Confira declarações dos pilotos após segundo dia de testes coletivos da F1 no circuito de Barcelona

Com seu melhor giro em 1min24s574, Daniel Ricciardo garantiu a liderança do segundo dia da segunda bateria de testes da pré-temporada 2015 da F1. 0s010 mais lento, Kimi Räikkönen aparece na segunda colocação, com Felipe Massa fechando o top-3

Daniel Ricciardo foi o mais rápido no segundo dia da segunda bateria de testes da pré-temporada 2015 da F1. Nesta sexta-feira (20), o australiano anotou 1min24s574 na melhor de suas 140 voltas e ficou com a posição de honra da tabela de tempos.

 
Kimi Räikkönen rodou bem menos que o sorridente australiano, mas ficou bem perto do tempo do rubro-taurino. O finlandês registrou seu melhor giro em 1min24s584, apenas 0s010 mais lento que Daniel.
Daniel Ricciardo (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Felipe Massa também mostrou um bom ritmo nesta sexta e garantiu o terceiro melhor tempo. O brasileiro da Williams completou um total de 88 voltas e ficou a 0s098 do líder.
 
0s128 atrás do ponteiro, Sergio Pérez aparece para ocupar a quarta colocação, à frente de Lewis Hamilton, que reapareceu nesta sexta após um mal-estar no primeiro dia de trabalhos em Montmeló.
 
Com 1min25s556, Nico Rosberg garantiu o sexto tempo, à frente de Fernando Alonso, que conseguiu completar 59 voltas com sua McLaren. Jolyon Palmer, Marcus Ericsson e Carlos Sainz Jr. completam a lista dos dez pilotos que participaram da sessão.
 
Confira as declarações dos pilotos:
 
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, segundo: "Hoje não foi ideal. Tivemos alguns problemas que nos impediram de andar tanto quanto gostaríamos, mas ainda conseguimos fazer outras coisas, tentar coisas e aprender. Claro, corrida é uma história diferente de testes, mas até aqui tem sido bom. 
 
Os chefes do time puseram as pessoas certas nos lugares certos. Ainda são os primeiros dias, mas todos parecem aproveitar mais. Para o próximo teste, vamos tentar colocar as coisas nos lugares certos."
 
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, quarto: “Estou muito feliz com a forma como o dia correu e pela quantidade de voltas que conseguimos completar. Nós trabalhamos ara entender os novos pneus e acho que demos um bom passo à frente nesse sentido. Claro, estamos esperando a chegada do nosso ‘novo bebê’ e estamos realmente ansiosos para colocar tudo que aprendemos ao longo dos últimos dois dias no novo carro. Em um nível pessoal, esses dias também foram valiosos para conhecer os meus novos engenheiros de corrida e performance. Nós progredimos bem e estou ansioso para trabalhar ainda mais o simulador na próxima semana”.
 
MERCEDES
 
Lewis Hamilton, quinto: "Me sinto melhor, mas estou com saudade de guiar, então queria entrar no carro. Foi um bom dia para dar algumas voltas. Não estou certo de onde estamos comparados aos outros. O primeiro teste foi para fazer muitas voltas, e hoje foi o mesmo, então não ainda não comecei a ajustar o carro  da forma que eu gosto de aperfeiçoar. 
 
Estamos focados em nosso trabalho, em aproveitar o maior tempo que tivermos antes de a temporada começar. Não passamos sem alguns problemas aqui e ali, mas estou vendo a equipe trabalhar muito para parar qualquer drama, e é incrível de assistir. Enquanto continuarmos avançando é isso que importa mais e é no que estamos focados."
 
Nico Rosberg, sexto: "Minhas costas tem sido um problema, mas eu já sabia. A posição em que estou no carro não está bem certa, mas deve estar ok para um domingo completo. 
 
É um circuito diferente com o carro novo, então me senti diferente. Não estava muito satisfeito pela manhã, mas encontramos nossa forma rapidamente com o setup, e no final, estava bom. No momento, estamos focados em fazer todas as voltas de classificação que pudermos, mas isso é para todos. 
 
A curva de desenvolvimento ainda é profunda. Há muito a descobrir com essas regras no carro e na unidade de força, então é um desafio. No geral, porém, tem sido um bom começo."
 
LOTUS
 
Jolyon Palmer, oitavo: “Hoje correu tudo bem. Nós fizemos muitas voltas e senti bem o carro. Com a pista fria, estava bastante escorregadio certamente por conta da combinação dos pneus duros com a baixa temperatura”.
 
“Ao longo do dia, teve um bom mix de condições e acertos para trabalharmos. Tinha muita coisa para fazer com os diferentes set-ups para o carro e os diferentes programas em que estamos trabalhando, então foi um grande passo na curva de aprendizado. Foi um início positivo para mim e espero que meu trabalho tenha beneficiado o time. Amo estar no carro e mal posso esperar para voltar para a pista!”
 
“Nós completamos alguns testes aerodinâmicos com uma variedade de diferentes ferramentas de coleta de dados no carro, assim como fizemos várias análises de pneus para termos um panorama do que esperar dos pneus mais novos da Pirelli trabalhando com o E23. O carro está andando bem outra vez e, no geral, estamos fazendo um bom progresso essa semana.”
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, nono: “Foi um dia bastante movimentado para nós. Nós fizemos mais de 100 voltas, durante as quais fomos testando e explorando muitos acertos diferentes. Isso vai dar a mim e aos engenheiros um melhor entendimento do carro. Nós coletamos muitas informações para avaliarmos esta noite. Amanhã vamos forçar outra vez”.
 
TORO ROSSO
 

Carlos Sainz Jr., décimo: “Foi um dia um pouco difícil, um típico dia de testes, no qual tivemos alguns problemas com o carro pela manhã. Nós conseguimos contornar isso e preparar o carro outra vez para a tarde. Depois da pausa, tudo estava correndo de acordo com o planejado e parecia que nós tínhamos dado um bom passo à frente. Infelizmente, cometi um erro na curva nove e o carro ficou preso na brita, então isso nos custou cerca de meia hora de tempo de pista. Uma vez que colocamos o carro de volta, nós começamos uma simulação de corrida que nos deu informações úteis, mesmo que não a tenhamos completado. Essas coisas acontecem nos testes, o que é melhor do que corrida, então ainda podemos tirar alguns aspectos positivos do dia."

O SEGUNDO ROSTO

A proibição da FIA dos pilotos trocarem a pintura de seus capacetes durante a temporada atraiu críticos num primeiro momento, mas nem todos odiaram a medida. Felipe Massa é um daqueles que se mostrou favorável à ideia.

"O capacete é seu segundo rosto, não entendo o porquê de precisar mudar toda hora", disse, ganhando apoio do tricampeão Niki Lauda, chefe da Mercedes.

A AGENTE SECRETA

Acompanhando a pré-temporada da categoria em Barcelona, o chefe da Ferrari, Maurizio Arrivabene, falou a respeito de uma série de assuntos. Dentre eles, quanto de influência exerceu para transformar a Ferrari de 2014 na de hoje, em meio à série de mudanças que aconteceram nos últimos meses. Em uma delas, envolveu-se ainda antes de assumir a chefia da escuderia de Maranello: a contratação do tetracampeão Sebastian Vettel. Que foi auxiliada pela empresária de Michael Schumacher, Sabine Kehm.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.