Confira declarações dos pilotos após sábado de classificação para GP da Áustria, 9ª etapa do Mundial 2016 de F1

A classificação para o GP da Áustria, que aconteceu na manhã deste sábado (2), foi um tanto quanto movimentado. Após uma leve chuva molhar o traçado e no Q3 ele começar a secar, muitos pilotos chegaram a ficar com a pole-position temporária. No entanto, foi Lewis Hamilton quem conquistou a posição de honra do grid

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
O treino classificatório para o GP da Áustria, que aconteceu neste sábado (2), foi uma verdadeira loteria. Com pista molhada, mas secando, no Q3, muitos pilotos quase conquistaram a pole-position para a prova em Spielberg. Mas sem novidades, será Lewis Hamilton quem largará da posição de honra do grid.
 

Surpreendentemente, ou nem tanto, que sairá do seu lado é Nico Hülkenberg, com Jenson Button abrindo a segunda fila com a terceira colocação. É Kimi Räikkonen quem aparece no quarto posto, com Daniel Ricciardo sendo o quinto.
Lewis Hamilton estava aí todo contente com a pole na Áustria (Foto: Beto Issa)
É Valtteri Bottas o sexto colocado. Uma troca da caixa de câmbios após um acidente durante o Q3 garantiu uma punição para Nico Rosberg, que largará em sétimo, com Max Verstappen sendo o oitavo. Também punido, Sebastian Vettel é nono e o brasileiro Felipe Massa fechando o top-10.
 
Esteban Gutiérrez, Pascal Wehrlein, Romain Grosjean, Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr são os cinco próximos, com Sergio Pérez, Kevin Magnussen, Jolyon Palmer, Rio Haryanto, Daniil Kvyat e a dupla da Sauber Marcus Ericsso e Felipe Nasr completando o grid deste domingo.

Confira as declarações:

FERRARI
 
Kimi Raikkonen, quarto: “Acredito que o carro está trabalhando muito bem durante o final de semana, especialmente nesta manhã e na classificação, mas as condições acabaram mudando no Q3. No Q2 estávamos bem, também testamos os supermacios, apenas para ter certeza que iríamos para a última sessão da classificação. Me senti bem no carro, até mesmo no molhado ele andou bem. O final foi decepcionante, pois senti que havia muito mais para vir, mas por pequenos problemas ou razões não conseguimos ir mais rápido. Mas não fomos mal, já que outros pilotos foram penalizados, então veremos o que podemos fazer”.
RED BULL
 
Daniel Ricciardo, quinto: “Foi bastante divertido ir ao Q3 sabendo que estaria molhado e ter que me adaptar tão rápido. Saímos com os pneus médios e começamos com um bom ritmo e eu estava feliz, mas sabia que o traçado secaria no final da sessão e precisaria trocar para os slicks para ir melhor. Admito que gostaria de ter entrado um pouco antes e ter ao menos duas voltas a mais, talvez tenha sido aí que perdemos algumas posições. Largarei em quinto por conta de algumas punições, o que é bom. Acredito que amanhã conseguiremos ficar mais próximos de nossos adversários”.
 
Max Verstappen, oitavo: “As condições hoje significavam que precisávamos mudar de seco para molhado e então voltar para o seco, o que tornou as coisas interessantes. Acabamos saindo muito cedo e é óbvio que todos foram mais velozes no final da sessão. Cruzei a linha com cinquenta segundos para o fim, o que significou que todos tinham mais tempo em um traçado mais seco. É difícil dizer onde estaríamos. O ritmo é bom, mas largaremos muito para trás. Tivemos uma boa estratégia de pneus no Q2, então largaremos com os supermacios e veremos onde podemos chegar. Eu falei sobre as zebras causarem problemas ontem e acredito que hoje meu ponto foi provado. Daniil teve um forte acidente. Muitos não concordaram comigo, mas acredito que eles descobrirão por eles mesmos”.

WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, sexto: “A classificação hoje foi muito singular em razão das condições no Q3. Tudo parecia bom no Q1 e Q2 no seco, mas o aquecimento dos pneus foi difícil diante de condições instáveis. No começo, nós sofremos com os pneus intermediários, e uma vez que nós colocamos os slicks, o principal problema foi obter temperatura dos pneus. Mas a corrida é amanhã, e há chance de passar aqui, então tenho certeza de que nós podemos ter um dia melhor. Acho que, em quaisquer condições, nós precisamos tentar almejar ter os dois carros no top-5, o que é uma boa meta para amanhã.”
Valtteri Bottas durante a classificação para o GP da Áustria (Foto: Beto Issa)
HAAS
 
Esteban Gutiérrez, 11º: “Estou muito feliz que consegui conquistar minha melhor posição de classificação. Foi divertido ir até o limite no traçado hoje. Não foi fácil depois da sexta-feira, onde tivemos pouca quilometragem. No último treino livre eu não estava tão confortável em como os pneus estavam trabalhando, então o treino classificatório foi um desafio. No final foi bastante divertido dar boas voltas no Q1 e Q2. Amanhã estarei focado em conquistar pontos, é nosso maior objetivo e lutaremos até o fim”.
 
Romain Grosjean, 13: “Eu esperava algo melhor. Em minha primeira volta rápida no Q2 com pneus usados acabei perdendo a traseira na curva 6 e parando na caixa de brita. Isso danificou um pouco meu assoalho. No tempo entre arrumar e voltar para a pista a chuva começou, o que acabou me afetando. Podíamos ter ido melhor. É uma pena, mas não estamos em uma posição ruim para a corrida, acredito que temos um bom equilíbrio para o domingo. Trabalhamos muito nisso, então estou ansioso para amanhã”.
MANOR
 
Pascal Wehrlein, 12º: “Foi incrível. A equipe fez um trabalho incrível e todo o final de semana me senti confortável com o carro. Acredito que esta é a primeira etapa em que não estou sofrendo com a pressão dos pneus durante a classificação. Minha volta no Q1 foi muita boa, assim como no Q2, que fiz meu trabalho com os pneus supermacios. Estou muito feliz com as duas sessões. Amanhã é uma diferente história. Será uma corrida longa e difícil, tendo que cuidar da degradação dos pneus. Farei o meu melhor e espero que tenhamos ainda melhores resultados”.
 
Rio Haryanto, 19º: “Antes de tudo, foi um grande trabalho de toda a equipe para nos colocar no Q2. Sim, foi uma pena não ter tido a chance de melhorar minha volta no fim do Q1, já que certamente havia mais para tirar do carro. Não consegui ter pista limpa no meu segundo stint, então estava apostando em minha terceira ida à pista após a bandeira vermelha, mas depois veio a bandeira amarela e tivemos de abortar a volta. Definitivamente, temos de trabalhar para a corrida. Nosso ritmo de classificação foi uma agradável surpresa, mas acho que vamos ficar mais confortáveis com o carro em ritmo de corrida. Estamos fazendo bons passos com a melhoria do carro e acho que podemos ter uma corrida forte amanhã.”

MCLAREN
 
Fernando Alonso, 14º: “Certamente esta não foi a melhor classificação para nós. No Q2, com a chuva chegando, tentamos deixar a garagem o mais cedo possível. Infelizmente por alguma razão meu carro estava com pneus médios usados ao invés de novos. Então, quando colocamos os novos para a segunda volta acabei me deparando com uma bandeira amarela e tive que desistir do meu tempo. É decepcionante. Para a corrida de amanhã precisamos das condições mistas se quisermos nos recuperar da 14ª posição. A previsão do tempo é para chuva, então teremos que esperar”.
Fernando Alonso durante a classificação para o GP da Áustria (Foto: Beto Issa)
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz, 15º: “Definitivamente não foi um bom sábado para mim hoje. Nós tivemos um problema elétrico durante o terceiro treino livre e decidimos trocar o motor por motivos de precaução pouco antes da classificação desta tarde. Infelizmente, só consegui fazer dez voltas antes de ter de parar… claro que nós não conseguiríamos nos classificar acima hoje, e estou decepcionado com o resultado. Você certamente nunca quer se classificar lá atrás, mas agora nós precisamos pensar numa boa estratégia para amanhã e trabalhar para dar a volta por cima. Vou dar tudo de mim para terminar nos pontos.”
 
Daniil Kvyat, 20º: “Não foi a classificação que nós gostaríamos. É uma pena. Durante o Q1, eu passei do lado de fora da zebra na curva 8, e aí a suspensão direita quebrou. A batida foi inevitável, mas felizmente estou bem. Tem sido um fim de semana complicado até agora, e temos muitas coisas para analisar, mas tenho certeza que, com trabalho duro, vamos poder resolver tudo amanhã. Na corrida, tudo pode acontecer, e nós vamos lutar para alcançar o melhor resultado possível.”

FORCE INDIA

 
Sergio Pérez, 16º: “Eu me sinto bem decepcionado sobre o que aconteceu durante a classificação. Nós encontramos um bom equilíbrio com o carro nesta manhã e deveríamos facilmente avançar para o Q3. Estava na minha segunda volta durante o Q1 quando eu senti algo estranho na traseira do meu carro. Consegui controlar até os boxes, e aí nós vimos que houve uma falha na suspensão, mas infelizmente não houve tempo suficiente para consertarmos o carro, e aí meu treino já era. Foi uma grande chance perdida hoje, mas não vou desistir porque sei que nós podemos recuperar algum terreno amanhã e ainda estar na luta por pontos.”
Sergio Pérez durante a classificação para o GP da Áustria (Foto: Beto Issa)
RENAULT
 
Kevin Magnussen, 17º: “Tivemos um pouquinho mais de tempo no carro, até que cometi um erro na última curva na minha volta rápida. Mas, no geral, é sobre onde nós estamos na classificação. Estamos trabalhando para melhorar, mas, por agora, nós fizemos o que foi possível. Amanhã eu tenho a impressão de que vamos estar um pouco mais próximos, e espero que algo fora da ordem aconteça, como uma chuva ou o safety-car ao mesmo tempo para que a gente consiga aproveitar ao máximo a oportunidade, se ela vier. Então vamos torcer.”
 
Jolyon Palmer, 18º: “Sem a bandeira vermelha e então as bandeiras amarelas e com um jogo novo de pneus, acho que nós poderíamos ter alcançado o Q2 com uma volta perfeita. Certamente o carro parece melhor neste fim de semana, mais consistente e estável, mas nós não conseguimos fazer o suficiente para nos classificarmos melhor. A estratégia da corrida é um pouco incerta, levando em conta o asfalto renovado da pista, que pode proporcionar um desgaste maior, e os ultramacios estão gastando muito, então vamos ver o que podemos tirar de cada chance que tivermos pela frente.”
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 21º: “Foi uma classificação difícil para nós. Não começou ruim para mim, já que me sentia bem com meu primeiro jogo de pneus supermacios. Minha primeira volta com o segundo jogo já não foi tão ideal e na minha segunda tentativa a bandeira vermelha foi necessária. No final do Q1 eu tinha a chance de dar outro giro, mas não consegui terminar por conta das bandeiras amarelas. No final, tive falta de sorte. Para amanhã será complicado, mas precisamos ficar focados e tentar brigar”.

PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.