Confira declarações dos pilotos após sábado de classificação para GP da Europa, 8ª etapa do Mundial 2016 de F1

Uma bobagem de Lewis Hamilton jogou Nico Rosberg na pole-position e situação dos sonhos para retomar alguém vantagem em relação ao companheiro na liderança do campeonato. Rosberg dominou a classificação deste sábado (18) para o GP da Europa em Baku e terá Daniel Ricciardo ao seu lado na primeira fila

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Foi de Nico Rosberg a pole-position de um treino classificatório divertido para o GP da Europa em Baku. Neste sábado (18), um erro de Lewis Hamilton, que ia dominando o final de semana, deu a pole-position de bandeja para o rival. É a chance de Rosberg se recuperar de uma sequência de três corridas que certamente preferiria esquecer.

 
Ao seu lado na primeira fila, larga Daniel Ricciardo. Mas não foi do australiano a segunda melhor volta. Esta coube a Sergio Pérez que, punido por trocar a caixa de câmbio, vai largar apenas em sétimo. As duas Ferrari fazem a segunda fila, Sebastian Vettel à frente de Kimi Räikkönen.
 
Felipe Massa e Daniil Kvyat, Pérez e Valtteri Bottas, Max Verstappen e Hamilton, fila a fila, formam o top-10 da primeira corrida da história da F1 no Azerbaijão.
Nico Rosberg e Sergio Pérez (Foto: Force India)
Romain Grosjean, um decepcionante Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr, Fernando Alonso, Esteban Gutiérrez, Felipe Nasr, Rio Haryanto, Pascal Wehrlein, Jenson Button, Marcus Ericsson, Kevin Magnussen e Jolyon Palmer encerram o grid.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha o GP da Europa, primeiro da história no Azerbaijão, AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para as 10h (de Brasília). 

Confira as declarações:

FERRARI
 
Kimi Räikkönen, quinto: “Tenho certeza que poderia ir melhor, mas após ontem e esta manhã, se você me falasse que eu classificaria em quinto eu estaria ok com isso. O que pretendemos com os ajustes do carro foi bom. Mas então, com tantas pessoas tentando dar uma volta rápida após a bandeira vermelha pelo acidente de Hamilton, acabei pegando tráfego. Tenho certeza que poderia ir melhor, mas foi assim que terminou. Agora esperamos que muitas coisas aconteçam na corrida do domingo”.
 
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, sexto: “Foi um bom dia, estou bem feliz! Nós conseguimos algumas voltas limpas, o que não é fácil de fazer aqui em Baku, e uma classificação sem problemas é, definitivamente, o que nós precisávamos. Foi complicado, já que a pista estava mudando o tempo todo e você tinha de acompanhar a evolução, mas nós conseguimos fazer isso bem e fizemos um bom trabalho. Agora vamos tentar fazer o mesmo amanhã — definitivamente, teremos muitas oportunidades e teremos de estar muito atentos para garantir que vamos aproveitá-las. Tenho que dizer que curti bastante a classificação de hoje. Tenho me sentido mais e mais confiante com o carro e começar a corrida de amanhã em sétimo é um resultado positivo”.
 
Carlos Sainz Jr., 13º: “Foi um dia um pouco desapontador para mim, pois tivemos uma sexta-feira decente e eu estava me sentindo bem. Colocamos freios novos no carro hoje e, infelizmente, eu não estava me sentindo tão confiante quanto ontem na freada. Talvez essa seja a razão pela qual eu não consegui extrair o máximo do carro na classificação… E se você também somar o fato de que tinha muito tráfego, no fim, não foi possível chegar ao Q3. Vamos ver o que somos capazes de fazer amanhã. Tomara que possamos fazer outra boa recuperação — pode ser uma corrida muito louca aqui, então estou convencido de que com uma estratégia inteligente e pit-stops rápidos, podemos conseguir! No geral, nós precisamos ficar otimistas, porque amanhã pode, certamente, ser um dia melhor”.
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, oitavo: "Fomos azarados hoje. Não andar no TL3 definitivamente deixou a classificação mais complicada para nós. É difícil dizer o quanto nos afetou, mas eu não acho que nosso ritmo era ruim. Não consegui fazer voltas perfeitas no Q1 e nem no Q2, então acredito que o fato de termos passado mostra como nosso ritmo era bom. O Q3 foi complicado porque eu fui muito afetado pelo tráfego nas minhas duas tentativas. Com certeza tinha próximo a 0s5 no carro que eu não atingi. Para amanhã, temos um ritmo realmente bom, então tenho certeza que teremos um bom dia".
Valtteri Bottas  em Baku (Foto: Getty Images)
RED BULL
 
Max Verstappen, nono: "Acho que poderíamos ter sido P3 hoje. Quando a bandeira vermelha surgiu, eu já era cinco décimos mais rápido do que a minha volta no Q2. Foi uma pena, eu também fui atrapalhado por (Valtteri) Bottas no Q2 e, em seguida, veio a bandeira vermelha no Q3. Com dois minutos para o fim, ele (Bottas) fez a mesma coisa na parte final. Como disse, uma pena. De qualquer forma, agora é pensar na corrida amanhã. Sabemos que temos um bom ritmo, e é isso. Acho que, como vimos na GP2, vai ser uma corrida interessante, com certeza. Também vai ser legal ver o Lewis (Hamilton) atrás de mim".
 
HAAS
 
Romain Grosjean, 11º: “No fim, foi um resultado bem bom. Foi o melhor que podíamos ter esperado. Estar próximo do top-10 é bem para a nossa estratégia e para os pneus amanhã. Tive dificuldades com a aderência e a freada no Q1. Eu bloqueei um par de vezes e estava um pouco preocupado. Na segunda saída, precisei de uma volta limpa e nós conseguimos. O carro pareceu ótimo no Q2 e eu consegui um pouco mais de aderência dos pneus, o que ajudou muito. Nós ainda temos de investigar nossos freios um pouco para ter certeza de que o carro tem uma performance melhor. No geral, foi uma boa performance do time. Todo o fim de semana está correndo bem, então estou feliz com isso”.
 
Esteban Gutiérrez, 15º: “Hoje não foi um bom dia para mim. Tive um pouco de dificuldade com os freios. Na última volta, assumi alguns riscos e cometi um pequeno erro. Infelizmente, não tive outra chance depois disso. No geral, acho que às vezes você tem de se arriscar e essas coisas acontecem. Nas corridas, você tem de tentar tirar o máximo de qualquer oportunidade e, ocasionalmente, termina assim. Olhando para amanhã, vamos tentar avançar o máximo que pudermos e tirar o máximo da nossa performance. A pista vai permitir algumas ultrapassagens, estão será ótimo para assistir”.
 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, 12º: Uma classificação muito decepcionante para mim. O carro estava rápido por todo o fim de semana, mas largar da 12ª posição significa que temos um grande trabalho a fazer. O maior problema do Q2 foi rodar na primeira volta, porque eu estava numa mega volta que certamente me colocaria dentro do Q3. Perdi a traseira na curva 16 e rodei. Como eu não tinha tempo ainda, fiquei sob pressão e tudo chegou para ser decidido no final. Infelizmente, havia um tráfego que incomodou, porque o carro tem bom potencial e deveríamos ter ido muito melhor. É um sentimento amargo, mas estou determinado e recuperar o chão perdido amanhã".
 
McLAREN
 
Fernando Alonso, 14º: "Foi um treino complicado: o Q1 foi estressante. Na verdade, não foi fácil fazer uma volta limpa com aquele tanto de incidentes, bandeiras amarelas e tráfego. Enquanto não tínhamos ritmo para o Q3 porque outros times puderam amplificar suas potências, nós também deixamos de maximizar. Acho que poderíamos ter ido melhor que 14º.
 
Em minha volta final do Q2, houve uma bandeira amarela na curva três por mais ou menos 15 segundos, o que significou que eu não poderia abrir a asa, então perdi alguns décimos. Também acho que provavelmente não fizemos tudo certo nós mesmos. Fomos azarados, porque encontramos tráfego e estávamos fora de sequência com os carros perto de nós. Então, 14º não é ideal, mas vimos quantos incidentes aconteceram e quantas pessoas saíram antes da classificação. Ainda há pelo que lutar amanhã. Um safety-car ou um incidente pode rapidamente nos colocar nos pontos. Essa é a nossa meta. Quais forem as oportunidades que vierem em nossa direção, estaremos focados e prontos para aproveitar".
 
Jenson Button, 19º: "No Q1, travei tudo na curva 15 – colocamos novos freios antes da classificação, o que sempre fazemos, mas eles estava agarrando um pouco mais. É uma pena, porque fomos ter sido P7 ou P8 o fim de semana todo. Não sei se éramos tão rápidos, mas definitivamente não éramos 19º colocados. Não é fácil andar aqui por causa do tráfego, mas depois que eu rodei, acabei desgastando mais o pneu para fazer um giro de volta. Isso não é o melhor a fazer com esses pneus, então deveríamos ter entrado e colocado pneus novos para o resto do Q1. Pensamos que teríamos uma margem maior. Não foi o caso. Precisamos nos divertir amanhã".
Nico Hülkenberg (Foto: Force India)
MANOR
 
Rio Haryanto, 17º: “Hoje foi uma boa volta para mim, então estou realmente satisfeito. Nós fizemos algumas mudanças no carro para o TL3 e elas funcionaram bem. Nós também ficamos bem perto do Q2, mas, infelizmente, eu só consegui uma volta rápida com o segundo jogo de pneus e aí quando eu tentei outra vez, tinha uma bandeira amarela. Agora nós precisamos ficar muito focados para amanhã. Apesar de a corrida da GP2 ter mostrado que tudo pode acontecer, nós temos de garantir que tenhamos uma boa largada e uma corrida forte e limpa, sem cometer erros para aproveitarmos as oportunidades. Vamos dar nosso melhor e torcer para que tudo saia do nosso jeito, mas agora este é um bom momento para aproveitarmos”.
 
Pascal Wehrlein, 18º: “Estou um pouco desapontado com a classificação, já que o Q2 era, definitivamente, possível hoje. O DRS estava desabilitado na minha volta mais rápida quando a bandeira amarela apareceu entre as curvas 3 e 4, então eu perdi alguns décimos lá. A minha segunda volta foi melhor nesse pontos de vista, mas eu perdi mais alguns décimos por conta do desgaste dos pneus. Nós, com certeza, tivemos um bom ritmo e o nosso pacote está funcionando bem aqui. Hoje foi assim, mas amanhã é um novo dia e vou dar o meu melhor. A coisa mais importante é terminar a corrida, já que, depois de ver a corrida da GP2 hoje, tenho certeza que teremos algumas oportunidades amanhã. Com safety-cars e uma boa performance nossa, um resultado realmente bom é possível”.
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 20º: “Foi uma sessão desapontadora para mim. Foi um pouco bagunçada, já que tive um pouco de tráfego com o primeiro e também com o segundo conjunto de pneus. Na minha última tentativa, estava forçando ao máximo e passei um pouco do limite! É uma pista de rua, então você precisa estar o mais perto possível dos muros. Eu estava um pouco perto demais e rocei nele de leve, então perdi algum tempo de volta. Foi um resultado desapontador. Ainda assim, quero dizer um grande obrigado à equipe do meu carro. Eles estão trabalhando realmente duro neste fim de semana para me colocar na pista em todas as sessões. Vou lutar duro por eles amanhã”.
 
RENAULT
 
Kevin Magnussen, 21º: “A sessão foi bem honesta com o simples fator de que não somos rápidos o bastante aqui. No TL3, percebi que não tinha ritmo relativo com o carro, embora estivesse sentido que ele estava bom para pilotar, então tentamos algo diferente com o acerto. No fim, foi bom tentar e o carro melhorou em algumas áreas, mas não em outras. Nós sabíamos que esta temporada seria difícil em alguns momentos, e este, certamente, é um deles! Nós temos um plano para o futuro e é nisso que todos estamos trabalhando. Sim, hoje não pareceu ótimo, mas nós estamos aprendendo o tempo todo e isso está trazendo recompensas”.
 
Jolyon Palmer, 22º: “O potencial está lá para muito mais, mas hoje não era para ser. Tive uma segunda saída muito, muito boa, mas teve de ser abortada pela bandeira amarela. Infelizmente, cometi um erro na minha última volta cronometrada, o que me custou certa de meio segundo, e não tive vácuo na reta de largada, o que vale mais alguns décimos. Nós poderíamos ter sido bem mais rápidos. É uma pista difícil. É realmente divertido de guiar e eu curti até aqui. Temos tudo para fazer amanhã, então vamos ver o que acontece”.
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.