Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos do GP da Rússia

A sexta-feira (2) de treinos livres para o GP da Rússia em Sóchi acabou com a felicidade de Max Verstappen contrastando com a busca por soluções dos seus rivais, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton principalmente. O GRANDE PRÊMIO mostra o que todos os 20 pilotos falaram

Max Verstappen surpreendeu e liderou os tempos do primeiro dia de trabalhos em Sóchi, nesta sexta-feira (27), deixando Ferrari e Mercedes para trás – apesar de Charles Leclerc ter ficado no topo no TL1.

Desta forma, o holandês deixou a pista russa elogiando o motor de sua Red Bull, enquanto os rivais procuraram razões para o desempenho apresentado.

Sebastian Vettel voltou a reclamar da Ferrari, mesmo vindo de vitória em Singapura, enquanto Lewis Hamilton já começa a torcer pro chuva. O que mais os pilotos disseram?

Max Verstappen (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Confira as declarações dos pilotos:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen ressalta “dia positivo” em Sóchi e vê novo motor “bem mais potente”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc vê "ritmo forte" da Ferrari, mas aponta falta de equilíbrio em Sóchi

Valtteri Bottas, terceiro: Bottas diz que Mercedes precisa “encontrar algo” para buscar pole em Sóchi

Lewis Hamilton, quarto: “Espero que chova”: Hamilton torce por ajuda dos céus para encostar na Ferrari em Sóchi

Sebastian Vettel, quinto: Vettel vê primeiro dia em Sóchi como “indicador claro” de que Ferrari ainda tem problemas

Paddockast #35
NARRAÇÕES INESQUECÍVEIS E UM CURIOSO AMOR

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Pierre Gasly, sexto: "Foi realmente uma sexta-feira muito boa. Estou feliz com a evolução do time entre o TL1 e TL2, parece estar na direção certa. Fechamos o dia com o sexto tempo mais rápido, o que é sempre positivo, mas olhando para a nossa situação no domingo com a punição, precisamos ter certeza que teremos um carro forte, e vamos priorizar o domingo em relação ao sábado. Temos muito a analisar, mas foi um dia positivo no geral"

Sergio Pérez, sétimo: "Um dia promissor. Acho que foi a nossa melhor sexta-feira do ano em termos de progresso e entendimento do carro. Fizemos testes aerodinâmicos e estou satisfeito, muito ansioso para amanhã e domingo. As condições climáticas podem mudar a qualquer instante, então precisamos estar preparados para reagir ao tempo, tentar achar alguns décimos e devemos brigar por uma posição forte"

Nico Hülkenberg, oitavo: A sexta-feira foi ok para nós. Gosto da pista, ela flui bem e foi bom voltar a pilotar aqui. No geral, não foi um dia ruim. O carro pareceu estar num lugar razoável desde o começo e me senti confiante nele nas retas. Não fiquei tão feliz durante a tarde. Mudamos algumas coisas no acerto, o que nós vamos rever e buscar melhorar. Mas, no geral, não foi ruim e me sinto otimista.”

Lance Stroll, nono: "Estou feliz com hoje. O carro está bom. Ainda temos coisas para trabalhar em relação ao equilíbrio do carro, mas parecemos competitivos. Qualquer coisa pode acontecer amanhã e pode ter um pouco de chuva. Singapura foi a primeira corrida com o novo pacote, e as vezes, precisamos de mais de um fim de semana para encontrar equilíbrio. Ainda temos o que trabalhar, mas não estamos mal"

Alexander Albon, 10°: Albon assume culpa por atrapalhar Hamilton no TL2 em Sóchi: “Não percebi ele ali”

Lando Norris (Foto: McLaren)

Lando Norris, 11°: “Ao menos por hoje, estou lutando mais com o carro. Há mais tempo a buscar. Do meu lado, há algumas coisas para melhorar, mas também em relação ao carro. Não tenho confiança para acelerar tanto quanto gostaria. Na verdade, é um pouco de tudo, tentar ter um dia mais limpo e que o acerto do carro seja melhor para amanhã.”

Daniil Kvyat, 12°: "Não tivemos um TL1 ideal, mas pudemos alcançar a quilometragem no TL2. Perdemos muitas coisas que não pudemos testar no TL1. Precisei me adequar a pista, achar minhas referências de novo, o que consegui, e tivemos um TL2 produtivo. Nós cobrimos tudo o que foi planejado, então estamos preparados para amanhã. No fim, completamos um número decente de voltas para nossa análise do stint longo, e espero ter dados o suficiente para entender o que precisaremos na corrida. Sempre existem chances, então vamos fazer nosso melhor para aproveitá-las. Sabíamos que o nosso fim de semana seria comprometido com a punição, porém, estamos fazendo nosso trabalho e vamos ver o quão longe conseguiremos estar no grid no domingo"

Kevin Magnussen, 13°: “Não tão ruim, não tão bom. Acho que estamos mais ou menos onde esperávamos. Nós parecemos bons na simulação de corrida, ao menos na primeira parte, porque não fizemos muitas coisas na segunda. Alongamos nosso primeiro ciclo de voltas para aprender mais sobre os pneus macios. Parece ok, mas pode ser melhor. Precisamos seguir aprendendo sobre todas essas atualizações e analisar nossos dados, mas torço para que a gente possa focar na performance.”

Daniel Ricciardo, 14°: “Comecei muito bem hoje, mas o incidente no fim do primeiro treino resultou em uma pequena perda de tempo à tarde. Os mecânicos fizeram um trabalho muito bom ao consertar o carro tão rapidamente. Temos trabalho a fazer, mas não estamos num lugar ruim, com apenas algumas coisas a esclarecer. Acho que podemos melhorar em algumas áreas, então há mais por vir. Os pneus traseiros têm vida dura aqui e nós estamos descobrindo o equilíbrio certo. Não estou tão preocupado. Nico teve um ritmo decente e acho que vamos estar bem amanhã.”

Kimi Räikkönen, 15°: "O tempo de volta de sexta-feira não é relevante. O que importa é que o carro estava bom. Sábado deve chover,  então hoje não há importância em relação ao que faremos amanhã. Se vamos ao Q3? Nós descobriremos amanhã."

Kimi Räikkönen (Foto: Alfa Romeo)

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 16°: O dia de hoje foi bem bom, na verdade. Fui décimo no TL1 e aí no TL2 eu não consegui uma volta com os pneus macios. Tive alguns problemas, deixamos a altura do carro o mais baixo possível na traseira, mas isso me fez travar os pneus. Acho que foi um dia bem bom. O ritmo de corrida não pareceu bom e o carro me passou uma sensação ok. Testamos um pouco a aerodinâmica, mudando a asa dianteira e coisas assim. Estamos trabalhando em umas coisas que podemos fazer para amanhã, mas estamos positivamente surpresos.”

Carlos Sainz Jr, 17°: “Foi um dia desafiador. A verdade é que nós testamos algumas coisas no segundo treino que claramente não deram certo ou que não estavam no rumo certo. De qualquer forma, parece que vai ser um fim de semana bem desafiador para nós, desafiador porque, no terceiro setor, não conseguimos gerar qualquer aderência dos pneus ou qualquer outra coisa. No momento, no setor 3, que é o mais parecido com Singapura, não estamos encontrando a aderência, então temos algumas questões para resolver e algum trabalho a fazer nesta noite.”

Antonio Giovinazzi, 18°: "Cometi um erro na minha última volta com os pneus macios e isso comprometeu a simulação de volta de classificação. Mas o ritmo em relação ao combustível não me pareceu ruim. Amanhã provavelmente irá chover, então será tudo diferente. Mas, para o domingo, estamos na direção certa. Hoje foi importante termos feito algumas voltas no seco para saber o que podemos esperar da corrida. Amanhã tudo será diferente. Talvez também façamos o TL3 no molhado, e aí poderemos entender algo a mais em termos de classificação. Com a chuva será uma novidade para todos. Não andamos mal no seco, talvez possamos lutar pelo Q3. Veremos amanhã." 

George Russell, 19°: "Estava um pouco escorregadio, mas penso que foi assim com todo mundo. Não sou o maior fã do circuito, tem baixa aderência e com todas as áreas de escape, não é desafiador como outras pistas, mas é ok e foi como esperamos. Não fomos muito bem com os novos pneus do jeito que deveríamos, nossa melhor volta foi a terceira, melhor que ser a primeira, então temos margem para melhorar. Estamos lentos nas retas e esta pista tem uma bem complicada para começar, e isso não nos ajuda. Nossa performance hoje não foi boa quanto poderia, e poderíamos estar mais próximos do que os tempos sugerem"

Robert Kubica, 20°: "Sóchi é uma nova pista para mim, então sempre é legal experimentar novos desafios e diferentes traçados. Porém, hoje foi um dos dias mais difíceis no volante em termos de equilíbrio e aderência. É o tipo de pista que você precisa carregar muita velocidade e as curvas são curtas. Você precisa de uma boa estabilidade na entrada e confiança no carro, coisa que não temos ainda. Devemos olhar os dados e esperamos melhorar amanhã"

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP da Rússia de F1. Siga tudo aqui.


 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.