro, que é obviamente próximo ao de 2012 do que o que vai disputar a maior parte da temporada. É certamente mais complicado encontrar um equilíbrio do que no carro de 2013, e os pneus de 2013, que são bem mais rápidos que os do ano passado. Depois de uma sessão onde não tive tempo suficiente no carro para descobrir o quanto podemos mudar o tratamento com as alterações do acerto, mas consegui dar à equipe um grande feedback, o que acho que será útil neste fim de semana no acerto e nos pneus, e estou ansioso para ir à Espanha, onde nós teremos mais peças novas.”

Nico Hülkenberg (Foto: Getty Images)

Marussia

Max Chilton, 20°: “Estou satisfeito por ter treinado plenamente em ambas as sessões hoje. Isso é especialmente importante, dadas as difíceis condições que nós estamos encarando, e que está, obviamente, afetando bastante a maneira como o carro está se comportando até aqui. Testamos algumas coisas e acumulamos um bom número de dados, tudo o que nós vamos precisar analisar cuidadosamente à noite, mas tenho certeza de que podemos chegar a algumas conclusões de que vamos melhorar as coisas para amanhã.”

Jules Bianchi, 21°: “Não foi fácil alcançar a velocidade nesta tarde. Depois de ter visto e ouvido os desafios de Max e Rodolfo, que testaram nesta manhã, ficou claro que o treino livre 2 não seria fácil para mim. O calor está desempenhando um grande fator na maneira como o carro está se comportando, mas acho, da minha parte, que nós ficamos limitados para melhorar essas questões de espaço por uma tarde. Diante disso, não fiquei tão feliz com meu tempo [de pista] e tenho a certeza que, durante a noite, vamos encontrar uma boa solução para o futuro.”

Rodolfo González, 24°: “Ainda que minha primeira experiência com o MR-02 tenha sido bastante breve, é um bom começo do meu programa de treinos livres, que farei em várias no ano. Com meu programa, tive algumas experiências e conquistei algumas coisas diferentes antes do problema com o câmbio. Estou ansioso para conseguir fazer uma contribuição maior para o desempenho da equipe durante um fim de semana de GP e, da próxima vez, será a melhor de todas.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.