Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP da França, 8ª etapa da temporada 2018 da F1

Lewis Hamilton liderou as duas sessões de treinos livres que marcaram a volta do circuito de Paul Ricard à F1 nesta sexta-feira (24). Para o britânico, há um problema, porém, e ele tem nome: as listras desenhadas na pista. De resto, seus principais rivais analisaram os detalhes que mantiveram Ferrari e Red Bull atrás da Mercedes

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O circuito de Paul Ricard voltou à F1, após 10 anos, nesta sexta-feira (24), com as duas primeiras sessões de treinos livres para o GP da França do próximo domingo. E os pilotos tiveram muito o que comentar após a ida à pista – em especial, algo curioso: as listras azuis pintadas em torno da pista de Le Castellet.

Além disso, Lewis Hamilton pôde falar sobre sua liderança em ambas as sessões, enquanto Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel tentaram explicar e analisar a diferenças de suas Red Bull e Ferrari para a Mercedes.

Na parte de trás do grid, boas notícias para a Haas, que parece ter carro bom para a pista francesa, e mais uma dia de Fernando Alonso comentando sobre como é brigar para ser o "melhor do resto" por não  ter um carro digno de seu talento.

Confira as declarações dos pilotos:

Lewis Hamilton (Foto: AFP)

Lewis Hamilton, primeiro: Hamilton define Paul Ricard como lugar impressionante, mas reconhece que listras dificultam visão: “Difícil dizer onde está”

Daniel Ricciardo, segundo: Ricciardo vê Red Bull "inconstante" em retas longas e suspeita de problema na asa: "Um pouco pesada"

Max Verstappen, terceiro: Verstappen sai satisfeito do primeiro dia de testes em Paul Ricard. Que "não é o pior" dos circuitos

Kimi Räikkönen, quarto: Vettel admite que Paul Ricard “não é circuito muito animador” e que ficou sem extrair todo potencial da Ferrari

Sebastian Vettel (Foto: AFP)

Sebastian Vettel, quinto: Vettel admite que Paul Ricard “não é circuito muito animador” e que ficou sem extrair todo potencial da Ferrari

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, sexto: "Foi um dia muito positivo. Vi muitas bandeiras francesas e foi uma sensação especial pilotar em casa. O carro tem sido bem rápido, então estou muito feliz. Fizemos ótimas voltas. Temos algumas coisas em que podemos melhorar, mas foi um bom começo para toda a equipe. Vamos tentar manter as coisas como hoje. Espero que tenhamos um bom desempenho amanhã e lutaremos apenas atrás das três principais equipes."

Valtteri Bottas, sétimo: "Estou curtindo estar de volta à França para uma corrida. Estive apenas uma vez correndo aqui em categorias de base, então é legal ter um GP aqui. Gosto do circuito, mas é uma pista difícil e muito técnica, especialmente no fim da reta, passando pelas curvas 6 e 7. O primeiro treino foi bem decente para nós, mas o segundo treino foi um pouco complicado. Fiz apenas algumas voltas, então tivemos um vazamento de água, algo que nós estamos investigando. Infelizmente, isso significou que não consegui fazer muitos long runs. Nós estamos correndo com a nova especificação de motor hoje, o que parece bom, mas não rodamos no máximo da potência, então há mais para descobrir. Precisamos identificar a causa do vazamento de água, mas estamos confiantes de que vamos continuar correndo com o novo motor. Parece que fomos competitivos os dois treinos do dia, mas sabemos que a Ferrari segura um pouco a performance às sextas-feiras, então temos de esperar e ver o que amanhã e domingo vão fazer por nós.”

Fernando Alonso, oitavo: Treinos livres em Paul Ricard fazem Alonso esperar corrida “monótona” por performance semelhante dos pneus

Fernando Alonso (Foto: McLaren)

Kevin Magnussen, nono: "Foi um dia ok. O carro parece competitivo aqui, então isso é positivo, mas temos alguns problemas com pneus. É sempre a principal coisa na qual se focar. Vamos observar isso durante a noite. É uma pista legal, muitas áreas de alta velocidade e boas áreas de frenagem. É divertida. Vamos ver amanhã, ver como as coisas evoluem. Pessoas melhoram, você nunca sabe onde está, mas queremos marcar pontos neste final de semana, então precisamos de uma boa classificação."

Pierre Gasly, 10°: “É uma sensação incrível correr na França. Tivemos um começo de fim de semana muito positivo, terminando em oitavo no primeiro treino e em décimo no segundo, então estamos razoavelmente rápidos. Acho que ainda temos performance para encontrar e precisamos manter nosso trabalho amanhã. As condições eram um pouco difíceis hoje cedo, com os ventos fortes durante as sessões dificultando o acerto do carro. Acho que temos o balanço certo agora e tomara que dê para conseguir um bom resultado na classificação.”

Nico Hülkenberg, 11°: "A chave é o equilíbrio. Para fazer uma votla rápida, o equilíbrio tem que estar certo, mas é claro que algumas curvas exigem muito dos pneus. Fizemos isso hoje, mas antes dos problemas aparecerem. Temos que melhorar. Perdemos muito tempo no setor final. Faltou equilíbrio e você precisa dele nessa área. E hoje ele não foi encontrado. Parece que a Haas tem sido muito rápida com pouco combustível. Não foi nossa melhor sexta-feira e ainda há espaço para melhorias. Vamos fazer a lição de casa para encontrá-las."

Carlos Sainz Jr., 12°: "Um dia intenso e difícil. Na primeira sessão tive um carro equilibrado, mas na segunda mudou tudo e foi como começar do zero. Ao final do TL2 fiquei um pouco mais feliz. Gouve menos degradação dos pneus do que se esperava, algo que pode fazer a corrida um pouco mais chata, mas por outro lado ultrapassei dois carros durante a reta mais longa, o que pode indicar que estamos bem.  Em todo caso, é um circuito difícil quando bate o vento e existem curvas realmente difíceis. Equipes com McLaren e Haas, como vimos em Barcelona, são mais rápidas no momento, mas aos dábados costumamos ter um pouco a mais. Se amanhã a temperatura baixar e também o vento, nosso carro pode ser ajudado e podemos apertá-los. Vai ser difícil ir ao Q3. Em Barcelona passamos com um milagre e este circuit é parecido."

Stoffel Vandoorne, 13°: "Sinceramente, o primeiro dia foi de variações em Paul Ricard. O vento complicou tudo, não fomos competitivos no TL1. Me senti melhor com o carro pela tarde, a direção do vento mudou e as coisas correram de forma melhor. A degradação dos pneus também parecia boa, a pista evoluiu durante o TL2, o que tem a ver com as temperaturas e algo que fez os carros deixarem um pouco de detritos na pista. É algo que acredito que continuaremos a ver durante o final de semana. Bom, neste final de semana queremos evoluir com o carro. As últimas corridas foram complicadas para nós, assim que espero que possamos melhorar este final de semana."

Charles Leclerc, 14°: "Foi um dia interessante para nós. Ter o circuito de Paul Ricard de volta à F1 depois de tanto tempo torna difícil para todas as equipes dominarem a pista. As duas sessões foram boas para mim. O vento teve papel importante na parte de como ele afetava oequilíbrio do carro. Agora temos os dados e vamos trabalhar duro para encontrar a forma de melhorar nosso rendimento para o resto do final de semana. Será importante juntar tudo para a terceira sessão livre pela manhã e fazer uma classificação satisfatória. Gostei do treino e quero voltar à pista logo."

Brendon Hartley (Foto: Beto Issa)

Brendon Hartley, 15°: “O fim desse dia de treinos aqui em Paul Ricard foi decepcionante porque algo aconteceu com a unidade de potência nos últimos minutos do TL2. Ainda não sei os detalhes, mas isso interrompeu nossa sessão. Agora a equipe precisa investigar e entender exatamente o motivo do problema. Mas foi um dia relativamente tranquilo. O ritmo foi bom nos dois carros e o Pierre conseguiu voltas competitivas com os pneus mais macios no TL2. A gente definitivamente tem potencial no carro.”

Esteban Ocon, 16°: "Pilotar um F1 em casa é muito especial. Queria há muito tempo que chegasse esse momento e aproveitei muito as primeiras voltas. Por azar hoje não foi um bom dia para nós. Perdi 20 minutos na sessão porque tive um problema em meus pneus. No TL2 tivemos que entender o que ocorreu com o carro de Sergio (Pérez) e não pude ir para a pista. Há muito o que fazer mas estou feliz com o carro. Na pista devemos conseguir todas as voltas possíveis e hoje sofremos. Temos que recuperar o tempo perdido amanhã."

Lance Stroll, 17°: “Foi apenas mais uma sexta-feira, mas as condições da pista mudaram muito entre os treinos. Veremos tudo o que fizemos agora e tentaremos desvendar alguns problemas e ver o que podemos fazer para amanhã. Nós tínhamos as coisas de sempre para fazer e tentar para achar mais tempo de volta, mas o desempenho do carro estava mais ou menos como o esperado. Estamos onde estamos, e irei pilotar o mais veloz que posso. Tudo pode acontecer, e talvez a chuva apareça."

Sergey Sirotkin, 18°: “Foi um dia longo e difícil. Eu previ que seria assim. Ainda assim conseguimos colher alguns dados interessantes. Colocando tudo junto, podemos esperar algum progresso para amanhã, mas ao mesmo tempo precisamos ser realistas que isso não vai nos dar um grande avanço de desempenho. Amanhã será difícil, mas é assim que é."

Sergey Sirotkin (Foto: Williams)

Sergio Pérez, 19°: "Não foi uma sexta fácil para nós, por azar perdemos muito tempo na parte da tarde com o problema que tive em meu carro. Perdemos tempo pela manhã também, então falta informação para a corrida, especialmente em relação aos pneus. Apesar disso, gostei do circuito. Não estava otimista, até que hoje conduzi ali pela primeira vez e gostei. O vento será um problema, porque hoje ele mudou durante as sessões e demorou para que nos acostumássemos. Tive alguns sustos com os pneus mais macios, mas não fui o único. É difícil dizer onde estamos, mas nosso objetivo para amanhã, definitivamente, é lutar pela sermos os melhores do resto."

Marcus Ericsson, 20°: "O vento tem sido muito prejudicial hoje, mas até minha batida eu me senti realmente confortável com o carro e estava bastante feliz. É desapontador acabar o dia desta maneira após um começo promissor. Na batida, perdi meu retrovisor do lado direito, e foi aí que o fogo começou. Olhei no retrovisor esquerdo e não vi nada, então continuei a levar o carro de um jeito tranquilo, e de repente vi o fogo. Eu entrei na curva como em qualquer outra volta. Não estava mais rápido ou fazendo qualquer coisa diferente. Apenas perdi a traseira completamente. É uma daquelas batidas em que você não acha explicação. Analisamos muito depois e não vimos nada de diferente naquela volta em relação às outras. Naquela volta eu tive menos vento batendo de frente, então tive menos downforce. Se isso é o suficiente para que eu perca o controle do carro, e não acho que seja, é muito estranho."

HISTÓRIA ESCRITA SEM BRILHO

REGULAMENTO TIRA BRILHO DE VITÓRIA DA TOYOTA EM LE MANS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.